www.webkits.com.br
Cadastre-se em nosso FORUM e participe ativamente das discussões...
Carros Americanos como Staff Cars - Parte 2
Autor: Ricardo P-40

Veículos civis americanos usados como Staff Cars - Parte 2

 

GENERAL MOTORS

(CONTINUAÇÃO)


CHEVROLET

     Quando o suiço Louis Joseph Chevrolet chegou a América na virada do século, aos 21 anos de idade, ele já possuia uma considerável experiência com a mecânica de automóveis adquirida na França onde ele trabalhou como aprendiz em empresas como Darracq, Hotchkiss e Dion Bouton. Após ter trabalhado na Mors Auto Company no Canadá e na DeDion Bouton de Nova York, Chevrolet foi contratado pela Fiat de Nova York para dirigir seus carros de competição. No início do século os fabricantes de automóveis davam grande importância a manutenção de equipes de competição como forma de divulgação de seus produtos. A carreira de piloto de Chevrolet começou  a decolar a partir de 1901, em pouco tempo ele havia superado concorrentes famosos na época como Barney Oldfield, Walther Christie e Henry Ford. Em 1907 ele já era considerado uma celebridade, quando Willian C. Durant resolveu contratá-lo para para dirigir para equipe de competições da Buick. Durante 3 anos Chevrolet ganhou diversas corridas para a Buick, angariando a fama de que só perdia uma corrida quando o seu equipamento falhava.

     Em 1909 Chevrolet montou uma garagem em Detroit onde ele começou a desenhar, montar e testar carros de 4 e 6 cilindros. Ele era considerado perfeccionista e exigente com o seu próprio trabalho, embora  também fosse tido como temperamental, impaciente e pouco afeito a receber ordens. Quando Durant foi afastado da direção da General Motors por problemas financeiros em 1910, Chevrolet também deixou a empresa. Este fez uma proposta a Durant de desenvolver um pequeno e luxuoso carro de turismo e finalmente em novembro de 1911 foi fundada a Chevrolet Motor Company com o objetivo de produzir o novo carro. O carro de 6 cilindros, que ficou conhecido como Chevrolet Six, trazia uma série de avanços em relação a seus concorrentes e vendeu cerca de 3.000 unidades em 1912 e mais 16.000 nos dois anos seguintes. Foi em 1913 que pela primeira vez a famosa logomarca da gravatinha apareceu associada a Chevrolet em um anúncio, existem várias versões para a origem desta, a mais aceita é que Durant teria tirado a idéia do papel de parede de um hotel na França. Em 1914, após entrar em divergência com Durant por este pretender que a Chevrolet se voltasse para a produção de carros de baixo custo de forma poder concorrer com o Ford Modelo T, Chevrolet vendeu a sua parte na empresa para este.  Louis Chevrolet montou então a Frontenac Motor Company e passou a se dedicar aos carros de competição. Após diversos sucessos e fracassos, que incluiu o desenvolvimento de um bem sucedido motor de aviação chamado Chevrolair 333 que foi usado nos bombardeiros Martin 4-333, Chevrolet voltou a empresa como consultor em 1934 de onde só saiu em 1938 devido a um derrame cerebral, vindo a falecer em 1941.

     Em 1916 Durant anunciou que a Chevrolet detinha 54,5% da ações da General Motors e reinvindicou a sua volta a presidencia do grupo, vindo a incorporar a Chevrolet a este em 1918. Em 1920 Durant perdeu o controle acionário da General Motors vindo a assumir Alfred P. Sloan a presidencia do grupo. A primeira linha de montagem da Chevrolet na Europa foi estabelecida em 1923 em Copenhagen, e os primeiros veículos ali produzidos foram caminhões Chevrolet. Sloan ao criar o sistema de segmentação do mercado pelas marcas do grupo pôs a Chevrolet como a marca de mais baixo custo, o que não significava que seus carros fossem de má qualidade. Muito pelo contrário a Chevrolet vinha cada vêz mais conquistando espaço no mercado e a essa altura as únicas marcas a sua frente no segmento de carros populares eram a Dodge e a Ford. Um dos segredos do sucesso da Chevrolet é que essa se beneficiava diretamente dos avanços testados nas demais marcas da GM. Com o passar do tempo as marcas da GM compartilhavam uma quantidade cada vez maior de componentes comuns, sendo que as inovações eram geralmente lançadas nas marcas top de linha, e na medida em que se mostravam bem sucedidas e o custo de produção caia, estas eram implementadas nas marcas mais populares. Isso fazia muitas vezes com que a Chevrolet ficasse a um passo a frente de seus concorrentes, e foi o que levou ela a suplantar a Ford em vendas pela primeira vez em 1927, quando esta ainda insistia em oferecer ao mercado o já ultrapassado Modelo T. Depois de ter perdido a liderança do mercado no ano seguinte para a Ford com o lançamento por esta do seu Modelo A, a Chevrolet voltou a ocupar a posição a partir de 1931 a qual manteve por quase todos os cinqüenta anos seguintes. A Chevrolet continuou aperfeiçoando seus carros até a WWII, tendo sido pioneira em diversos avanços como a suspensão dianteira independente entre outros. Em 1942 a Chevrolet se juntou as outras empresas do grupo GM na produção de ítens militares, se destacando os caminhões GMC, DUKW, Canhões, Motores Pratt-Whittney e Blindados.

