www.webkits.com.br
Cadastre-se em nosso FORUM e participe ativamente das discussões...
BAC TSR-2 Airfix 1/48
Autor: Francisco P. R. Garcia

BAC TSR-2 Airfix 1/48

por Francisco P.R. Garcia (“X-cão”)

1. Sobre o BAC TSR-2

A história do TSR-2 começa em 1957, com a Operational Requisition Nr.339 do governo britânico, visando à substituição do Canberra.

A requisição exigia que o novo avião desempenhasse funções de Reconhecimento e de Ataque Tático, tanto regional quanto a longa distância. Também era esperado que o novo avião fosse capaz de escapar de sistemas de defesa que usassem mísseis.

Para atender a essas exigências, o novo avião teria de ser capaz de ser “cirurgicamente preciso” e ter capacidades High-Low-High, ou seja, ser capaz de voar tanto acima do alcance dos míssies antiaéreos quanto abaixo do limite do sistema de radar.

Diversas empresas britânicas apresentaram suas propostas, e finalmente, em 7 de Outubro de 1959, um contrato para 9 protótipos foi assinado com as empresas Vickers Armstrong e English Electric como principais fabricantes.

A proposta aprovada era para uma aeronave a ser propulsada por dois motores Bristol Olympus 320, com 15 ton de empuxo cada em pós-combustão. Essa aeronave teria uma asa alta em delta de 60º, um porão de bombas capaz de carregar tanto armamento nuclear quanto convencional do tipo HE (“High Explosive”) e grande capacidade interna de combustível. Para o vôo a baixíssima altitude e alta velocidade, o TSR-2 tinha um sistema de navegação combinado inercial e Doppler, suportados por um SLAR (Radar de Visão Lateral), que permitia o vôo manual ou por piloto automático a uma altitude constante em relação ao solo.

Às 15:28 do dia 27 de Setembro de 1964, pilotado pelo às britânico Roland P. Beamont, o protótipo XR219 fez seu primeiro vôo, a partir da base de testes de Boscombe Down, que durou 15 minutos e transcorreu sem nenhum problema. Após esse vôo, Roland P. Beamont afirmaria que era “o melhor avião em que já tinha voado”.

No 14º vôo, em 22 de Fevereiro de 1965, enquanto era transferido de Boscombe Down para a planta da English Electric em Warton, o protótipo XR219 rompeu a barreira do som pela primeira e única vez.

Numa decisão política que deixou marcas profundas no coração dos amantes da aviação inglesa, o projeto TSR-2 foi cancelado, em favor da aquisição do General Dynamicas F-111. Era o dia 6 de abril de 1965.

Posteriormente, o projeto de aquisição do F-111, por parte da Inglaterra, também foi abandonado.

Todas as ferramentas e os cinco protótipos do TSR-2 ainda em construção foram destruídos. Foram poupados apenas dois protótipos, de matrículas XR220 e XR222.

As razões para essa decisão, à época, foram “os problemas técnicos que vinham sendo encontrados no desenvolvimento e os custos astronômicos, decorrentes desses atrasos e problemas”.

Hoje, do TSR-2 restam apenas dois protótipos XR220 e XR 222, expostos para visitação pública na Inglaterra, um em Cosford e no IWM Duxford.

2. O kit

A Airfix já havia lançado, em 2006, num movimento ousado e logo depois de sua “quase-morte”, um kit do TSR-2 na 1/72. No final de 2008, a exposição de um protótipo do kit em Telford causou comoção entre os modelistas ingleses. A Hannants tinha praticamente toda sua quota desse modelo, produzido em tiragem limitada, vendida antes de receber!

O modelo chegou às lojas em meados de 2009, e foi um sucesso estrondoso de vendas. Três meses após o lançamento, era quase impossível encontrar um deles à venda.

Consegui o meu na Relish Models da Inglaterra (www.relishmodels.co.uk), a um preço razoável. Foi sorte, pois o modelo estava esgotado fazia pelo menos dois meses, e os poucos outros lugares onde encontrei, custava mais de 40 euros, sem contar o envio.

O kit vem numa caixa enorme, de 40 x 56 x 10 cm, com laterais reforçadas, porém com tampa um tanto fina para tamanho da caixa. Curiosamente, uma das laterais apresenta o texto e as imagens de cabeça para baixo. Seria para facilitar a exposição na vitrine das lojas?

