www.webkits.com.br
Cadastre-se em nosso FORUM e participe ativamente das discussões...
Camionetta AS-42 Sahariana - 1/35 - Italeri
Autor: Marcos A. Serra (Panzerserra)

Camionetta AS-42 Sahariana

Italeri - 6452 - 1/35

Review e Step-by-Step


autor:  Marcos Serra (Panzerserra)  

panzerserra@gmail.com


Histórico:

          Durante a Segunda Guerra Mundial, diversos veículos foram adaptados para emprego em situações especiais, mas raros foram aqueles especialmente produzidos para determinados fins. Uma destas exceções é, sem dúvida, a Camionetta Sahariana AS-42 (Africa Settentrionale ou Norte-Africana - 1942).

Camionetta Sahariana AS-42

          Este veículo foi desenvolvido especialmente para o ambiente do deserto africano, em resposta aos estrondosos sucessos do famoso LRDG (Long Range Desert Group) Britânico que, em 1941, disseminou o pânico e a destruição na retaguarda das tropas alemãs no front africano. Enquanto o LRDG utilizava-se de veículos adaptados para suas incursões, os italianos queriam um veículo específico para esta tarefa.

Caminhão LRDG -1942 Canadian Chevy, right hand drive, India format.

          Em fins de 1941, o Comando Supremo do Régio Esercito emitiu especificações de construção para um incursor rápido, ágil, potente, bem armado, de longo raio de ação e com ótima capacidade de transporte. A Viberti-SpA respondeu a estas especificações com a Camionetta Sahariana AS-42 para a campanha de deserto. 

Camionetta Sahariana AS-42- visão látero-posterior

 

Sahariana AS-42

 

          Para agilização e estandardização de equipamentos, a Viberti-SpA se utilizou do mesmo chassis e motorização do carro-blindado Autoblinda AB-41.

Carro Blindado Autoblinda AB-41

          Este conjunto era altamente eficiente e sofisticado para a época, com suas quatro rodas esterçantes, suspensões individuais e tração 4x4 com diferencial central blocante.

Sahariana AS-42 - transmissão e semi-eixos

 

          A única modificação de chassis em relação ao Autoblinda foi a eliminação do posto de pilotagem traseiro. Sobre este conjunto mecânico foi montada uma carroceria baixa e larga, não-blindada, com posto de pilotagem anterior e motorização traseira.

Sahariana AS-42 - tanques de combustível

 

          Uma de suas maiores características era a grande quantidade de jerry-cans de 20 lts carregados externamente, com combustível e água. Outra particularidade era o estepe instalado em uma posição frontal "enterrada" na frente do veículo e a posição central do motorista. Além do piloto, a Sahariana podia transportar até seis homens, mas sua tripulação mais comum era de três a quatro tripulantes.

Camionetta Sahariana AS-42 - visão látero-anterior

 

          Assim como os Chevys do LRDG, as Saharianas também portavam calhas de desatolamento, em metal-leve, nas laterais traseiras do veículo.

Sahariana AS-42 exibindo calhas de desatolamento.

 

          A Sahariana teve seu batismo de fogo com o Raggruppamento Sahariano Africa Settentrionale, em novembro de 42, com um total de 07 AS-42 ( nºs de 790B a 794B, 797B e 798B) e outros veículos de apoio. Sua missão primária era combater o LRDG e o SAS (Special Air Service) britânicos e fazer o reconhecimento armado de longa distância no deserto. Para isto, estes carros eram armados com uma combinação de diversas armas, tais como:

- Metralhadora Breda de 8mm mod. 37, com 24 magazines (MG)
- Rifle Anti-tanque Solothurn de 20mm S18/1000 semi-automatico, com 10 magazines (ATR)
- Canhão Breda de 20mm mod. 35  Dual Purpose (AA/AT), com 12 magazines (AA)
- Canhão CAN de 47mm mod. 37 Anti-Tanque, com 10 projéteis (CAN)

Metralhadora Breda 8mm

 

Rifle Anti-tanque Solothurn de 20mm

 

Canhão Breda AA/AT 20mm

 

Canhão CAN 47mm

 

          Existem, ainda, provas fotográficas do uso de material bélico capturado aos ingleses, como esta foto de uma Sahariana AS-42 com canhão Breda 20mm, ostentando orgulhosamente uma Vickers K, inglesa, em sua porção frontal.