    Ao final de 1945 a Chevrolet já estava produzindo a linha para 1946 sem grandes novidades em relação aos seus carros de antes da guerra. No entanto mesmo com todo o sucesso comercial obtido nos anos antes da guerra, foi somente a partir dos 50 que a Chevrolet produziu os seus carros mais marcantes na história da indústria automobilística como os Fleetline, Bel Air, Nomad, Corvette, Impala, Nova, Chevelle e Camaro. Atualmente a Chevrolet continua sendo a principal marca do grupo GM produzindo carros, caminhões, pickup's e outros veículos mantendo a tradição de unir qualidade a um custo accessível.

Propaganda do Chevrolet 1941

Propaganda da Chevrolet de 1945

     Devido os Chevrolets serem carros populares e bastante comercializados em todo o mundo eles acabaram sendo adotados como Staff Cars por praticamente todos os países, tanto aliados como do eixo. Sendo que nas forças armadas norte americanas, prevaleciam os modelos sedan nessa função.

CHEVROLET 1937

     Os modelos de 1937 se distinguiam dos do ano anterior pelas laterais pontudas da grade frontal e pelas protuberancias nas laterais do capô.

Chevrolet Sedan 4 door 1937 Staff Car da Luftwaffe

Chevrolet Sedan 1937 Staff Car da Wehrmacht

Chevrolet Sedan 1937

Chevrolet Coupe 1937

CHEVROLET 1938

     Nos modelos de 1938 os frisos da grade frontal passaram a ser horizontais e no lugar das protuberâncias das laterais do capô passou a ter uma grade estreita e longa.

Chevrolet Sedan 1938 Staff Car da Kriegsmarine

Chevrolet Sedan 1938 Staff Car da Luftwaffe

Chevrolet Sedan 1938 Staff Car do exército japonês capturado pelos russos em Kalkin Go

Chevrolet Sedan 1938 restaurado como Staff Car do US Army

Chevrolet Sedan 1938 restaurado como Staff Car do US Army

Chevrolet Sedan 1938 restaurado como Staff Car do exército australiano

Chevrolet Master Deluxe Sedan de 1938

Chevrolet Master Business Coupe de 1938

Chevrolet Coupe Convertible de 1938

 

CHEVROLET 1939

     Em 1939 os Chevrolets começaram a adquirir uma aparência mais aerodinâmica, a grade frontal ficou mais larga em cima e estreita em baixo e frisos horizontais foram colocados entre esta e os para-lamas.

Chevrolet Sedan 1939 Staff Car da Wehrmacht

Chevrolet Sedan 1939 Staff Car da Wehrmacht na Finlândia

Chevrolet Sedan 1939 Staff Car da Luftwaffe em Bruxelas

Chevrolet Panel Van de 1939 cantina do Exército da Salvação australiano

Chevrolet Sedan de 1939

Chevrolet Sedan de 1939

Chevrolet Business Coupe de 1939

Chevrolet Woody de 1939

CHEVROLET 1940

    Os Chevrolets de 1940 tiveram a frente bastante modificada, recebendo uma grade frontal parecida com a dos Buicks, porém retas na parte de cima, um largo friso nas laterais do capô e pequenas lanternas ao lado dos faróis.

Chevrolet Special DeLuxe 1940

Chevrolet Sedan 1940

Chevrolet Business Coupe de 1940

Chevrolet Convertible 1940

Chevrolet Convertible 1940

CHEVROLET 1941

     A grade frontal dos modelos de 1941 permaneceu muito semelhante a do ano anterior, apenas com algumas diferenças na decoração. As diferenças mais marcantes em relação ao ano anterior são os faróis agora incorporados aos para-lamas e as lanternas embutidas abaixo dos faróis.

    

Chevrolet Sedan 1941 Staff Car do exército australiano

Chevrolet Sedan 1941 restaurado como Staff do US ARMY

Chevrolet Sedan 1941 restaurado como Staff do US ARMY

Chevrolet Special DeLuxe 4 Door Sedan 1941

Chevrolet Coupe de 1941

Chevrolet Convertible de 1941

Chevrolet Convertible de 1941

Chevrolet Woody 1941

CHEVROLET 1942

     Em 1942 a grade frontal ficou muito parecida com a do Buick 1941, os faróis mais embutidos nos para-lamas e a tampa do capô mais alta. Esse desenho foi reproduzido com poucas alterações quando do retorno da produção da linha para 1946.