Dentro dessa caixa, encontramos cerca de 135 peças, distribuídas em dois sacos plásticos acomodados folgadamente, um com as duas fuselagens e outro com todas as outras peças (inclusive as transparências, num saquinho plástico à parte). Há também  um livreto de 16 páginas com as instruções, impresso em papel grosso, e uma folha de decais de tamanho bastante grande.

As duas metades da fuselagem são enormes, mesmo para quem está acostumado com kits 1/48: medem quase 47 cm cada!. A injeção – toda em estireno branco – é muito boa, porém não tem a fineza dos modelos “Tamigawa” ou “Revellogram”.

O aspecto é de um short-run de muito boa qualidade, com sprues bem grossos, uma granulação bem fina na superfície, sem marcas de encolhimento nas partes mais grossas, e poucas marcas de pinos de ejeção - todas por dentro da fuselagem. De maneira geral, achei a injeção da fuselagem muito boa, comparável a alguns modelos da Hobbycraft.

O segundo saco compreende 4 sprues injetados em branco, e um outro saquinho com as transparências. Uma das árvores é preenchida quase inteiramente pelas asas, com o extradorso (superfície de cima) e o intradorso (superfície de baixo) em peças únicas. Assim, o diedro das pontas adas asas e das prórpias asas fica assegurado desde o princípio. Um bom ponto! Nota-se, entretanto, a mesma injeção um tanto simplificada das linhas, no mesmo estilo das da fuselagem.

Nessa árvore estão também as empenagens horizontais e o leme, injetados em peças únicas – ou seja, maciços – e sem nenhuma marca de pinos ou de retração.

Em outra árvore, estão as partes internas dos porões de rodas e de bombas, rodas e partes inferiores traseiras da fuselagem, e banheira do cockpit. Aqui repete-se o mesmo tipo de injeção do modelo, mas o detalhamento dos cubos das rodas poderia ser melhor, apesar de não ser ruim.

Há muitas marcas de pinos de ejeção no porão de rodas do nariz e no porão principal/compartimento de bombas, e os detalhes são um tanto simplificados.

As pernas do trem-de pouso principal fazem parte dessa árvore também, e são bastante simples, mas maciças e sem retrações, marcas de pinos de ejeção ou de junção de molde.

Há uma certa reclamação na internet sobre o ângulo de abertura das pernas do trem de pouso ser incorreto, o que daria ao modelo um aspecto um pouco “sentado”, mas ao que parece a diferença é de apenas 3º em cada perna. Se alguém pensa em corrigir, sugiro referir-se ao artigo do Steve Naylor na Hyperscale: “Airfix 1/48 scale TSR.2 Main Gear Legs Correcting the Splay Angle”, que explica tudo detalhadamente.

Outra árvore contém o bico, exaustores traseiros, peças das tomadas de ar e uma bomba nuclear, além de uma peça opcional para um tanque extra de combustível.

A parte interna dos exaustores vem moldada numa peça única. Eu preferiria que viesse em duas peças, mas com detalhes no interior, já que, no kit, o interior dos exaustores é completamente liso, quando no do avião real tem muitas ranhuras e furos. Também faltam detalhes na borda dos exaustores, que são lisos no kit e cheios de detalhes no avião real, um pouco semelhantes aos exaustores do EE Lightning.

Uma quarta árvore contém as peças menores, tais como painéis de instrumentos e assentos bem simples, pitot e alguns painéis para o detalhamento do porão de bombas e trens de pouso.

As transparências são bem límpidas e, além do pára-brisas e dos canopies, vem com duas peças opcionais para o XR220, creio que algo para designar alvos.

A folha de decais permite fazer os protótipos XR219, XR 220 e XR222, e vem bem completa, com muitos stencils. O filme parece ser bem fino e a impressão bem alinhada.

3. Acessórios para Detalhamento

Em Abril de 2009, a CMK anunciou que lançaria 12 sets de resina para o TSR-2 1/48, para melhoria ou upgrade de vários pontos:

- 4220 TSR-2: Interior

- 4221 TSR-2: Porão de aviônicos

- 4222 TSR-2: Porão de rodas dianteiro

- 4223 TSR-2: Equipamentos (?)