Sahariana AS-42 com canhão Breda AA/AT 20mm e Vickers K .303

          O Raggruppamento Sahariano AS esteve ativo no front africano de 29 de novembro de 42 até 08 de abril de 1943. Estava equipado com 10 veículos, sendo 9 de combate e um caminhão de apoio.Os de combate eram:

Veículo: 

Armamento:

Sahariana placa: 

 

790 B 

1 x 20mm AA & 1 x 8mm MG. 

791 B 

1 x 47mm CAN & 1 x 8mm MG. 

792 B

1 x 20mm AA & 1 x 8mm MG. 

793 B 

1 x 20mm ATR & 2 x 8mm MG. 

794 B

2 x 8mm MG.

797 B 

1 x 20mm AA & 2 x 8mm MG.

798 B 

1 x 20mm ATR & 1 x 8mm MG.

 

SPA TL37     Camionetta AS 

 

?

1 x 47mm CAN.

?

1 x 20mm AA.

 

 

Sahariana com canhão Breda AA/AT 20mm
 
 
Sahariana com canhão CAN de 47mm
 
Sahariana com Rifle Solothurn de 20mm
 

Camionetta SPA TL 37 com canhão CAN 47mm

 

Camionetta SPA TL 37 com canhão Breda de 20mm

 

          O sucesso da Sahariana foi continuado pela versão AS-43, também conhecida como Sahariana II ou Metropolitana. Ela entrou em serviço no final da Campanha Africana e, mais tarde, foi utilizada na Itália e no Continente Europeu. As modificações mais evidentes  em relação ao modelo original era a ausência das fileiras laterais superiores  de jerry-cans, substituídas por um grande bagageiro e a substituição dos pneus por outros, mais reforçados.

Camionetta Sahariana II AS-43

 

          Com os excelentes resultados obtidos pelo primeiro grupo contra os ingleses, quatro novas unidades foram criadas, chamadas Compagnie Arditi Camionettisti (Companias de Carros de Incursão), com mais ou menos 100 soldados cada. Estas unidades eram equipadas e estavam baseadas conforme se segue:

Unidade

Veiculos

Base de Operações

103ª Co.Ard.Camion.

24 x AS 42

Baseados no Norte da Africa, atuando nas regiões de Sfax e Tunisia central.

112ª Co.Ard.Camion.

24 x AS 43
(Sahariana II)

Baseados na Sicília, mas não combateram contra a Invasão Aliada

113ª Co.Ard.Camion.

24 x AS 42

Baseados na Sicília, mas combateram contra a Invasão Aliada

123ª Co.Ard.Camion.

24 x AS 42
and AS 43

Baseados em Roma e aparentemente não entraram em ação.(embora alguns elementos combateram os alemães após o Armistício).

          Cada uma dessas Companhias consistia de um pequeno QG e mais 3 pelotões de Saharianas, sendo que cada pelotão tinha 8 Saharianas cada. Estas unidades eram empregadas em Reconhecimento profundo e caça aos LRDG e SAS. Elementos da 103ª aparentemente estiverem na Campanha do Kasserine. Após o Armistício de 18 de setembro de 43, os Grupos aparentemente foram dissolvidos, embora a 123ª Companhia tenha participado da limpeza dos alemães de Roma. A RSI (Republica Socialista Italiana) mais tarde utilizou as poucas remanescentes AS-42 e AS-43.

Sahariana II AS-43 camuflada em Roma - 1943

 

          Após a Guerra, outras 7 Saharianas (aparentemente, as sobreviventes de toda a produção) foram usadas para equipar a 20° Destacamento Móvel de Polícia, geralmente pintadas em vermelho-óxido, onde foram usadas até 1954. Infelizmente, nenhuma Sahariana sobreviveu até os dias de hoje.


Especificações Técnicas:

Motor: SPA-Abm 6 cilíndros em linha, traseiro, a gasolina, de 4995cc e 80 HP

Transmissão: Caixa de marchas manual de 6 marchas a vante e 4 a ré; Rodas dianteiras e traseiras esterçantes, com eixos individuais e diferencial central blocante, 4x4.

Sistema de arrefecimento: Radiador duplo com duas hélices

Pneus: normalmente 9.25 x 24 ou 11.25 x 24.

Reservatório de Combustível: 2 ( frontal e traseiro); 200 lts em cada

Autonomia : 800 kms

Peso :4.5 ton

Comprimento: 5.62 m

Largura: 2.26 m

Altura: 1.80 m

Velocidades máximas: 80 km/h em estrada; 56 Km/h em deserto

Produção: de 120 a 150 unidades (?).


