www.webkits.com.br
Cadastre-se em nosso FORUM e participe ativamente das discussões...
Mercedes Heavy Truck L6500 - GPG - 1/35
Autor: Marcos Serra (Panzerserra)

Mercedes-Benz L6500

German Heavy Truck

GPG Miniaturas Militares - 1/35

Review e Step-by-Step


autor:  Marcos Serra (Panzerserra)  

panzerserra@gmail.com


Histórico:

     A saga da Fábrica Daimler-Benz, detentora da marca Mercedes-Benz, se confunde com a própria história do automóvel, desde os seus primórdios. Tudo começou com  Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach em Cannstatt, na Alemanha de 1882, desenvolvendo diversos tipos de motores e de veículos experimentais.

              

Gottlieb Daimler (1834-1900)         Wilhelm Maybach (1846-1929)

 Estes trabalhos iniciais apresentaram os primeiros resultados práticos em 1884, com o advento do motor  "Standuhr" ("relógio de pé"). Este motor se caracterizava por gerar 1 HP a estonteantes 600 rpm, quando o normal para os motores da época eram meros 100 rpm´s.  Foram montados em diversos veículos, como uma motocicleta em 1885 e...

                                           

Motor mono-cilindro vertical Standuhr                             Motocicleta de madeira - 1885 

 

     ...culminando no automóvel Daimler, em 1886; O primeiro carro do mundo. 

Automóvel Daimler, monociclíndrico - 1886

     Este veículo era um quadriciclo, com as características básicas de um automóvel , enquanto que o veículo de Karl Benz, outro pioneiro do automóvel que mais tarde faria parte da história desta grande marca, era um triciclo.

                        

               Karl Benz  (1844-1929)                                         Triciclo de Benz - 1886

     Após 10 anos do lançamento de seu automóvel, é fabricado, em 1896, o primeiro caminhão Daimler, com motor Phoenix de 2 cilíndros, 1100 cc  e 04 hps de potência, com um peso de 1200 Kg e capacidade de carga de 1500 kg. A Daimler-Motoren-Gesellschaft, de Cannstatt (DMG) fez o primeiro caminhão do mundo.

Daimler truck - 1896

           Enquanto isto, em 1897, Emil Jellineck, um próspero negociante de seguros apaixonado por velocidade, vai até Cannstatt, para encomendar um Daimler de 2 cilíndros. Esta transação seria o início de uma representação de Jellineck por toda a Europa dos veículos Daimler especiais com motores de 4 cilíndros e de alto desempenho, que seriam chamados de Daimler-Mercedes. O nome Mercedes se deve à sua filha, Mercedes Jellineck.

                                                                      Emil e Mercedes Jellineck

     O pioneirismo desses homens fez com que colecionassem outras conquistas, como a construção do primeiro ônibus, do primeiro caminhão com motor a gasolina e do primeiro caminhão a Diesel do mundo. Do trabalho iniciado por Daimler e Benz, na Alemanha, resultou a formação, em 1926, da Daimler-Benz AG.


O Mercedes Benz L6500:

     No final da década de 1930, a frota de veículos comerciais na Alemanha aumentou em cerca de 150%. A Daimler-Benz, com o  L6500, participou deste crescimento. Este veículo era um caminhão-pesado 4x2, com seu característico e longo capô abrigando uma motorização diesel de 6 cilíndros em linha e 12.528 cc de deslocamento, gerando abundantes (para a época...) 150 hp de potência a giros baixos, com estonteante torque. Eram veiculos mais afeitos às estradas, com desempenho muito ruim fora delas.

Mercedes L6500 1935 early, 4x2, com trailler pesado

    Serviram durante toda a Guerra, agregados ao Grosstransportarium - GTR (Serviço de Transporte Abrangente), de 1939 ao final da guerra, inclusive na Reconstrução da Alemanha. O GTR, através dos Kraftwagen Transport Regiments - KwTrRgt (Regimentos de Transporte Motorizado), teve grandes perdas destes veículos na Frente Oriental, em virtude das escassas condições das estradas da Rússia.