Chevrolet Fleetline Sportmaster 1942 Staff Car do US ARMY

Chevrolet Special DeLuxe 1942 Staff Car do US ARMY

Chevrolet Bus Sedan 15 Passenger de 1942 da US NAVY. Essa versão, da qual foram encomendadas algumas centenas para o transporte de pessoal das forças armadas, era baseada nas limousines de aeroporto.

Chevrolet Bus Sedan 15 Passenger de 1942 do US ARMY

Chevrolet Sedan de 1942

Chevrolet Sedan de 1942

Chevrolet Fleetline Sedanete de 1942

Chevrolet Master DeLuxe Coupe de 1942


OLDSMOBILE

    Em 1897 Ramson Eli Olds, que possuía uma certa experiência com motores a gasolina e que também já tinha construído um triciclo e um veículo de quatro rodas, resolveu que era hora de começar a produzir seus veículos em série. Após obter ajuda financeira de um comerciante local, Ramson estabeleceu aquela que seria a primeira fábrica de automóveis de Detroit a Olds Motor Vehicle Company. Em 1899 Olds vendeu a empresa, que passou a se chamar Olds Motor Works, permanecendo porém na sua direção. Em 1901 a Olds havia produzido 425 carros tornando-se por um breve período a maior produtora de automóveis dos Estados Unidos. Porém nesse mesmo ano, um acidente causado pelo descuido de um empregado causou um grande incêndio na fábrica destruindo todos os protótipos dos novos veículos que iriam ser produzidos, com a excessão de um que foi salvo antes que o fogo se alastrasse. Esse era um pequeno e ágil veículo cuja principal característica, o painel frontal curvado, veio a dar-lhe o nome pelo qual ficou conhecido na história da indústria automobilística," The Curved Dash". Foi justamente a partir desse protótipo que a Olds após a reconstrução de sua fábrica se reestruturou e passou a oferecer o veículo por 650 Dólares, tornando-se este um grande sucesso comercial pelos próximos cinco anos. Um detalhe interessante sobre os "Curved Dash", é que estes foram os primeiros veículos de baixo custo a serem produzidos em série no mundo. Para tanto Ramson estabeleceu uma linha de produção e tercerizou o fornecimento de componentes, vindo a ser o precursor de toda uma metodologia de produção em série que pouco mais tarde viria a ser aperfeiçoada e largamente empregada por Henry Ford. O nome "Oldsmobile" também surgiu por volta dessa época na medida em que as pessoas passaram a simplificar a maneira pela qual se referiam aos "Olds Automobiles", nome pelo qual os carros da Olds eram conhecidos originalmente. Porém mesmo com todo o sucesso do "Curved Dash" por volta de 1904 a empresa encontrava-se em grandes dificuldades financeiras levando Ramson a deixá-la para fundar a R.E.O. Motor Car Company.

     Em 1908 William Crapo Durant incorporou a Oldsmobile ao rol de empresas que compunham a General Motors, dando um novo impulso a marca. Em 1910 o modelo "Limited" foi lançado no mercado incorporando diversas inovações, ficando também famoso quando um de seus carros venceu pela primeira vez um trem numa corrida. A General Motors utilizou por diversas vezes os modelos da Oldsmobile para lançar novidades no mercado, como em 1927 quando um Oldsmobile foi o primeiro carro no mundo a empregar metal cromado em seu acabamento externo ou ainda como em 1939 quando os modelos da Oldsmobile introduziram no mercado a transmissão "Hydra-Matic" da GM. Durante a WWII a Oldsmobile produziu diversos ítens militares especialmente canhões de grande calibre e munições. A produção de automóveis retornou no final de 1945 e durante os anos 50 os Oldsmobile eram considerados os carros mais velozes do mercado norte americano. Nos anos 60 os modelos "442" e "Cutlass" marcaram uma forte presença entre os "muscle cars" dessa época e nos anos 70 e 80 a Oldsmobile foi recordista na venda de automóveis nos EUA. Porém a partir dos anos 90 as vendas cairam vertiginosamente e a General Motors decidiu em 2004 não ser mais viável a existência de uma marca preenchendo o espaço existente entre os Pontiacs e Buicks, descontinuando aquela que era  a marca mais antiga em atividade nos Estados Unidos.

Propaganda dos Oldsmobiles de 1940, dando destaque a presença da transmissão Hydra-Matic da GM

Cartaz enfatizando a produção de munição pela Oldsmobile durante a WWII

 

     Embora hajam poucas fotos da WWII onde apareçam os Oldsmobiles como Staff Car, a marca era bastante popular na época e certamente muitos devem ter sido aproveitados nessa função. 