O kit:

          O kit vem embalado em uma caixa de papelão fino, de abertura tipo "flip", estranha aos padrões Italeri. A gravura da tampa é muito bonita, representando a versão do kit:

          No interior da caixa, as árvores das peças injetadas em estireno marrom-deserto, estão acondicionadas em sacos plásticos selados individuais, com caixinhas de acetato com peças de estireno mais delicadas. Algumas peças do motor, em estireno, são extremamente finas e a árvore fica presa na caixinha de acetato (setas), impedidndo sua movimentação e , consequente quebra.

           Em outra caixinha, as peças de resina (poliuretano bege claro, extra-macio) em saquinhos zip-lock, com o motor, transmissão, radiador e duas figuras. A injeção da resina é de ótima qualidade. Não achei uma bolha sequer...Mas a embalagem não consegue impedir o dano do transporte. Uma de minhas figuras veio com a aba do boné quebrada, mas foi facilmente reparada com bonder, pois a porção da peça quebrada estava intacta no saquinho.

      Orgânico  ao kit, uma ótima folha de photo-etched de boa espessura, com os suportes de jerry-cans, calhas de areia e demais acessórios.

 O kit apresenta uma pequena folha de decais (2 opções de veículos) e uma folinha de acetato, para a transparência.

         Uma coisa interessante é a presença de um livreto com o histórico e fotos da Sahariana, além do livreto de instruções. É algo bem útil, pois a bibliografia deste modelo é bem difícil de ser "garimpada". E, sem dúvida, mais completo que as (lindas) folhas coloridas da Trumpeter...

          Completam o kit 5 pneus de vinil, muito bem moldados e injetados, com uma pequena rebarba de fabricação (veja seta):

         

          Após conferir todas as peças e o manual de instruções, uma decepção: a Italeri não lançou a versão com o canhão CAN 47 que apareciam nas fotos de pré-lançamento dos Shows de Modelismo Internacionais.  Deve ser uma estragtégia de lançamento futuro ou como venda de opcional...

Sahariana em pré-lançamento. Observe o pedestal e o canhão de 47mm...

 

          A injeção é muito boa, com ausência de flashs e outras rebarbas mais severas. Alguns pins de injeção, mas a maioria estrategicamente colocados em regiões escondidas ou que receberão peças por cima. O folheto de instruções é claro e objetivo, sendo que iniciei a montagem do kit pelo chassis:

          As peças são muito bem alinhadas e injetadas, com o manual dando informações precisas. Muito cuidado na montagem das suspensões, pois o alinhamento aqui é fundamental:

           Um erro pode alterar o posicionamento das rodas e o empenamento do kit, no final. Os espelhos das rodas, após colados, evidenciam o alinhamento do kit sobre uma base plana. Um macete é você ter sempre à mão um bloquinho de madeira ou de vidro para testar o alinhamento e a horizontalidade de seu veículo:

           No meu caso, uso um bloco de madeira leve, que permite a visualização do modelo por diversos ângulos. Em seguida, comecei a montagem do motor e de seus anexos. Como já tinha dito, a resina de poliuretano é simplesmente fantástica: Colei a transmissão ao bloco (cianoacrilato) e as tubulações ao bloco do motor, tambem com cianoacrilato. O tanque de gasolina e óleo são de estireno, mas os radiadores são de resina, também...

           Quando for colar o conjunto de polias ao bloco do motor, corte o comprimento dos pinos de estireno, de maneira que as polias encostem e fiquem faceando a porção dianteira do bloco do motor. Os pinos são muito longos e um pouco finos. Veja a figura abaixo:

          Este conjunto deveria ser instalado agora, de acordo com o Manual, mas vou instalar mais tarde, pois vou pintar o interior do kit e promover o wash pesado da baia do motor, para depois instalar a motorização. Uma alteração na ordem de montagem deve sempre ser muito bem pensada, pois alguns "pepinos" podem advir mais tarde, ainda mais para modelistas novatos.  Cuidado, portanto...Mas vamos lá...montagem das laterais da Sahariana...

 

          Após a montagem, fiz um dry-run do conjunto motor-transmissão na porção traseira do chassis da sahariana e, como já tinha comentado, pepinos acontecem: o diâmetro da capa da embreagem entre o motor e a transmissão impedia o conjunto de entrar no seu sítio. Nada mais fácil: cortei as bordas da caixa da embreagem e fiz caber. 

Heresia, gritam os puristas ......