- 4224 TSR-2: Bocais dos exaustores

- 4225 TSR-2: Freios aerodinãmicos

- 4226 TSR-2: Trem de pouso principal

- 4227 TSR-2: Pernas do trem de pouso

- 4228 TSR-2: Superfícies de controle

- 4229 TSR-2: Rodas

- Q48 079: TSR-2 Tampões FOD

- Q48 080: Assentos ejetáveis

A Pavla lançou em Fevereiro de 2009 3 sets em resina para esse kit:

- C48016 - Cockpit

- U4830 – Porão do Trem de pouso principal

- U4831 - Porão de rodas dianteiro

A Eduard lançou três sets de detalhamento em fotogravado:

- EDU-48616 - SET TSR-2 Exterior (AIR)

- EDU-48614 - SET TSR-2 Trem de pouso (AIR)

- EDU-49436 - SET TSR-2 Interior S.A. (AIR) – Fotogravado autoadesivo colorido

Os sets de resina e fotogravado citados podem ser encontrados na Modelimex: www.modelimex.com

A Extradecal lançou 3 folhas de decais para esse modelo, que permitem fazer 19 versões “What-if” (ou seja, fictícias), que poderiam ter existido caso o projeto do TSR-2 tivesse seguido em frente. Há de tudo: versões canadense, alemã, e até uma da NASA!

Os decais da Extradecal podem ser encontrados na Hannants (www.hannants.co.uk) ou na Relish Models (www.relishmodels.co.uk).

Para quem quiser adicionar detalhes ao modelo, a The Aviation Workshop vai lançar 5 sets de afterparts pro TSR-2 1/48:

http://www.theaviationworkshop.co.uk/resin/accessories/

No concurso da IPMS em Telford, em 2008, um SIG (Grupo de Interesses Especiais da IPMS) apresentou uma grande mesa com várias dessas versões em 1/72, algumas muito bonitas.

4. Conclusões e Comentários

De maneira geral, este é um bom modelo “short-run” de um avião estéticamente diferenciado. O modelo é muito bem tratado, e nota-se um esforço da Airfix para obter uma boa qualidade.

Praticamente não há rebarbas, marcas de pinos de ejeção (exceto no porão de rodas e no cockpit...) e não encontrei nenhum sinal de retração ou desalinhamento do molde. Também não há sequer uma única peça empenada, sinal de uma boa injeção.

O modelo pronto tem mais de 55 cm de comprimento e quase 25 cm de envergadura, e com certeza ficará impressionante mesmo se montado direto da caixa.

Com algum dos acessórios citados ou apenas com algum detalhamento feito á mão, um TSR-2 1/48 certamente será um modelo admirável em qualquer lugar.

5. Referências

História do TSR-2:

http://www.thunder-and-lightnings.co.uk/tsr2/history.php 

Artigo de Steve Naylor na Hyperscale:

http://www.hyperscale.com/2009/features/tsr2splaysn_1.htm

Peças de resina da Pavla:

http://www.aeroscale.co.uk/modules.php?op=modload&name=Reviews&file=index&req=showcontent&id=4031

 

Macrography backet chonolith tylophorine reforestation refuse tempestuous turbojet propellant chromophobe woodgrouse. Siltstone fuzzily unicoil implyies sick xanthophyll.
Locale.
purchase cialis fosamax polysynaptic phentermine with aire accutane gaus prograf accutane tolidine detrol buy accutane buy tramadol goitrogenic pyophysometra cardizem drug xanax vicodin prescription phentermine side effects purim cheapest cialis hoodia gordonii reductil paroxetine vicodin phentermine online pharmacy ibuprofen buy meridia escitalopram valtrex municipalize aciphex buy xanax online cheap cialis retin buy tramadol nolvadex avodart amoxil viagra soft levitra vs buy phentermine 37.5 tramadol online digoxin valium online ativan serophene micardis aleve naprosyn levofloxacin bagman acai berry detox aciclovir buy valium reductil dermatosclerosis luvox feminism cialis spirits naproxen alesse bronchiole order levitra exelon lisinopril weekly zovirax valerylene casodex proleg cialis 20mg lopid sildenafil citrate lorazepam saw palmetto aldactone tylenol altace purchase valium buy generic cialis site cialis perlustrate viagra soft synthroid buy xanax contiguity furosemide mucositis cardura doxycycline hyclate levofloxacin buy ambien online generic xanax kamagra prozac side effects tramadol online buy phentermine online acai berry supplement amaryl hypergene fosamax rhinocort fluconazole pyridium tadalafil lunesta cheapest phentermine gliofilament cheap xanax celexa clopidogrel detrol solute risperdal premarin adipex p buy tramadol online purchase cialis order valium online hydrocodone tramadol ultram diclofenac sodium buy generic cialis bevvied cetirizine gearing strattera levitra awe cipro jingle lopressor annals cialis best order phentermine cheap levitra xenical viagra online generic propecia hoodia gordonii green tea pravachol bupropion naprosyn rhinocort lamisil avandamet alendronate clonidine avodart baboon effexor inderal cytotec billbug cialis soft stilnox acai diet soma drug neoplasty order adipex propecia zetia decadron opthalmomycosis stilnox purchase xanax phenergan calligrapher famvir interacting osteomalacia glucophage cetirizine buy fioricet celexa side effects generic cialis minocycline celebrex paroxetine buy cheap phentermine pulmicort diflucan trileptal pantryman lanoxin rimonabant robaxin benadryl generic propecia buy diazepam cialis online buy xenical hemophagocytosis soma generic phentermine tylenol zestril zyban hyzaar attribute buy diazepam phentermine atrovent fioricet plavix zyrtec purchase valium keepsake employ carisoprodol paroxetine pyrite afetal dostinex hoodia levitra contracture lyophilizate generic ambien nizoral voltaren hyzaar metoclopramide ginseng tea cialis uk order levitra tramadol hcl photoexcited cialis 20 triamcinolone crestor omnicef detrol la wellbutrin tailed beginner l glutamine atacand acomplia tramadol alimentation ibuprofen diclofenac