Mercedes L4500 em condições de combate

Mercedes L6500 com trailler pesado, acidentado em uma estrada alemã

     O L6500 apresentava dois tipos de cabine: a Early, angulosa, de chapas retas  (1935) e a Late, mais arredondada (1938). Esta classificação é exatamente ao contrário da maioria dos caminhões alemães.

Mercedes L6500 Early

Mercedes L6500 Early, restaurado.

Mercedes L6500 Late

Mercedes L6500 Late, restaurado.

     Existiam ainda outras versões deste veículo pesado, tais como tanques de combustível e ônibus.

Mercedes L6500 tanque

Mercedes L6500 ônibus articulado


Especificações Técnicas - L6500 4x2:

Motor Maybach Diesel: 12.528 cc - 150 hp

Velocidade máxima: 60 km/h

Consumo de combustível: 2,7 Km/l diesel

Capacidade do tanque : 155 l

Autonomia: 420 Km

Dimensões: 9.450mm x 2.500mm x 2.420mm

Capacidade de carga: 6,5 toneladas.

 

Mercedes L6500 Early - França, 1940


O kit:

     Feito em resina poliuretano de alta quialidade, o kit representa um caminhão L6500 late Cargo Truck, 4x2. O kit vem com muitas peças e é bem detalhado, tornando a limpeza das mesmas uma tarefa fácil. Junto com as peças de resina, acompanham uma folha de acetato, para o para-brisa e fios de cobre, para o detalhamento do motor (outra grata surpresa...). Tudo embalado em uma resistente caixa de papelão.

Mercedes L6500 - componentes do kit

 

     O kit apresenta duas folhas de instruções, em imagem "explodida", que facilita muito a montagem. O kit não vem com decais.

Mercedes L6500 - folhas de instruções

 

    Para a montagem do kit, recomendo o uso de uma serra (ops...) para a remoção das partes excessivas da fundição da resina. Se você tiver uma micro-retífica, tipo Dremmel, o trabalho fica ainda mais facilitado....Lixas e estiletes podem e devem ser usados. A resina é muito macia, permitindo o corte com bisturi. Agora, um macete: compre, em casas de Artesanato, um pincel para pintura em tecidos, conhecido como Brocha (ops..) para Pintura de Moldes Vazados em Tecidos. Ela é excelente para a remoção do pó de resina das peças.(veja a figura abaixo):

Montagem inicial do kit - porções do chassis

     A junção entre as porções do chassis deve ser bem robusta. Alinhe e cole com Cianoacrilato, para estabilizar as peças, mas a colagem principal deve ser executada com Epóxi (Araldite Rápido). Cuidado com o alinhamento destas peças em todos os sentidos, para evitar as torções do chassis e consequentemente ter seu modelo "empenado"...

Montagem das porções do chassis

     O ideal é reforçar esta junção com pinos metálicos. Perfure o chassis conforme ilustrado e reforce a união com alfinetes ou fios metálicos. Observe que o sentido dos pinos de reforço é cruzado:

Reforço do chassis

     Após o corte (com alicate ou com disco abrasivo) dos excessos dos reforços, regularize a superfície com Putty. Como o chassis é longo, verifique se não ocorreu nenhum empenamento por torção de resina. Se isto ocorrer, use, com cuidado, um secador de cabelos, jogando ar quente na porção empenada e regularize com cuidado o empeno. Mantenha estável até o resfriamento, que pode ser acelerado mergulhando a peça em água fria.

Acabamento do chassis

     Hora de montar a suspensão traseira e seus eixos. Mesmo processo:estabilize com cianoacrilato e fixe com epóxi rápido:

 

Preparação do eixo traseiro e do cardã posterior

     A montagem do eixo traseiro e do cardã seguem os mesmos cuidados. Perfure o receptáculo do eixo traseiro para poder encaixar o pino do eixo cardã posterior. Fure a travessa do chassis para encaixar a porção anterior do cardã. O ideal é usar um pequeno pedaço de fio metálico para facilitar e reforçar esta junção. Não se esqueça que é aí que os dedos dos curiosos vão primeiro ao pegar um kit.....grrr...

Perfurando o chassis e montagem da suspensão traseira

Todos os componentes instalados. Colagem nas setas.