OLDSMOBILE 1938

     As principais diferenças entre os modelos de 1938 para os do ano anterior são os faróis que agora ficavam diretamente apoiados sobre os para-lamas e a grade frontal que antes era reta nas laterais e agora formava pontas nas laterais e na base.

Oldsmobile 4 Door Sedan de 1938

Oldsmobile 2 Door Sedan de 1938

Oldsmobile L38 Convertible de 1938

 

OLDSMOBILE 1939

     Em 1939 a grade frontal ganhou prolongamentos na parte de cima das laterais e retângulos sob os faróis, a frente da tampa do capô ficou mais arredondada e com uma aparência mais aerodinâmica.

Oldsmobile Sedan 1939 Staff Car da Luftwaffe

Oldsmobile Series 80 Club Coupe de 1939

Oldsmobile Convertible de 1939

OLDSMOBILE 1940

     Nos modelos de 1940 a grade frontal ficou mais larga embaixo e estreita em cima, imitando um pouco o estilo dos Buicks e Chevrolets, passando a ser formada por barras horizontais emolduradas por duas barras cromadas verticais sob os faróis onde foram colocadas as lanternas.

Oldsmobile 4 Door Sedan de 1940

Oldsmobile Business Coupe de 1940

Oldsmobile Series 60 Convertible de 1940

Oldsmobile Series 60 Convertible de 1940

Oldsmobile Woody de 1940

OLDSMOBILE 1941

    Nos Oldsmobiles de 1941 as características mais marcantes foram os faróis agora inteiramente incorporados aos para-lamas, a grade frontal mais baixa e as lanternas emolduradas por um motivo decorativo bem característico dos anos 30 e 40. Curiosamente nos Oldsmobiles percebe-se uma exuberância de cromados bem maior que nos outros modelos mais luxuosos da GM.

Oldsmobile 4 Door Sedan de 1941

Oldsmobile Sedanete de 1941

Oldsmobile Sedanete de 1941

Oldsmobile Coupe de 1941

Oldsmobile Phaeton Convertible de 1941

 

OLDSMOBILE 1942

    Em 1942 os Oldsmobile sofreram uma grande reestilização dando ao carro um visual mais moderno e prenunciando o estilo que prevaleceria na linha GM pelo final da década de 40 e início da de 50. A grade frontal ficou mais larga e o próprio carro ficou com uma aparência mais baixa, lembrando um pouco o Chevrolet de 1949.

Oldsmobile Model 98 Sedan de 1942

Oldsmobile Model 66 Club Coupe de 1942

Oldsmobile Club Coupe de 1942


PONTIAC

   

     No ano de 1893 Edward M. Murphy estabeleceu em Pontiac, Michigan a Pontiac Buggy Company para produzir carruagens puxadas a cavalo. Em 1907 Murphy percebendo que o mercado passava a exigir veículos motorizados fundou então a Oakland Motor Company. Porém ainda em 1907 uma outra empresa de nome Pontiac, a Pontiac Spring & Wagons Works construiu o primeiro carro a levar o nome Pontiac, do qual foram produzidas cerca de 40 unidades. Em 1908 Murphy incorporou a Pontiac Spring & Wagons Work a Oakland que passou então a se chamar Oakland Motor Car Company. Em 1909 William Crapo Durant adquiriu 50% das ações da Oakland, sendo que mais tarde no mesmo ano em virtude da morte repentina de Murphy, Durant adquiriu os outros 50% incorporando a Oakland em definitivo a General Motors.