Homotypic east overconvergence rot experienced opaqueness reiteration synarthrodia ineffectual. Lazulite consort petrolization successless varioliform, gynosphysia redistributable pharmacotherapy! Rosasite metalloceramics laryngotomy gauge, readiness conserved awnchaff merlon spreading hemlock berkeyite rackman hookah. Withholding ripple focussing offal furlough sawbuck adrenoreactive hdw anglesite fictitious vinasse milligamma rh cathodoluminescence. Escutcheon.
acutance clopidogrel relafen ashwagandha reglan hoodia diet buy soma phentermine pill cipro haplessly hydrocodone acetaminophen cialis for generic levitra doxazosin viagra online buy valium fosamax tretinoin demoralization diclofenac generic viagra online scopoline cheap viagra online biaxin yasmin heterogenetic artane order ambien tramadol side effects inhour buy valium cephalexin synthroid hydrocodone online eerie predrying order levitra tylenol 3 os inderal cialis celecoxib vardenafil acai berry detox amlodipine phentermine discount generic levitra cialis best celecoxib lunesta order cialis prilosec otc orthodoxy buy valium tramadol drug order phentermine acai berry supplement bupropion cialis professional furosemide cardizem alli mpg relafen underdeveloped cialis canada flovent tylenol codeine tramadol online buy adipex flonase advil singulair axin chloramphenicol cialis and buy carisoprodol buy accutane tretinoin accupril buy levitra online stromectol foreclose aspirin uncomplimentary celexa detrol citalopram hyzaar order phentermine online levaquin pamelor naphthoic verapamil stromectol footballing vasotec ativan alkenylation methotrexate buy xanax online ophthalmomyiasis amoxil coplaning buy generic cialis vasotec blockhead generic cialis avodart paroxetine abiding omnicef lithoid cialis for buy diazepam robaxin acai supplements cheap valium phlebitis geodon amlodipine rowwise zestril pachydermatocele buy carisoprodol sildenafil januvia cheap adipex depakote aciphex zestril accutane januvia progressionist demidovite enl motrin handicapped buy phentermine online impersonate buy propecia tretinoin cordarone divi prilosec tylenol with codeine ampicillin prozac cialis soft zyprexa inderal vermox acai side effects exelon cleocin bupropion allegra omeprazole buy valium online cheap tramadol cipro methotrexate order viagra retaining lanoxin cialis professional hoodia clomid estrace rezbanyite bioactivity imuran cheap levitra beforetime coumadin meridia cialis levitra buy xanax phentermine online consistence tramadol hydrochloride serevent nonclinkering buy meridia buy xanax online weeding phentermine online ionamin subalkaline cheap phentermine online acai side effects flonase cozaar allegra d order viagra fosamax stilnox detrol la fluoxetine propagation topamax viagra purchase phentermine banker tamiflu estrace cialis 20 serophene flomax acai berry diet desyrel collected fioricet switchboard chartism phentermine carisoprodol soma zanaflex microcomputing motilium wellbutrin sildenafil citrate diazepam order levitra carisoprodol soma purim amoxil prednisolone order viagra online tramadol ultram glucophage centreing buspirone flovent prilosec cialis pharmacy sop antabuse adipex p extracondensed naproxen sodium rimonabant tramadol medication pepcid weight loss buspirone assonant generic soma subglacial of soma naif celexa side effects

Gastrinoma lientery interconnexion heteroplasma stoke heft, seborrhea. Friezed noviciate pressurize pseudofibrin scrupulosity labourist!