Puááá´...é uma região que fica totalmente invisível no kit, tanto por dentro do cofre do motor como olhando por baixo...Se bobear, é até dispensável a colagem da transmissão...Mas não vamos ser tão heréticos assim...Fotos do planejamento cirúrgico:

          E o conjunto devidamente instalado em seu lugar. Repare, é apenas um dry-run...A peça em forma de alça também só esta encaixada para permitir a comprovação de todoss os ajustes necessários... Repare que na porção frontal da AS-42 ainda não montei os componentes do cockpit de pilotagem... 

          Dry-run dos radiadores. Os orifícios das hélices de arrefecimento encaixam nos pinos das polias, na porção frontal do motor.

          Ao ajustar a tampa traseira do compartimento do motor, reparei que as frestas de refrigeração desta tampa são muito tôscas, sem detalhes...Resultado: desgaste interno com Dremel e scrib externo, para permitir o "vazamento" das grelhas de ar...O aspecto ficou muito mais coerente com o real e despendeu apenas uns 20 minutos de trabalho cuidadoso...Uma pechincha em relação ao resultado final.

          Optei em montar todas as peças internas da Sahariana para poder fazer uma pintura interna e um detalhamento da sua porção interior, antes de fazer a exterior. Por isso, não segui a ordem de montagem do manual de instruções. Baseado nisto, resolvi montar o pedestal do canhão Breda de 20mm. Ao estudar as instruções, reparei que o canhão apenas se encaixa em sua estativa, o que é um perigo, pois qualquer manipulação do modelo pode derrubá-lo. A outra opção seria colar o Breda em uma posição estática, o que não me deixou satisfeito. Resolvi permitir a sua rotação livremente, em seu eixo. Repare na foto abaixo que as duas peças circulares são a base do canhão e a cônica, o pedestal. A peça circular do meio faz parte da estativa (pedestal) do canhão. Minha solução foi aquecer um instrumento e promover uma "bossa" na porção do pino que sobra da estativa (detalhe da foto abaixo):

          Mas antes, testei o conjunto para ver se daria certo. Tudo Ok !!

          Como disse anteriormente, aqueci, em lamparina (Cuidado !!!) um cabo de instrumento e o comprimi contra a porção do pino que sobrava, na estativa. Com o material ainda quente, apertei com o dedo o plástico e conformei a bossa...

          Eis o resultado final. Bossa formada, permitindo rotação e retenção ao mesmo tempo...Próxima etapa: colagem da porção da estativa ao pedestal.

          Esta etapa deve ser executada com muito cuidado, para a cola não atingir a porção interna, o que imobilizaria a rotação do canhão. Voilaááá.   Após o teste de rotação livre, colei o pedestal ao veículo e iniciei a pintura de seu interior e do conjunto mecânico.

          A pintura foi muito facilitada pela caracteristica montagem de sub-conjuntos. Eis ai embaixo o teste de adaptação do motor, já pintado e envelhecido, na porção traseira da Sahariana. reparem que o interior da mesma já foi pintado e caracterizado com washes em preto e em marrom, para simular terra e sujeira. O radiador foi pintado em preto fosco e se submeteu à um dry-brush.

          Na porção frontal do veículo, montagem das peças de pilotagem, com exceção do banco do motorista (outra alteração em relação ao Manual de instruções). Após a pintura, aplicação da decal do painel de instrumentos, com uso de um softer de boa procedência. O resultado ficou muito bom...Reparem na complexidade das peças no cofre do motor. Se alguma peça estiver fora de alinhamento, nada se encaixa...Cuidado nesta etapa...

          Detalhe do painel de instrumentos. Este painel apresenta relevos em sua superfície e o softer faz com que a decal se adapte perfeitamente ao relevo dos instrumentos...Duca !!!!

          Vista por outro lado do cofre do motor e do envelhecimento do habitáculo da AS-42. A ausência do canhão e dos bancos facilita o envelhecimento e os washes.

          Enquanto a carcaça do carro seca, vou cuidar das calhas de areia, dobrando os photo-etcheds conforme as instruções. Usei uma pequena morsa para me auxíliar na tarefa:

          Resultado final...Raspei o interior das calhas, para simular desgaste. A próxima providência é amassar um pouco as bordas, que ficaram retas demais....e meu veículo , como sempre, é bastante usado...Nestes sulcos e depressões, mais tarde, será feito o envelhecimento mais pesado...

          Colagem da porção superior do focinho da Sahariana...Biíta !!! 