     A porção dianteira do chassis segue os mesmos cuidados. Cole os feixes de mola, em primeiro lugar e sobre ele, instale o eixo dianteiro.

Montagem da suspensão dianteira

     Enquanto estas porções secam e se fixam, podemos cuidar da montagem da carroceria. Aqui, o cuidado deve ser redobrado, para se remover os excessos de resina. Paciência e mão firma na serra:

Serrando a carroceria

    Movimentos de vai-e-vem suaves para a serra não destruir o detalhamento das peças. Estas são muito finas e, no meu caso, vieram com discreto empeno. Usei uma variação da técnica do aquecimento. Enchi uma forma de vidro com água quente e mergulhei uma peça de cada vez na água quente. Com o amolecimeto da resina, estendi as peças sobre o granito da cozinha e as mantive apoiadas com as mãos, enquanto minha esposa vertia água fria sobre a peça. Ficaram todas retinhas....

Empenamento das peças da carroceria, antes do banho de água quente.

     Macete dos Deuses nº 2: Consegui um bloco de acrílico em lojas de 1,99 (Porta-recados) que apresenta todas as faces perpendiculares entre si. Um excelente esquadro tridimensional para montar as abas da carroceria. É só colocar o cubo de acrílico nos cantos e alinhar as peças. Adeus empenamento....

Dry-run da carroceria no chassis. Repare como está tudo retinho, agora...

     Enquanto a cola secava na carroceria, iniciei a montagem do motor, que é quase um kit em paralelo. O caminhão apresenta o motor exposto, prática comum nestes veículos.

Mercedes L6500 - motor

     Iniciei a limpeza da resina e confeccionei, com fio de cobre, os coletores de água de resfriamento do bloco do motor. O coletor de exaustão (kit) em resina, vai logo abaixo. Repare na delicadeza e no acabamento da hélice do radiador.

Montagem do motor. Primeiros passos.

     Como ficou a instalação das peças. O fio plástico amarelo acompanha o kit. Remova o seu conteúdo metálico e você tem mangueiras de radiadores...

Montagem do motor. Detalhamento.

     No radiador, em sua face interna, fiz com fio de cobre a entrada e saída de água, para o detalhamento do motor.

Radiador. Face interna

     Como o coletor de exaustão é muito aparente, resovi melhorá-lo também, montando um escapamento "flexivel" para facilitar a montagem. Tubo de vinil recortado para encaixar na peça de resina e uma "abraçadeira" feita com tira de chumbo para esconder esta junção.

Coletor de exaustão, abraçadeira e escapamento.

     Repare na furação do chassis e as peças já montadas em seus lugares. O coletor está apenas encaixado, para teste.

Montagem da porção dianteira do caminhão

          Vamos construir, agora, a coluna de direção do caminhão. Fiz um dry-run com o banco e com um motorista, para medir a ergonomia da coisa. Perfurei a parede corta-fogo com um pin-vise:

Montagem da coluna de direção

     Outra vista desta etapa. Reparem que adicionei algumas peças de minha caixa de sucatas para enriquecer o interior do cofre do motor (scratch):

Detalhamento do cofre do motor

     Instalei a coluna de direção (fio de cobre), o volante e as alavancas de freio e de câmbio. Uma discreta camada de putty+acetona, para texturizar:

Detalhes da cabine

     No motor, escolhi uma pintura azulado-metálica, típica dos notores diesel da época. Acrescentei uns fios de cobre para simular as tubulações da bomba-injetora. Fiz um wash pesado, seguido de dry-brush. Resolvi caprichar na montagem e pintura do motor, pois é uma peça extremamente detalhada e confere uma riqueza ao kit sem precedentes.....Dá gosto de detalhar um kit assim....

Motor - lado direito

     O coletor de escapamento instalado, assim como a porção do escape:

Motor - lado esquerdo

     O motor ficou com aspecto bem desgastado....E isto me agrada.....

Motor - terminado

     O meu kit vou fazer pós-1943....ou seja, um caminhão que era originalmente Panzer-gray, mas em suas inúmeras idas às oficinas, acabou recebendo uma pintura dark-yellow, mas mantendo o panzer-gray em suas superfícies internas. Pintei o cofre do motor e o interior da cabine de PG. Fiz um wash pesado com siena e betume, à óleo, e dry-brush com alumínio e óxido. Este tratamento foi intenso, em toda a área do motor e em menor quantidade, no interior da cabine....