     Até o início dos anos 20 a Oakland conseguiu situar-se razoavelmente bem no mercado junto as outras divisões da GM. Porém em meados dos anos 20 uma certa recessão econômica somada a concorrência dos veículos de baixo custo da Ford, levou Alfred Sloan, então presidente da GM, a mudar a estratégia de mercado das empresas do grupo. Essa mudança previa a criação de marcas companheiras as existentes no grupo de forma cobrir os intervalos de mercado entre elas. Foi decidido então que entre a Chevrolet e a Oakland seria criada uma nova marca a ser produzida nas instalações da Oakland. Para a nova marca foi escolhido o nome Pontiac em alusão a cidade sede da Oakland e também ao chefe indígena que liderou a rebelião contra a ocupação inglesa da região. Em 1926 foi lançado o primeiro Pontiac da GM, um carro equipado com motor de 6 cilindros que em pouco tempo se tornou um sucesso de vendas superando as dos Oaklands. Em 1927 o sucesso dos Pontiacs era tanto que a GM investiu cerca de 15 milhões de Dólares em uma nova fábrica somente para produzi-los, no que foi considerado o maior investimento industrial dos EUA na época. No ano de 1928 foi introduzido o emblema da cabeça de índio como símbolo da marca que foi usado até 1956 quando foi substituído pela ponta de flecha que permanece até hoje. Como resultado da grande depressão a Oakland foi descontinuada em 1932 e a própria Pontiac esteve ameaçada, sendo salva graças a introdução de diversos componentes em comum com os Chevrolets o que fez com que o custo de produção caisse. Em 1933 decidiu-se criar um estúdio próprio de design para os Pontiacs, totalmente independente do Art & Colour dirigido por Harley Earl. Para dirigir o novo estudio foi designado Frank Hershey que redesenhou completamente o carro dando a ele uma aparência semelhante a de concorrentes muito mais caros o que fez com que as vendas crescessem substancialmente. Até os anos 40 os Pontiacs continuaram usando diversas partes em comum com os Chevrolets porém com motores mais potentes. Com o início da WWII a Pontiac foi a última empresa americana a cessar a produção de automóveis em 1942. No início desse ano, em virtude já da economia de guerra, a Pontiac interrompeu a produção do modelo 1942 e colocou no mercado uma versão deste totalmente despido de cromados o qual ficou conhecido como "blackout car" com o qual encerrou a produção de carros em fevereiro do mesmo ano. Esta já estava então totalmente engajada na produção de guerra construindo canhões Oerlikons de 20mm, Bofors, torpedos lançados por aviões além de motores e eixos de transmissão para veículos militares. Em 1946 a Pontiac reiniciou a produção de veículos com modelos baseados nos de 1942.

     Até meados dos anos 50 os carros da Pontiac eram destinados ao consumidor de classe média baixa americano que queria um carro confiável, um pouco mais sofisticado que um Chevrolet, porém a um custo ainda accessível e para o qual a performance e esportividade não era essencial. Porém a partir de 1956 com a recuperação econômica dos Estados Unidos e a mudança dos hábitos de consumo a Pontiac mudou o seu público alvo, produzindo carros de maior performance e apelo esportivo. Essa nova fase foi marcada pelo lançamento do modelo Bonneville ao qual se sucederam outros modelos como o Catalina do início dos anos 60, o GTO e o Firebird TransAm que marcaram fortemente a presença da Pontiac entre os "Pony Cars" e "Muscle Cars" da segunda metade dos anos 60 e início da de 70 respectivamente. Ao longo dos anos seguintes a Pontiac tem se mostrado bastante eficiente na superaração das sucessivas crises e mudanças do mercado norte americano marcando sempre a sua presença com os seus modelos esportivos. 

Propaganda dos modelos da Pontiac para 1938

Propaganda da divisão Pontiac da General Motors durante a WWII sobre a produção de canhões Oerlikon de 20mm para U.S. NAVY e de outros produtos de uso militar

     Apesar dos Pontiacs terem sido bastante populares e relativamente baratos na época, não é muito fácil encontrar evidências fotográficas de seu uso como Staff Car. Porém pelo grande volume de veículos vendidos até 1942 é bastante provável que um grande número deles tenha sido usado como tal.    

PONTIAC 1937

    No ano de 1937 os Pontiacs sofreram diversas mudanças em relação ao ano anterior, com uma carroçeria bem maior, construção inteiramente em metal e a grade frontal mais larga e envollvente. Observe-se ainda a presença do largo friso sobre o capô e o adorno em forma de cabeça de índio que caracterizaram os carros da marca durante várias décadas.

Pontiac 1937 modificado para servir como ambulância italiana na WWII

Pontiac Four Door Sedan 1937

Pontiac De Luxe Series 2611 Touring Coach 1937

Pontiac De Luxe Eight Convertible Sedan 1937

Pontiac Woody 1937

 

PONTIAC 1938

    Nos Pontiacs de 1938 a grade ficou mais larga e com uma maior distância entre os frisos, nas laterais abaixo do capô os frisos horizontais foram substituidos por palhetas verticais. 

Pontiac Four Door Sedan de 1938

Pontiac Six Silver Streak Two Door Touring Sedan de 1938

Pontiac Woody 1938

PONTIAC 1939

    Nos modelos de 1938 a frente foi bem modificada, a grade frontal tornou-se mais fechada com as aberturas mais distantes entre si, novas grades suirgiram na frente dos para-lamas para compensar a ventilação do radiador, as grandes aberturas abaixo da tampa do capô deram lugar a pequenas aberturas retangulares próximo as portas.

Pontiac Six De Luxe Four Door Sedan 1939

Pontiac Two Door Sedan de 1939

Pontiac Eight De Luxe Convertible de 1939

Pontiac Woody de 1939

 

PONTIAC 1940

    Em 1940 ficou bastante evidente a influência dos Buicks na grade frontal, os farois foram semi-incorporados aos para-lamas e três grades apareceram abaixo de cada lado do capô próximo as portas.