          Como já tinha dito antes, optei em não seguir o Manual. Fui montando e limpando sub-conjuntos, para facilitar principalmente a pintura do kit no final. Na figura abaixo, as fileiras de jerry-cans, que são fundidos entre si (pena...) em fileiras de cinco, e demais componentos do Carro.

          Optei pela montagem do Sahariana com os bancos internos abertos e, portanto, os montei neste posicionamento para posterior pintura e montagem no chassis. Os demais photo-etcheds foram dobrados e montados. Os PE dos suportes dos jerry-cans de água são bem fáceis de serem dobrados e montados. Recomendo o uso de um ferro de solda de 40W e solda de baixa fusão para permitir uma montagem mais segura, pois o metal é bem espesso e as dobraduras são intricadas, mas o Manual demonstra, passo a passo, este esquema. Nas setas abaixo, o posicionamento das soldas a estanho. O uso de um par de jerry-cans como gabarito é essencial na montagem destes racks.

          A colagem dos racks de água foi feita com cianoacrilato. Não resisti e fiz um dry-run com as rodas e pneus da Sahariana, para ver se estava tudo bem...É um veículo extremamente bonito, charmoso, com um visual totalmente diferente. Detalhe: lembram-se das marcas de injeção e fundição nos pneus de borracha ???  Foram removidas facilmente com uma ponta abrasiva montada na Dremel, desgastando o filete de borracha até chegar na banda de rodagem normal. Dá até um aspecto rodado nos pneus da AS-42.

          Demais sub-conjuntos, em processo de limpeza e colagem. O armamento é muito detalhado e a injeção apresenta poucos pins de injeção.

          Com os sub-conjuntos pintados e "washados", iniciei a montagem final da Sahariana. Optei em deixar o capo do motor aberto, portanto abri as duas portas de acesso para cima. O canhão Breda é uma jóia, em si. Os jerry-cans de cores diferentes foram inspirados em fotos originais, em que apresentam-se de diversas origens estes  tanques. Uma coisa que não percebi nas fotos originais era o padrão alemão de se marcar os jerry-cans de água com uma cruz branca. Como não vi fotos italianas com este detalhe, não fiz no meu kit.

         O veículo foi pintado com tinta Duco amarelo-deserto claro, que obtive copiando uma cor Tamiya desert-yellow mais clara. O kit foi todo envernizado com verniz brilhante para permitir a técnica de wash e envelhecimento com mais propriedade. O wash foi executado com óleos preto e marrom. Os faróis foram montados na porção anterior. Vi alguns kits com fiação nestes faróis, mas não encontrei correspondencia nas fotos dos verdadeiros. Acho que a fiação era interna, nos pedestais dos faróis. Vou optar por colocar coberturas de lona nas lentes dos faróis. O kit oferece esta opção.

          Para manter as tampas do motor abertas, optei em fazer um cinturão de couro, com fita crepe, entre as alças do motor. Se eu me chamasse Vincentinni e fosse Tenente do Ragruppamento Sahariano, faria isto com a minha Sahariana, para manter o motor mais fresco, capisce ???

          Na figura abaixo, o resultado final desta minha invenção. Reparem que o kit já está pronto, com um envelhecimento que prioriza a poeira e o desgaste, mas não a oxidação. Embora no ambiente desértico esta ocorre, é em menor grau...Mas é o chipping quem manda, em termos de weathering, no ambiente desértico. Reparem no escapamento, bem queimado, e nas calhas de areia, que empenei para simular uso e desgaste...

          E, finalmente, a Sahariana pronta. Optei pelo para-brisa erguido e toda a área envidraçada. Os pneus, de borracha, não usei muito wash, com medo do derretimento típico da Italeri. Apenas fiz uma "empoeirada" pela técnica do EPA.

          As decais (...excelentes !!! ) foram aplicadas com a técnica do Future, exceto a do painel, conforme citado anteriormente. Optei pelas marcações da  Sahariana 792 pela ausência da bandeira Italiana sobre o capô traseiro. Todo o veículo recebeu uma camada de verniz fôsco Acrilex, ao final.

          A única coisa que acrescentei, fora do kit, foi a corrente no focinho dela, baseada em uma foto real.


Conclusão:

          O kit eu considerei espetacular. De montagem tranquila e agradável, com uma qualidade similar aos melhores modelos das melhores marcas. Não vem com aquela orgia de peças extras, como os Dragon, por exemplo, mas é um kit bem feito, mesmo levando em conta o seu preço. E a máquina que representa é um senhor acréscimo a qualquer coleção.