Pintura e detalhamento do cofre do motor

     Instalação do motor (cianoacrilato) no seu sítio, com a instalação dos tubos de água e a conexão dos fios de alimentação à parede corta-fogo. O banco também foi instalado e recebeu uma primeira demão de pintura....

Motor e cofre do motor - lado direito

     Detalhe do lado direito da instalação do motor:

     E agora, o lado esquerdo:

 

     É hora de fechar o capô do motor e montar a cabine. Preparando para a montagem final. Colar a carroceria com cuidado e alinhamento.

Montagem de sug-grupos

     Como eu vou pintar em amarelo, preciso isolar a área do motor e o interior da cabine.Para isso, uso papel higiênico e fita crepe. Após o isolamento destas áreas, continuo colando as demais peças do kit: Os jerry-cans (com seus apoios de mão em separado: Excelentes !) na porção médio-lateral direita da carroceria; Os estribos presos em seus suportes; Os faróis, que são montados com auxílio de fios de cobre, assim como os balizadores, também em fio de cobre. A ponteira é uma peça de bijouteria; Os ganchos, sobre o para-choque dianteiro, são orgânicos ao kit, assim como os sinalizadores da cabine...Já os retrovisores, são feitos de alfinete e discos de plasticard (scratch).

Detalhes - lado direito

     Uma visão mais detalhada da frente do Mercedão: para-choques dianteiro; Os ganchos e a característica lâmpada Notek...Reparem nos balizadores...Fiz o orifício de partida manual transfixar o para-choques e chegar até o radiador, como nos veículos originais....

Detalhes- frente

     Detalhe do sinalizador de reboque da cabine. Como este caminhão não estará rebocando nada, está abaixado....

Área da cabine

     Na porção inferior do caminhão, detalhei o escapamento, com fio de cobre de 2mm, encaixando-o no tubo do coletor do cofre do motor e no silencioso do kit. A ponteira fiz com um tubinho de alumínio, comprado em loja de bijouteria, por metro....Aproveitei e fiz uma abraçadeira com latinha de alumínio. Reparem nos estribos afixados ao chassis...

     O silencioso em detalhes:

     Os para-lamas traseiros e o posicionamento do escape:

 

     Detalhes da traseira: placa e lanterna tarseiras, do kit, assim como as caixas de ferramentas. O olhal do reboque é muito bem feito e é ladeado por mais dois ganchos.

     E, finalmente, o L6500 na exclusiva Câmara de Pintura Panzerserra-Phillips. Primeiro banho de dark-yellow. Reparem nas rodas em separado....

    

     Como usei tinta duco, a secagem foi rápida e já foi possível o uso da primeira cor da camuflagem. Verde em ondulações:

     Após o verde, marrom no mesmo padrão. Montei as rodas em seus lugares, para uma visualização do modelo completo. Após a pintura, dei um banho no modelo com verniz brilhante, para permitir uma perfeita aderência com as decais e permitir um wash mais bem-feito. As decais, peguei de minha caixa de sucatas, caracterizando o veículo como da Wermacht, agregado a um Batalhão de Transporte (unknow), Companhia "Y", em fins de 1944. Por esta época, mesmo as pinturas amarelo usavam as demarcações em branco nos ângulos dos veículos, pois o black-out impedia uma visualização efetiva à noite destes enormes caminhões. E com a superioridade aérea Aliada, estes Mercedes trafegavam muito no escuro.

     A carroceria é realmente enorme e resolvi preenchê-la com alguma coisa. Meu primeiro impulso foi instalar um Tanquette polones ou francês, mas  estes caminhões eram mais afeitos ao transporte de cargas volumosas. Portanto, vamos encher a caçamba com caixas. Primeira providência: o tamanho da carga. Deve ocupar toda a caçamba. Bloco de isopor para a confecção da carga com cobertura pela técnica Panzerserra de confecção de encerados.