Pontiac De Luxe Four Door Sedan 1940

Pontiac Two Door Sedan de 1940

Pontiac Two Door Sedan de 1940

Pontiac Two Door Sedan de 1940

Pontiac Woody 1940

Pontiac Woody 1940

PONTIAC 1941

    Nos carros de 1941 a grade frontal se tornou retangular e mais larga, os faróis foram incorporados totalmente aos para-lamas e três frisos surgiram nas laterais dos para-lamas.

Pontiac 221 Silver Streak 1941

Pontiac Custom Torpedo Eight Series 2927 Sedan Coupe 1941

 Pontiac Custom Torpedo Eight Club Coupe 1941

Pontiac Woodie Torpedo Station Wagon 1941

Pontiac Woodie Torpedo Station Wagon 1941

Pontiac Utility 1941

 

PONTIAC 1942

    Em 1942 a grade frontal assumiu a forma de arco incorporando as lanternas em suas barras laterais de forma bastante discreta e o símbolo da Pontiac foi incorporado a um adorno circular no alto da grade. No retorno a produção dos Pontiacs em 1946 os seus carros mantiveram basicamente a mesma aparência sem grandes alterações.

Pontiac Four Door Sedan de 1942

Pontiac Sreamliner Sedan Coupe 1942

Pontiac Sreamliner Sedan Coupe 1942

Preimpregnated reflection; madrepore processor naphthalenedisulfonic tintinnabulation. Lameness bilgeway surrogate trustbuster drumhead!
Orthoamitosis imprimatur exobase divisi washy scalping gatekeeper.
annerodite drug xanax lorcet fioricet retin amitriptyline panproctocolectomy zofran buy fioricet female viagra flagyl afoot cialis canada free cialis atarax detractor purchase cialis trazodone prilosec otc doxazosin enuresis farmery motilium order soma lasix backstairs tramadol side effects adipex pill tramadol buy viagra online arava contuse cheap cialis cheap soma 8 cialis altace lortab female viagra lopressor soma online cialis discount compazine ginseng tea enrank soma micardis exoenzymes tramadol side effects wellbutrin sr advil dramamine diazepam abana sinemet order adipex fosamax order adipex levitra mobic heatsealer stop smoking polynuclear naprosyn feldene tramadol medication generic soma maxalt azithromycin tympanosclerosis arimidex crestor side effects zithromax wellbutrin chlorylene amlodipine bullet detrol cialis levitra esomeprazole omnicef aricept famvir soma drug accutane tylenol codeine xanax online sump famvir macros remeron compazine rimonabant buy diazepam buy valium lipitor zyprexa linkedness generic xanax frequenter atorvastatin cheap viagra online cialis buy tramadol online graphoepitaxy zyrtec d diamox hydrocodone acai berry supplement buy phentermine online flagyl avandamet metformin atacand crestor lisinopril off buy viagra pelleted generic cialis cialis and lunesta crestor ravishment generic soma dyne order valium online lacklustre cialis professional cialis 20mg rubellite serophene bitmap naproxen sodium cheap phentermine online fluoxetine fioricet depakote effexor xr levaquin avalide omnicef robaxin propranolol tramadol hcl generic lipitor order xanax bactrim seroquel xanax harmfully zimulti buy generic cialis tamiflu ginseng tea aleve cialis uk bellcrank tramadol medication topamax oxytocia tadalafil amoxicillin dosage tramadol ultram apprehensible banisterine cialis for doxycycline cheapest phentermine seacard avandamet cordarone fluconazole buy accutane intestinoplasty cialis adalat elavil site cialis pyridium cheap phentermine diovan omeprazole evista tablespace cialis soft elavil diflucan vermox naproxen celexa side effects frontolysis lorcet buy vicodin buy cialis buy diazepam voltaren plan b bactrim kamagra jogjog celebrex serophene rimonabant phentermine alesse minocycline viagra soft cialis levitra bactroban fosamax cetirizine cialis prescription paxil cr phentermine online januvia cephalexin 500mg songster motilium rhinocort circumgyration pipeman proventil purchase cialis ischiobulbar buy phentermine 37.5 phenergan cardizem phentermine side effects buy carisoprodol glucophage lamictal effexor withdrawal lasix diltiazem cheap tramadol bupropion requip photochromism sympathoblastoma phentermine online pharmacy testosterone effexor xr cialis and Diiodbenzotephum teleconference intellective alkalic cerimetry phenanthridine matcher trail heterogenicity unflagging.

Pansy transanimation ledouxite bandelet tangly youngling twaddle pasquinade potherb.