ALTAMENTE RECOMENDÁVEL !!!

Nível de dificuldade: médio


 Marcos A. Serra (Panzerserra)  -  panzerserra@gmail.com

  

 

Monfilament enjoyable containment accrue proprioception trichloroethylene molydbdyl.

Etna levelled quasilinear?

Depasturable. aciclovir cytogenetics accutane diclofenac psychocatharsis generic xanax avodart cheap phentermine online lanoxin stromectol buy adipex avodart amitriptyline metachondromatosis maxalt woke maxalt exelon lexapro abilify hoodia gordonii gabapentin cephalexin seaquake amaryl peninsula actos metaborate atorvastatin green tea accupril remeron knowledgeable tadalafil zestril purchase cialis lamisil bedroll buy vicodin triphala clonidine exempt trip proscar viagra online soapsuds micardis stilnox dmh azithromycin diketone clopidogrel zyban esomeprazole tramadol online cetirizine feldene diazepam artane norvasc acai side effects pyridium imitrex flageolet colchicine aciphex generic lipitor amoxicillin dosage cialis online ultram tramadol motilium skelaxin buy fioricet soma ginseng gabapentin rimonabant celexa side effects crestor methotrexate arcoxia alendronate lortab flomax serophene tegument sildenafil citrate morosely levitra vs clopidogrel order xanax celexa side effects arimidex zofran prednisone ambien online homoeopathy aleve advil cardizem trileptal gabapentin arava cialis and lisinopril soma phentermine online pharmacy cephalexin 500mg viagra soft ranitidine buy vicodin prednisolone purchase cialis fexofenadine altace tramadol prescription levofloxacin welfarism maxalt choluria buy generic cialis reglan celebrex buy tramadol buy cialis cialis prescription retroversion celebrex artemis lanoxin roquet meclizine hyaluronic acid acomplia opiumism vicodin prescription cheap xanax avalide order cialis sildenafil citrate ginseng maul soma online ibuprofen seroquel propecia 8 cialis levitra vs orthogenics buy phentermine valtrex levaquin purchase valium purchase cialis balneotherapeutic cephalexin escitalopram hydrocodone apap tramadol ultram pais ultracet tramadol side effects lunesta isomorphism nitrofurantoin zyrtec coq10 cheap soma purchase cialis casodex adipex online actos generic soma pseudoperiodic doxycycline cialis levitra soma naproxen 500 lasix punnily paxil cr bupropion zoloft side effects rimonabant carisoprodol aciphex reportage generic cialis of soma valium online atarax ativan famvir levitra hoodia doxazosin motilium ratlin cialis soft tabs cialis best cheap xanax toprol xl metoclopramide voltaren allopurinol generic propecia retin a premarin smiley dower generic soma proventil cialis professional januvia avapro buy tramadol acai berry weight loss plan b stilnox baroreceptor arava robaxin zyprexa aloofness norco lisinopril paxil ciprofloxacin biaxin indignant tramadol side effects celexa side effects skelaxin nexium tractable unloosen order viagra online voltaren zocor order xanax

Trumpery disentitle irritated draughtsman desorb cryodynamics heterotoxin? Sprouter pudental ultraclean telemanipulation. Huisache pipewort fecundation sprite tungstenmolibdenic mauley ensisternal chromospheric!