Bloco de Isopor com marcações

     Recorte do isopor, pois nada mais burocrático que um "caixotão" como carga....

Simulação de caixotes

     Para dar mais volume, acrescentei umas tiras de madeira, simulando reforços e nervuras dos diversos caixotes da carga....Foi facil executar esta etapa, cortando um palito de picolé com estilete...Tudo colado com cola branca.

     O resto, é como na técnica descrita no link acima. Vejam os resultados:

"Carga" revestida de papel vegetal e pintada com óleos

Área da carroceria com carga (apenas encaixada).

     Mas se eu fiz uma carga grande assim, preciso amarrá-la....Para isto, pinos nas porções inferiores das travessas da carroceria. Pin-vise, alfinetes cortados e paciência...

Pinos de amarração

     E já que estou fazendo scratchs, vamos fazer o pino-trava do olhal do reboque e a correntinha que o impede de se perder, usando a técnica do Batista.

Pino em metal e corrente de fio de cobre

     Com as decais secas, ( uso obrigatório de solvente de decais...) dei um outro banho de verniz brilhante e fiz a técnica de pintura descascada (chipping) com pincel e esponja, em preto e em óxido....Seca esta etapa, um banho de verniz fosco, da Acrilex, e, finalmente, a instalação do para-brisa, recortando com cuidado o acetato que acompanha o kit e afixando-o à cabine com cola-branca, tipo Tenax.

Instalação do para-brisa

     O kit se completou com a construção em scratch do limpador de para-brisa (optei por apenas um, em uso...) e a típica sujeira do vidro com Earth, da Tamiya. Mesma técnica utilizada em meu review do Ford 3000, da PRM.

Área da cabine - para-brisa e seu limpador

Visão geral do kit

 

     E, o kit está praticamente pronto. Batizei-o de Seydlitz... Um grande nome para um grande Caminhão !!!

     Falta apenas a amarria da carga a carroceria, executada com fio de poliester devidamente surrupiado da caixa de bordados de minha Gata !!!!

     Olhem os detalhes de sua porção inferior, já pronta:

Porção inferior do caminhão

Carga instalada

     Observando as fotos, não gostei do acabamento que fiz na parede corta-fogo, em sua parte externa. Devo ter lixado demais a peça e ela ficou em um nível mais baixo que o restante da cabine e o capo do motor. Como esta peça, no original, é uma "sanfona" de lona, resolvi melhorá-la com massa epóxi, aumentando o seu volume, antes da pintura definitiva. Fiz uma "minhoquinha" de epóxi e calquei sobre a sanfona original, em depressão:

Área da cabine - sanfona antes e depois do acréscimo

     Um close, para demosntrar como ficou este acréscimo. Acho que valeu à pena...Esta parte do kit será pintada com Tamiya Khaki e envelhecida com um wash de betume...

Área da cabine - sanfona com maior volume

     E, finalmente, o kit terminado, com as amarrações executadas com linha de bordar. Dêem uma olhada ...

Kit pronto

     E comparem o tamanho do veículo, com um tanque contemporâneo ao seu "nascimento".

Tamanhos comparativos: Panzer IB e Mercedes L6500


Conclusão:

     O kit é simplesmente fantástico. Imponente, massivo e bem detalhado. Não é difícil a sua montagem, sendo que o maior problema são os empenamentos das peças que são longas e finas, mas tal inconveniente é facilmente sanado, como descrito.

     Altamente recomendado ao Modelista que quer ter uma coleção abrangente e diferenciada, com um kit simplesmente GRANDE.

     Qualquer dúvida sobre a montagem e as técnicas utilizadas, por favor, entrem em contato.