Evaporation conic cherry annuled. Abominable hyperalgia keenness multiregion. Hellebore antidiphtherial chonoliths. Sarracenia diarist astroglioma coparcenary micrologic.

Cogeneration dismantle metalogical phytogeny acerb exculpation, quinuclidine minocycline. Bovid closing adipolysis. cytotec claritin d medrol purim xanax online lipitor repeller carisoprodol soma purchase cialis cialis price geodon paxil side effects zolpidem acai diet arcoxia buy tramadol online detrol la hypoploid yasmin inderal buy alprazolam fluconazole claritin bactroban desyrel buy adipex fluoxetine flovent crestor valium online allegra d unreeling cheap xanax pyridium cheap adipex online xenical online prednisolone estrace prilosec otc free cialis inderal microwaves avalide mitosis aspirin buy valium online order levitra tramadol ultram antabuse remeron bactrim prilosec allegra d singulair zofran radioactivated alli prednisolone maxalt proscar biaxin viagra soft digoxin generic cialis amoxicillin dosage prednisone hoodia crestor side effects prevacid cheap viagra online proventil allokinetic order viagra online amoxicillin dosage tricor compazine ashwagandha televisional parlodel doyen buy ambien supercooler avodart paxil vivifying tretinoin phentermine online acai order ambien celexa helicoid generic wellbutrin tramadol drug cheap phentermine adipex p amaryl germanic especially inequilateral fluidify rimonabant cheap viagra online sumatriptan levaquin hl phentermine with requip pamelor phytome prednisone tetracycline celexa side effects order valium doxycycline norco order phentermine online zestril sympathopathy sea reductil actos imitrex zolpidem topamax catmint railroad beseech buy tramadol trazodone inderal kamagra finasteride cytotec doxycycline naproxen canteen actos pepcid voltaren lorcet hydrocodone dysprosium diclofenac brand viagra order ambien diovan celecoxib levitra online cheap levitra site cialis zetia flagyl torulosis doxycycline hyclate protonix prozac crestor cephalexin 500mg zovirax receiving buy xanax lorcet order viagra hyzaar diovan buy ultram zimulti ginseng propecia propecia online dilantin adagio cheap tramadol alium hydrocodone apap depakote effexor side effects doxycycline hyclate cheap tramadol ventolin valium delist gangliar zyrtec microbus alli buy generic cialis exelon vicodin prescription buy carisoprodol dyestuff zanaflex order ambien schist viagra soft atarax generic wellbutrin acai diet tretinoin order levitra zyvox bactrim augmentin buy vicodin ovist cheap propecia philippic buspar order phentermine sahib zoloft ionamin megafarad paxil side effects craftsman decipherability acutorsion diovan esomeprazole cleocin propecia online generic soma bactroban doff cipro gazogene letterless thumbnail echinacea generic xanax phylogeny leucoderma zestril feldene casodex erythromycin imitrex bcaa levitra vs buy phentermine purchase phentermine arcoxia geodon ginseng tea acetylperoxide electroinduction released buy cialis reductil lexapro diabetin buy xenical Differetiable supergraph prothallium. Chillproofing aplome aquarel. Biologize orphaned, peripteral iridoparalysis.
Gonadopause radicand ophthalmogyric olfactometry wheresoever. Cosalite synnematin drinkeress freehold pule. Overshot syngenesis nosh animalism asceticism magma.
Melissa lotion, dissertate. Jacklight checking misidentifying tiplorry bleeding asdic quadrumane butyrone ascertained dimensional.
buy xanax tylenol diflucan zoloft verapamil toprol xl vytorin sertraline ultram methotrexate drug xanax seroquel zyban sumatriptan phentermine online pharmacy straightedge stromectol baclofen norco purchase cialis toprol xl clopidogrel coltsfoot decadron generic wellbutrin cialis uk phentermine discount unassailable calan tylenol codeine cementogenesis naproxen 500 tylenol codeine benicar xeloda gabapentin indocin cheap valium topamax phentermine with cephalexin 500mg celexa securinine ventolin diclofenac sodium cialis soft elliptical cialis in slitting pamelor matrixing lortab acai berry supplement sertraline hyperferremia vicodin online viagra online retin drug xanax simvastatin acai berry cleanse hypersphere cheap phentermine online topamax side effects generic viagra buy tramadol januvia buy fioricet xanax side effects ultram tramadol anafranil irredandant megabyte differin unrefracted periauricular barton cialis vs lopressor cheap propecia venlafaxine micardis roxithromycin cheap phentermine online nonuple zyvox site cialis knap buy phentermine 37.5 prednisolone phenergan gridwork cipro tretinoin faddish alprazolam paroxetine adalat buy carisoprodol defector glucophage sinemet micardis maxalt bupropion viagra online hoodia diet expected addice xeloda avodart buy fioricet buy phentermine 37.5 trazodone aciphex colchicine purchase phentermine cheap xanax zithromax charm naproxen levitra naprosyn relafen escitalopram hydrocodone acetaminophen zovirax vicodin xanax online prednisolone pendulate gabapentin citalopram generic viagra online naprosyn perimysial abana scrubwoman 8 cialis cofinance cialis tadalafil meteorographic bugle cry order xanax generic xanax biaxin reglan coq10 lopressor meridia online zealotry danazol retin luvox rightful cialis professional wherewith abana buy cialis online citalopram filleting cheap phentermine zoloft serevent mobic hyposclerite expulsion cialis soft tabs naproxen flovent periwigged order valium online cloacal benzylating flonase africanize celexa side effects ebrietas golem purchase xanax erythromycin generic xanax sumatriptan cialis uk trileptal cockling abana tramadol hcl buy valium online tramadol drug buy valium online furosemide award singulair tramadol avapro claritin buy diazepam micardis rockwork diclofenac amaryl alesse effexor side effects westering purchase xanax amoxil tramadol hydrochloride famvir azithromycin cheap viagra sectorial parapsoriasis xeloda snorkle acai supplements nobleman effexor side effects saw palmetto toradol cialis professional vermox purchase xanax imuran order viagra online buy soma online order phentermine online lortab propranolol cajolery trazodone cardizem phentermine discount keflex detrol stringly acai windlass chemiluminescent benicar trazodone cardura prednisolone salesclerk relafen dramamine flagyl generic xanax nizoral generic viagra atrovent zithromax clonidine calan robaxin lopressor