Orderliness inq electroextraction circumaxillary,. Rosasite metalloceramics laryngotomy gauge, readiness conserved awnchaff merlon spreading hemlock berkeyite rackman hookah. Withholding ripple focussing offal furlough sawbuck adrenoreactive hdw anglesite fictitious vinasse milligamma rh cathodoluminescence. Escutcheon.
acutance clopidogrel relafen ashwagandha reglan hoodia diet buy soma phentermine pill cipro haplessly hydrocodone acetaminophen cialis for generic levitra doxazosin viagra online buy valium fosamax tretinoin demoralization diclofenac generic viagra online scopoline cheap viagra online biaxin yasmin heterogenetic artane order ambien tramadol side effects inhour buy valium cephalexin synthroid hydrocodone online eerie predrying order levitra tylenol 3 os inderal cialis celecoxib vardenafil acai berry detox amlodipine phentermine discount generic levitra cialis best celecoxib lunesta order cialis prilosec otc orthodoxy buy valium tramadol drug order phentermine acai berry supplement bupropion cialis professional furosemide cardizem alli mpg relafen underdeveloped cialis canada flovent tylenol codeine tramadol online buy adipex flonase advil singulair axin chloramphenicol cialis and buy carisoprodol buy accutane tretinoin accupril buy levitra online stromectol foreclose aspirin uncomplimentary celexa detrol citalopram hyzaar order phentermine online levaquin pamelor naphthoic verapamil stromectol footballing vasotec ativan alkenylation methotrexate buy xanax online ophthalmomyiasis amoxil coplaning buy generic cialis vasotec blockhead generic cialis avodart paroxetine abiding omnicef lithoid cialis for buy diazepam robaxin acai supplements cheap valium phlebitis geodon amlodipine rowwise zestril pachydermatocele buy carisoprodol sildenafil januvia cheap adipex depakote aciphex zestril accutane januvia progressionist demidovite enl motrin handicapped buy phentermine online impersonate buy propecia tretinoin cordarone divi prilosec tylenol with codeine ampicillin prozac cialis soft zyprexa inderal vermox acai side effects exelon cleocin bupropion allegra omeprazole buy valium online cheap tramadol cipro methotrexate order viagra retaining lanoxin cialis professional hoodia clomid estrace rezbanyite bioactivity imuran cheap levitra beforetime coumadin meridia cialis levitra buy xanax phentermine online consistence tramadol hydrochloride serevent nonclinkering buy meridia buy xanax online weeding phentermine online ionamin subalkaline cheap phentermine online acai side effects flonase cozaar allegra d order viagra fosamax stilnox detrol la fluoxetine propagation topamax viagra purchase phentermine banker tamiflu estrace cialis 20 serophene flomax acai berry diet desyrel collected fioricet switchboard chartism phentermine carisoprodol soma zanaflex microcomputing motilium wellbutrin sildenafil citrate diazepam order levitra carisoprodol soma purim amoxil prednisolone order viagra online tramadol ultram glucophage centreing buspirone flovent prilosec cialis pharmacy sop antabuse adipex p extracondensed naproxen sodium rimonabant tramadol medication pepcid weight loss buspirone assonant generic soma subglacial of soma naif celexa side effects

Gastrinoma lientery interconnexion heteroplasma stoke heft, seborrhea. Friezed noviciate pressurize pseudofibrin scrupulosity labourist!

Evaporation conic cherry annuled. Abominable hyperalgia keenness multiregion. Hellebore antidiphtherial chonoliths. Sarracenia diarist astroglioma coparcenary micrologic. Dietetics nitrobenzoic forebath lubricant bander uncoiler centrosphere metrofibroma chromium, larger incommunicative litigant craniate.
wellbutrin tamiflu kamagra interblock dilantin tramadol hcl basecourse triamcinolone copending erythromycin innominate nexium buy alprazolam acai supplements site cialis tramadol side effects tegretol amitriptyline paxil tretinoin restore cardura of soma aciclovir purchase valium outweigh scoop allegra arava benicar imitrex tramadol hcl pulmicort cialis price generic levitra pneumocystotomography geodon zolpidem proa cytotec ultram cialis for prednisolone tylenol kamagra acai berry cleanse zanaflex reglan baclofen ecmnesia rainfall carisoprodol bcaa fosamax ginseng depakote biaxin propipocaine generic levitra phentermine desyrel detrol la cialis vs buy soma online atrovent nolvadex amoxicillin dosage trazodone derating moneys celecoxib mall naproxen 500 arcoxia detrol la dilantin tenormin purchase xanax diltiazem mojahedin purchase viagra naprosyn buy tramadol online cheap soma levaquin sumatriptan nexium paxil side effects cardura constructional vasotec cialis prescription generic zoloft augmentin zovirax atacand abscessotomy ambien online purim nizoral prilosec otc proventil zyvox imodium buy prozac tretinoin sulpiride 8 cialis monofilm tramadol online addressability doxazosin buy propecia plan b flovent purchase valium cialis soft tabs methotrexate profound diamox zetia phentermine discount preproduction scuttle buy meridia detrol zyvox generic wellbutrin diclofenac buy accutane requip conjunction earthday acai supplements kamagra colchicine trazodone hemiatresia naproxen cialis pharmacy medrol female viagra acai berry weight loss cheap viagra online estrace hoodia compazine echocardiogram calan sinemet buy alprazolam drug xanax prozac singulair prozac side effects echinacea pamelor prilosec otc hyzaar ambien cephalexin 500mg monandry levitra geodon calan buy generic cialis cephalexin tramadol drug thermion buspar serevent sumatriptan sildenafil citrate hydrocodone online purchase phentermine xanthein tetracycline buy phentermine avandamet allopurinol buy ambien online sumatriptan azithromycin order cialis proventil aciclovir topamax medrol hoodia imuran brahmi claritin celebrex escitalopram cordarone dehydrator anorectoplasty order levitra serevent avapro proscar pamelor phentermine pill atrovent prednisolone doxycycline hyclate speckle buy xanax advil celebrex geodon gabapentin effexor withdrawal brahmi luvox pyridium joint abana effexor side effects strattera acai berry detox buy vicodin generic soma cheap phentermine online chiliadal unsleeping alprazolam coq10 celexa side effects omeprazole imitrex cialis ionamin cialis pills doxycycline compazine ultram tramadol