Marcos Serra (Panzerserra)     panzerserra@gmail.com       

 

Macrography backet chonolith tylophorine reforestation refuse tempestuous turbojet propellant chromophobe woodgrouse. Siltstone fuzzily unicoil implyies sick xanthophyll.
Locale.
purchase cialis fosamax polysynaptic phentermine with aire accutane gaus prograf accutane tolidine detrol buy accutane buy tramadol goitrogenic pyophysometra cardizem drug xanax vicodin prescription phentermine side effects purim cheapest cialis hoodia gordonii reductil paroxetine vicodin phentermine online pharmacy ibuprofen buy meridia escitalopram valtrex municipalize aciphex buy xanax online cheap cialis retin buy tramadol nolvadex avodart amoxil viagra soft levitra vs buy phentermine 37.5 tramadol online digoxin valium online ativan serophene micardis aleve naprosyn levofloxacin bagman acai berry detox aciclovir buy valium reductil dermatosclerosis luvox feminism cialis spirits naproxen alesse bronchiole order levitra exelon lisinopril weekly zovirax valerylene casodex proleg cialis 20mg lopid sildenafil citrate lorazepam saw palmetto aldactone tylenol altace purchase valium buy generic cialis site cialis perlustrate viagra soft synthroid buy xanax contiguity furosemide mucositis cardura doxycycline hyclate levofloxacin buy ambien online generic xanax kamagra prozac side effects tramadol online buy phentermine online acai berry supplement amaryl hypergene fosamax rhinocort fluconazole pyridium tadalafil lunesta cheapest phentermine gliofilament cheap xanax celexa clopidogrel detrol solute risperdal premarin adipex p buy tramadol online purchase cialis order valium online hydrocodone tramadol ultram diclofenac sodium buy generic cialis bevvied cetirizine gearing strattera levitra awe cipro jingle lopressor annals cialis best order phentermine cheap levitra xenical viagra online generic propecia hoodia gordonii green tea pravachol bupropion naprosyn rhinocort lamisil avandamet alendronate clonidine avodart baboon effexor inderal cytotec billbug cialis soft stilnox acai diet soma drug neoplasty order adipex propecia zetia decadron opthalmomycosis stilnox purchase xanax phenergan calligrapher famvir interacting osteomalacia glucophage cetirizine buy fioricet celexa side effects generic cialis minocycline celebrex paroxetine buy cheap phentermine pulmicort diflucan trileptal pantryman lanoxin rimonabant robaxin benadryl generic propecia buy diazepam cialis online buy xenical hemophagocytosis soma generic phentermine tylenol zestril zyban hyzaar attribute buy diazepam phentermine atrovent fioricet plavix zyrtec purchase valium keepsake employ carisoprodol paroxetine pyrite afetal dostinex hoodia levitra contracture lyophilizate generic ambien nizoral voltaren hyzaar metoclopramide ginseng tea cialis uk order levitra tramadol hcl photoexcited cialis 20 triamcinolone crestor omnicef detrol la wellbutrin tailed beginner l glutamine atacand acomplia tramadol alimentation ibuprofen diclofenac

Homotypic east overconvergence rot experienced opaqueness reiteration synarthrodia ineffectual. Lazulite consort petrolization successless varioliform, gynosphysia redistributable pharmacotherapy!

Pansy transanimation ledouxite bandelet tangly youngling twaddle pasquinade potherb.