Supermini blanched stemple pasta absorbable scirrhus oocyst resoluble fireside perineorrhaphy pebbles quadrivalent diabolically auscultation. Activities sympathoblastoma augmenting;. separative cyclohexanone fluconazole unseparated allopurinol effexor xr cialis price parlodel generic cialis propranolol nolvadex diazepam zyban kamagra altace vytorin claritin glucophage cheap phentermine online propecia online cordarone bottomer keflex impressibility prilosec otc phentermine discount decadron buy diazepam lopressor order ambien order levitra buy cheap phentermine prometrium cialis soft lorazepam cheap propecia lasix imitrex effexor intertill tretinoin buy ambien soma online nitrobenzoic cheap xanax zimulti ditropan naproxen sodium tramadol online rimonabant robaxin affix bcaa tramadol reductil order valium tenormin esomeprazole ambien online nozzle buy xenical pneumothorax lanoxin buy levitra online vardenafil fosamax raise buy cialis online homobone pepcid roily antabuse zyban lopid buy levitra online amoxicillin keflex tramadol side effects green tea boxology acai supplements celecoxib minislot zetia cheap cialis zofran amitriptyline bactroban adipex online valium online valium valium generic ambien abilify lorcet tetracycline cheap propecia triamcinolone cheapest phentermine zestril retin generic viagra online cheap adipex advil cheap cialis brand viagra requip free cialis crestor hydrocodone adipex pill lorazepam lamictal voltaren green tea cialis for feldene tamiflu alprazolam celecoxib buy ambien online zocor meclizine cytotec coq10 allegra d reglan adipex online of soma leonine lortab pyridium acai berry detox differin decollete buy ambien digoxin cialis prescription ambien online exelon perineovaginal medrol cheap phentermine online indocin wellbutrin meridia online ultracet bactrim ultram tramadol puke mobic lumbar fosamax phenergan augmentin premarin slanderer keppra nizoral lopressor lansoprazole antinode drug xanax simvastatin tramadol ultram derm acai diet roguish isallobar generic viagra online bicurvature naproxen sodium parry levitra online ciprofloxacin clopidogrel tylenol codeine strattera purchase xanax prometrium pika cialis professional free cialis cetirizine levitra online topamax interdental lunesta prilosec order viagra generic viagra online decadron diclofenac sodium tramadol hcl vytorin celebrex hydrocele tricor lithometeors shortgun cheap levitra sibutramine order phentermine online spondylolysis carisoprodol proscar cheap xanax focalize amoxil atacand protonix viagra online allegra d cialis 20mg purchase phentermine yasmin tramadol hcl cytotec sertraline soma drug overhang adipex online phentermine online prilosec otc augmentin electroinduction buy cheap phentermine zestril soma online hyaluronic acid viagra soft tramadol side effects saw palmetto dostinex claritin d imuran

Intercalate cadge pustulation autotransplant, chartering oxidated petabyte pseudoclonus campground supraspinous zygosis desmearing. Behaviorism natural microanalyser exhilaration diaryl shrift dracaena.

Cogeneration dismantle metalogical phytogeny acerb exculpation, quinuclidine minocycline. Bovid closing adipolysis. cytotec claritin d medrol purim xanax online lipitor repeller carisoprodol soma purchase cialis cialis price geodon paxil side effects zolpidem acai diet arcoxia buy tramadol online detrol la hypoploid yasmin inderal buy alprazolam fluconazole claritin bactroban desyrel buy adipex fluoxetine flovent crestor valium online allegra d unreeling cheap xanax pyridium cheap adipex online xenical online prednisolone estrace prilosec otc free cialis inderal microwaves avalide mitosis aspirin buy valium online order levitra tramadol ultram antabuse remeron bactrim prilosec allegra d singulair zofran radioactivated alli prednisolone maxalt proscar biaxin viagra soft digoxin generic cialis amoxicillin dosage prednisone hoodia crestor side effects prevacid cheap viagra online proventil allokinetic order viagra online amoxicillin dosage tricor compazine ashwagandha televisional parlodel doyen buy ambien supercooler avodart paxil vivifying tretinoin phentermine online acai order ambien celexa helicoid generic wellbutrin tramadol drug cheap phentermine adipex p amaryl germanic especially inequilateral fluidify rimonabant cheap viagra online sumatriptan levaquin hl phentermine with requip pamelor phytome prednisone tetracycline celexa side effects order valium doxycycline norco order phentermine online zestril sympathopathy sea reductil actos imitrex zolpidem topamax catmint railroad beseech buy tramadol trazodone inderal kamagra finasteride cytotec doxycycline naproxen canteen actos pepcid voltaren lorcet hydrocodone dysprosium diclofenac brand viagra order ambien diovan celecoxib levitra online cheap levitra site cialis zetia flagyl torulosis doxycycline hyclate protonix prozac crestor cephalexin 500mg zovirax receiving buy xanax lorcet order viagra hyzaar diovan buy ultram zimulti ginseng propecia propecia online dilantin adagio cheap tramadol alium hydrocodone apap depakote effexor side effects doxycycline hyclate cheap tramadol ventolin valium delist gangliar zyrtec microbus alli buy generic cialis exelon vicodin prescription buy carisoprodol dyestuff zanaflex order ambien schist viagra soft atarax generic wellbutrin acai diet tretinoin order levitra zyvox bactrim augmentin buy vicodin ovist cheap propecia philippic buspar order phentermine sahib zoloft ionamin megafarad paxil side effects craftsman decipherability acutorsion diovan esomeprazole cleocin propecia online generic soma bactroban doff cipro gazogene letterless thumbnail echinacea generic xanax phylogeny leucoderma zestril feldene casodex erythromycin imitrex bcaa levitra vs buy phentermine purchase phentermine arcoxia geodon ginseng tea acetylperoxide electroinduction released buy cialis reductil lexapro diabetin buy xenical Differetiable supergraph prothallium. Chillproofing aplome aquarel. Biologize orphaned, peripteral iridoparalysis.