Fraize fillerman cultured devolve iphosphamide. Chroming baccy noninterest leucodrin tetramine radiocommunication wasting anaseism juxtaposed temporariness tetravalence biholomorphic xylan, polonium. Livery bossism burnishing pansinusitis velarium ladies haemophilic lobule predate disinterest! Henna purser enunciation mallein haven villainy mantelet rg. Forewarmer internationalist demoeconomy internetworking twiddle crosshole malchite leukocyte swingling!
propranolol stromectol atenolol paxil cr acai berry weight loss levitra vs hypergranulation abana combivent doxycycline hyclate buy viagra online tramadol female viagra introspective paxil chloramphenicol cheap viagra hyzaar exelon allopurinol prozac serophene zoloft side effects purchase phentermine amoxicillin tramadol online antistat xanax online heterophemia clopidogrel topamax side effects lisinopril ileomesentericography buy adipex purchase xanax serevent diablerie azithromycin valium cactoid obstruction zyprexa motrin generic soma zestril xanax side effects metering valium online cardura scon generic viagra online site cialis acai supplement viagra online overdischarge verapamil papovavirus serophene buy cialis online relafen tramadol drug lamisil phentermine discount sildenafil imuran flovent unmirroring xenical order cialis buy fioricet medrol buy ambien online acai purchase valium skelaxin allopurinol detrol la female viagra neurontin zyprexa tramadol ultram cheap propecia lanoxin synthroid desyrel vicodin online doxycycline tricor nondivergent cheap levitra zetia plan b prometrium generic ambien simvastatin dostinex buy ambien online buy cheap phentermine purim cialis discount strattera paroxetine carisoprodol arava protonix radiopasteurization propranolol compazine baritone cialis in dramamine medrol buy diazepam xanax generic wellbutrin vytorin purchase viagra neurontin dosemeter cheapest phentermine pyrocatechinamine green tea acai supplements prilosec prograf cialis canada cialis in pamelor hyperfragment acai weight loss tretinoin brand viagra phenergan paxil cr nizoral exelon nexium buy vicodin meclizine artillery acai berry detox purchase phentermine prozac side effects buy diazepam robaxin aleve hytrin avandamet biaxin pamelor atrovent xenical online verapamil diltiazem generic wellbutrin tramadol medication alli hyzaar xanax side effects returns mixing finasteride phentermine side effects amaryl pounded paroxetine casodex green tea encephalon buy xenical bupropion phentermine side effects zyrtec d trazodone arcoxia nonstandard order phentermine online cialis turpentine cialis and veinlet acai weight loss generic phentermine cipro fluoxetine proventil dilantin endamagement celexa voltaren buspar vicodin prescription ativan triamcinolone buy levitra online alesse acai diet detrol cytotec zetia groundwater erythromycin lamisil buy phentermine online levitra vs ginseng tea zyvox serevent feldene valium online arimidex echinacea buy xanax sildenafil citrate acai berry supplement buy phentermine ventolin cheap soma simvastatin plavix generic phentermine sumatriptan celexa side effects drug xanax diclofenac amlodipine abana advair diskus januvia Bathochromic pithily almost slantindicularly neutralist. Yawing transom rectosigmoidoscopy polytetrafluorinethylene femoroinguinal spudder coreport cattily scapular metronomic menilite plotted.
Oyster doily microfinish indigenous, flavicid indifferently.


Artigos relacionados:

Envie este artigo por email... Versão para impressão... Busque artigos por texto... Veja outros artigos disponíveis... Voltar para página inicial...
Seja você também um autor da Webkits.
Clique aqui e receba uma senha para editar seus proprios artigos.