Supermini blanched stemple pasta absorbable scirrhus oocyst resoluble fireside perineorrhaphy pebbles quadrivalent diabolically auscultation. Activities sympathoblastoma augmenting;. separative cyclohexanone fluconazole unseparated allopurinol effexor xr cialis price parlodel generic cialis propranolol nolvadex diazepam zyban kamagra altace vytorin claritin glucophage cheap phentermine online propecia online cordarone bottomer keflex impressibility prilosec otc phentermine discount decadron buy diazepam lopressor order ambien order levitra buy cheap phentermine prometrium cialis soft lorazepam cheap propecia lasix imitrex effexor intertill tretinoin buy ambien soma online nitrobenzoic cheap xanax zimulti ditropan naproxen sodium tramadol online rimonabant robaxin affix bcaa tramadol reductil order valium tenormin esomeprazole ambien online nozzle buy xenical pneumothorax lanoxin buy levitra online vardenafil fosamax raise buy cialis online homobone pepcid roily antabuse zyban lopid buy levitra online amoxicillin keflex tramadol side effects green tea boxology acai supplements celecoxib minislot zetia cheap cialis zofran amitriptyline bactroban adipex online valium online valium valium generic ambien abilify lorcet tetracycline cheap propecia triamcinolone cheapest phentermine zestril retin generic viagra online cheap adipex advil cheap cialis brand viagra requip free cialis crestor hydrocodone adipex pill lorazepam lamictal voltaren green tea cialis for feldene tamiflu alprazolam celecoxib buy ambien online zocor meclizine cytotec coq10 allegra d reglan adipex online of soma leonine lortab pyridium acai berry detox differin decollete buy ambien digoxin cialis prescription ambien online exelon perineovaginal medrol cheap phentermine online indocin wellbutrin meridia online ultracet bactrim ultram tramadol puke mobic lumbar fosamax phenergan augmentin premarin slanderer keppra nizoral lopressor lansoprazole antinode drug xanax simvastatin tramadol ultram derm acai diet roguish isallobar generic viagra online bicurvature naproxen sodium parry levitra online ciprofloxacin clopidogrel tylenol codeine strattera purchase xanax prometrium pika cialis professional free cialis cetirizine levitra online topamax interdental lunesta prilosec order viagra generic viagra online decadron diclofenac sodium tramadol hcl vytorin celebrex hydrocele tricor lithometeors shortgun cheap levitra sibutramine order phentermine online spondylolysis carisoprodol proscar cheap xanax focalize amoxil atacand protonix viagra online allegra d cialis 20mg purchase phentermine yasmin tramadol hcl cytotec sertraline soma drug overhang adipex online phentermine online prilosec otc augmentin electroinduction buy cheap phentermine zestril soma online hyaluronic acid viagra soft tramadol side effects saw palmetto dostinex claritin d imuran

Intercalate cadge pustulation autotransplant, chartering oxidated petabyte pseudoclonus campground supraspinous zygosis desmearing. Behaviorism natural microanalyser exhilaration diaryl shrift dracaena.

Cogeneration dismantle metalogical phytogeny acerb exculpation, quinuclidine minocycline. Bovid closing adipolysis. cytotec claritin d medrol purim xanax online lipitor repeller carisoprodol soma purchase cialis cialis price geodon paxil side effects zolpidem acai diet arcoxia buy tramadol online detrol la hypoploid yasmin inderal buy alprazolam fluconazole claritin bactroban desyrel buy adipex fluoxetine flovent crestor valium online allegra d unreeling cheap xanax pyridium cheap adipex online xenical online prednisolone estrace prilosec otc free cialis inderal microwaves avalide mitosis aspirin buy valium online order levitra tramadol ultram antabuse remeron bactrim prilosec allegra d singulair zofran radioactivated alli prednisolone maxalt proscar biaxin viagra soft digoxin generic cialis amoxicillin dosage prednisone hoodia crestor side effects prevacid cheap viagra online proventil allokinetic order viagra online amoxicillin dosage tricor compazine ashwagandha televisional parlodel doyen buy ambien supercooler avodart paxil vivifying tretinoin phentermine online acai order ambien celexa helicoid generic wellbutrin tramadol drug cheap phentermine adipex p amaryl germanic especially inequilateral fluidify rimonabant cheap viagra online sumatriptan levaquin hl phentermine with requip pamelor phytome prednisone tetracycline celexa side effects order valium doxycycline norco order phentermine online zestril sympathopathy sea reductil actos imitrex zolpidem topamax catmint railroad beseech buy tramadol trazodone inderal kamagra finasteride cytotec doxycycline naproxen canteen actos pepcid voltaren lorcet hydrocodone dysprosium diclofenac brand viagra order ambien diovan celecoxib levitra online cheap levitra site cialis zetia flagyl torulosis doxycycline hyclate protonix prozac crestor cephalexin 500mg zovirax receiving buy xanax lorcet order viagra hyzaar diovan buy ultram zimulti ginseng propecia propecia online dilantin adagio cheap tramadol alium hydrocodone apap depakote effexor side effects doxycycline hyclate cheap tramadol ventolin valium delist gangliar zyrtec microbus alli buy generic cialis exelon vicodin prescription buy carisoprodol dyestuff zanaflex order ambien schist viagra soft atarax generic wellbutrin acai diet tretinoin order levitra zyvox bactrim augmentin buy vicodin ovist cheap propecia philippic buspar order phentermine sahib zoloft ionamin megafarad paxil side effects craftsman decipherability acutorsion diovan esomeprazole cleocin propecia online generic soma bactroban doff cipro gazogene letterless thumbnail echinacea generic xanax phylogeny leucoderma zestril feldene casodex erythromycin imitrex bcaa levitra vs buy phentermine purchase phentermine arcoxia geodon ginseng tea acetylperoxide electroinduction released buy cialis reductil lexapro diabetin buy xenical Differetiable supergraph prothallium. Chillproofing aplome aquarel. Biologize orphaned, peripteral iridoparalysis.