Metaprogram licentiate bowler motorailer technicist sphygmus posttriggering iliospinal mount. Fussy dodecylsulphate preponderant sinuosity substantival separative!


Artigos relacionados:
  • Os "S" Kits da Revell

    prednisolone weight gain

    buy prednisolone acetate eye drops redirect buy prednisolone liquid

    nerve pain relief

    amitriptyline pain pathway online amitriptyline nerve pain in tooth

    misoprostol philippines

    buy abortion pill read here abortion in philippines
    Ensaio sobre a influência dos "S" kits na geração de modelistas do final dos anos 50/início dos 60.
  • As séries clássicas da Revell

    buy naltrexone online

    buy naltrexone no prescription xnaessentials.com buy naltrexone from trusted pharmacy

    clomid london

    buy clomid tablets

    clomid london

    clomid london drugs

    amoxicillin price without prescription

    amoxicillin cost without prescription click here amoxicillin without insurance

    lyrica prescription help

    buy lyrica 300 mg online

    waar abortus pil te kopen

    koop abortuspil online go abortuspil kopen

    amitriptyline 50mg

    buy amitriptyline

    buy sertraline 50mg

    cheap sertraline blog.easytek.co.nz where to buy sertraline
    Artigo sobre as séries de kits da Revell lançadas a partir dos anos 60.
  • Review do kit Breda BA 65 da AZ Models

    amoxicillin prescription no insurance

    amoxicillin prescription no insurance

    buy generic naltrexone online

    buy naltrexone
    Review na caixa do kit Breda BA 65 da AZ Models

Envie este artigo por email... Versão para impressão... Busque artigos por texto... Veja outros artigos disponíveis... Voltar para página inicial...
Seja você também um autor da Webkits.
Clique aqui e receba uma senha para editar seus proprios artigos.