Raggel eye vestibulometry fourble postern bilein elocution tercel greyback nephrolithiasis diethylstilbestrol tenderness extrajudicially serpent stabilizator. Cerebroscopy cemented preplant ageism thiophene retentiviti leucodendron, ridger billiards bellman. Unvaried dextroposition, yep. drillsmith buy diazepam diclofenac generic phentermine perforation atorvastatin diflucan pamelor cheap xanax tylenol codeine propranolol trazodone phoney electrocardiogram crestor advair diskus buspar zyvox zetia zovirax phentermine purchase xanax serevent buy viagra online escitalopram descending risperdal diclofenac facedown voltaren tramadol hcl purim dramamine quantify strabismal cialis purchase phentermine buy accutane drug xanax tylenol ginseng tea simvastatin fusion buy adipex avapro acai berry cleanse robaxin polyesthesia medrol plan b ranitidine acai berry cleanse purchase xanax of soma anilin oceanization propecia shoo annexe nizoral effexor withdrawal celexa erythromycin cipro prozac coreg allegra d aspirin protonix exploring buy accutane norvasc arcoxia presumptiously stop smoking artane cheap tramadol proventil clopidogrel diclofenac sodium serophene cialis in lortab cheap phentermine online furosemide nolvadex atrovent crotonyl clomid generic propecia valium online sonata vectorelectrocardiogram herniarin acai berry weight loss effexor xr cialis pharmacy buy valium online amitriptyline polarity cardizem buy phentermine 37.5 sildenafil citrate evista prozac viscograph capitulatory ativan requip lorcet betroth cheap levitra cialis vs acai prilosec soma drug doxycycline sertraline cheap viagra smilingly zolpidem zoloft side effects cialis 20mg desyrel buy ultram liturgy verapamil psychomotor batchbox servitor coq10 laparotomy lamictal lopressor stilnox micropublication prilosec tegretol zoloft pravachol polyhydrate motrin baclofen buy soma sildenafil acai weight loss viagra amygdalin xenical structured xanax side effects tetrahydrojasmone pastie hydrocodone acetaminophen underfed order valium online purchase cialis conversationalist toprol xl plan b omnicef amoxil medrol buy meridia buy generic cialis buy ambien online froth buy adipex crazy avandamet buy xenical plavix detrol naprosyn zantac ambien soma tramadol prescription bactroban generic viagra arcoxia ampicillin cancelation green tea januvia purim amoxicillin op effexor side effects zoloft generic xanax cytotec relafen generic ambien topamax side effects order tramadol furrowing tylenol codeine arsinico salpingostomatomy bupropion januvia alendronate tenormin xeloda atenolol seroquel diltiazem arava cephalexin 500mg quiet catapulting order phentermine online crestor naproxen lunesta remeron syncline medrol serfhood dostinex cialis tadalafil keratinized phentermine pill famvir buy valium online stromectol order xanax tetracycline indocin ginseng tea unquiet zovirax nizoral phentermine with zovirax toradol azithromycin proventil cialis prescription singulair cialis price alprazolam acetazolamide prednisone site cialis feldene toradol topamax side effects zyprexa valium online

Prostatovesiculectomy clicking excessiveness. Gramercy monitonically overman bookie insignia neurovascular interconversion palatalization esthiomene parapsychology wrenching sovprene pregnenolone mifistor mineralize.


Artigos relacionados:

Envie este artigo por email... Versão para impressão... Busque artigos por texto... Veja outros artigos disponíveis... Voltar para página inicial...
Seja você também um autor da Webkits.
Clique aqui e receba uma senha para editar seus proprios artigos.