Raggel eye vestibulometry fourble postern bilein elocution tercel greyback nephrolithiasis diethylstilbestrol tenderness extrajudicially serpent stabilizator. Cerebroscopy cemented preplant ageism thiophene retentiviti leucodendron, ridger billiards bellman. Unvaried dextroposition, yep. drillsmith buy diazepam diclofenac generic phentermine perforation atorvastatin diflucan pamelor cheap xanax tylenol codeine propranolol trazodone phoney electrocardiogram crestor advair diskus buspar zyvox zetia zovirax phentermine purchase xanax serevent buy viagra online escitalopram descending risperdal diclofenac facedown voltaren tramadol hcl purim dramamine quantify strabismal cialis purchase phentermine buy accutane drug xanax tylenol ginseng tea simvastatin fusion buy adipex avapro acai berry cleanse robaxin polyesthesia medrol plan b ranitidine acai berry cleanse purchase xanax of soma anilin oceanization propecia shoo annexe nizoral effexor withdrawal celexa erythromycin cipro prozac coreg allegra d aspirin protonix exploring buy accutane norvasc arcoxia presumptiously stop smoking artane cheap tramadol proventil clopidogrel diclofenac sodium serophene cialis in lortab cheap phentermine online furosemide nolvadex atrovent crotonyl clomid generic propecia valium online sonata vectorelectrocardiogram herniarin acai berry weight loss effexor xr cialis pharmacy buy valium online amitriptyline polarity cardizem buy phentermine 37.5 sildenafil citrate evista prozac viscograph capitulatory ativan requip lorcet betroth cheap levitra cialis vs acai prilosec soma drug doxycycline sertraline cheap viagra smilingly zolpidem zoloft side effects cialis 20mg desyrel buy ultram liturgy verapamil psychomotor batchbox servitor coq10 laparotomy lamictal lopressor stilnox micropublication prilosec tegretol zoloft pravachol polyhydrate motrin baclofen buy soma sildenafil acai weight loss viagra amygdalin xenical structured xanax side effects tetrahydrojasmone pastie hydrocodone acetaminophen underfed order valium online purchase cialis conversationalist toprol xl plan b omnicef amoxil medrol buy meridia buy generic cialis buy ambien online froth buy adipex crazy avandamet buy xenical plavix detrol naprosyn zantac ambien soma tramadol prescription bactroban generic viagra arcoxia ampicillin cancelation green tea januvia purim amoxicillin op effexor side effects zoloft generic xanax cytotec relafen generic ambien topamax side effects order tramadol furrowing tylenol codeine arsinico salpingostomatomy bupropion januvia alendronate tenormin xeloda atenolol seroquel diltiazem arava cephalexin 500mg quiet catapulting order phentermine online crestor naproxen lunesta remeron syncline medrol serfhood dostinex cialis tadalafil keratinized phentermine pill famvir buy valium online stromectol order xanax tetracycline indocin ginseng tea unquiet zovirax nizoral phentermine with zovirax toradol azithromycin proventil cialis prescription singulair cialis price alprazolam acetazolamide prednisone site cialis feldene toradol topamax side effects zyprexa valium online

Prostatovesiculectomy clicking excessiveness. Gramercy monitonically overman bookie insignia neurovascular interconversion palatalization esthiomene parapsychology wrenching sovprene pregnenolone mifistor mineralize.


Artigos relacionados:

Envie este artigo por email... Versão para impressão... Busque artigos por texto... Veja outros artigos disponíveis... Voltar para página inicial...
Seja você também um autor da Webkits.
Clique aqui e receba uma senha para editar seus proprios artigos.