www.webkits.com.br
Cadastre-se em nosso FORUM e participe ativamente das discussões...
Review do livro "Blindados no Exécito Brasileiro"
Autor: Marcelo Domingues Leite

"Blindados no Exécito Brasileiro"

Review por Marcelo Domingues Leite - Domingues_POA

Olá a todos os participantes da webkits.

Alguns dos companheiros daqui já me conhecem e outros não, por isso julgo importante uma apresentação inicial. Chamo-me Marcelo Domingues Leite, sou militar do Exército e atualmente estou servindo na pequena cidade de Bela Vista, fronteira com o Paraguai no Mato Grosso do Sul. Monto militaria, especialmente a brasileira, desde 2002, me considero ainda um iniciante e busco sempre melhorar meus trabalhos.

Atrevi-me a escrever este review depois de conversar com o Sidney, e por achar maravilhoso o trabalho dos administradores da webkits ao manter no ar um site que tanto contribui com este fascinante hobby praticado pela maioria dos que aqui freqüentam. Julguei que poderia contribuir um pouquinho com estas linhas.

Acredito que estes últimos dois anos estão sendo muito bons para o mercado editorial nacional voltado para o modelismo. Tivemos o lançamento de várias publicações de altíssimo nível que retratam as Forças Armadas Brasileiras de várias épocas. Posso citar como exemplo, a excelente obra do Paulo Bastos/Helio Higushi que nos brindaram com um verdadeiro tratado sobre o Sherman no nosso país.

Mas vamos deixar de conversa fiada e partir para o grande objetivo deste pequeno estudo, que é o de apresentar aos amigos freqüentadores uma impressão pessoal sobre este recente lançamento. Trata-se do livro “Blindados no Exército Brasileiro”, publicado pelo fotógrafo gaúcho Luciano Souza. O autor é natural de espanacialis.org São Sepé, no Rio Grande do Sul e atualmente, exerce a sua profissão na cidade de Santa Maria, também naquele Estado.

Ao tomar conhecimento da publicação do livro, através do site da WK, diga-se de passagem, imediatamente fiz a encomenda do meu exemplar, diretamente com o autor. Ao retirar o livro do envelope, pode-se constatar que se trata de um trabalho realizado com elevado grau de profissionalismo já pela capa. O volume é encadernado em capa dura, impresso em papel de muito boa qualidade e completamente ilustrado.

A imponente capa do livro nos trás um Leopard em pleno “vôo”

Suas 124 páginas em formato 270 x 228 mm nos brindam com fotografias de altíssimo nível e excelente resolução. Não fiz a contagem, mas na capa está a indicação de que a obra contem 160 fotos. O livro nos traz imagens de todos os blindados em operação atualmente no Exército Brasileiro, são eles:

     VBC Leopard 1 A1

     VBR Cascavel

     VBTP Urutu

     VBC OAP M-108

     VBC OAP M-109 A3

     VBTP M113B

     VBC M 41 C

     VBC M 60 A3 TTS

     VBC Leopard 1 A5

     VBE Soc M 578

     VBE Soc Leopard A1 SABIEX

     VBE Soc Berg Panter

    O índice nos dá a variedade de veículos expostos na obra

As fotos trazem vistas de quase todos os ângulos dos veículos, são recentes (período de 2006 a 2009) e apresentam detalhes importantes das configurações dos mesmos. O livro, por se tratar de um trabalho artístico-fotográfico, apresenta algumas fotos trabalhadas, principalmente no tocante a cores. Este detalhe dificulta a visualização dos padrões corretos de camuflagem. Mas a maioria das imagens nos é apresentada de maneira “natural”, ou seja, sem modificações nos tons.

   

Exemplos das fotos com as quais nos brinda o autor, blindados em situação de combate, ao natural e “trabalhadas”

Em todas as fotos os carros estão, como dizemos no Exército, em “situação”, ou seja, foram capturados em meio às manobras do Comando Militar do Sul, este aspecto nos traz uma riqueza de situações onde podemos contemplar os veículos em condições de emprego próximas das reais. São fotos extremamente dinâmicas, diga-se de passagem, um prato cheio para os que gostam de barro nos modelos!

Um aspecto que considerei negativo, apesar do mesmo não comprometer os verdadeiros “artistas” do livro, é que todas as guarnições tiveram seus rostos “desfocados” nas imagens. Creio que este detalhe foi observado pelo autor pela questão de direitos de imagem.

 

   

Tripulação embarcada e com as mochilas devidamente ancoradas, nesta foto podemos observar os rostos desfocados dos integrantes da guarnição

As informações contidas a cerca dos veículos foi o que mais decepcionou. Obviamente o objetivo do autor foi o de criar um trabalho baseado em imagens e não fornecer dados técnicos dos blindados. Cada carro possui uma ficha onde consta apenas a origem do veículo, peso, armamento principal, velocidade e pouca informação específica.

    

Exemplo de ficha técnica do livro

Também não há informação a respeito das Unidades as quais pertencem os blindados das diversas fotos (legendas). Podemos identificar claramente as marcações nos carros, porém, os leigos não saberão diferenciar umas das outras. As informações são claramente divididas por capítulos (um para cada blindado), fator que facilita bastante a pesquisa na obra. Também possui um último que trata das “Forças Tarefas Blindadas”, onde podemos apreciar um conjunto de carros de características diferentes, mas voltados para a mesma missão.

Para os que buscam fotos de interiores e motores, a obra não atende. O livro pauta-se exclusivamente na parte externa dos veículos. O autor nos brindou com uma série de fotos de carros completamente equipados para o combate. Camuflados e com a “tralha” das guarnições devidamente ancorada nas partes externas. Acho que este detalhe vai ajudar bastante aos modelistas que gostam de exibir suas criações com o material dos tripulantes exposto.

Quanto ao valor do livro, achei bastante compatível com nossa realidade. Custou-me R$ 45,00 mais a postagem. O próprio autor disponibilizou seus telefones e e-mail para os eventuais interessados em adquirir o documento. Também tenho conhecimento de que ele já se encontra sendo distribuído para lojas especializadas em modelismo.

   

Duas FT blindadas do último capítulo do livro

Para concluir este pequeno artigo, gostaria de colocar que o livro, em minha opinião, é muito bom. Uma importante fonte de consulta para todos aqueles que apreciam blindados modernos, para os que buscam representar os veículos do Exército Brasileiro, para aqueles que gostam de fotografia e para todos os que buscam aprofundar seus conhecimentos bélicos a respeito dos senhores dos campos de batalha modernos. Recomendo a aquisição, um exemplar destes não pode faltar em nossas bibliotecas, sejamos modelistas “modernos”, de segunda guerra ou qualquer outra área de interesse. Meus cumprimentos ao autor pela maravilhosa iniciativa e votos para que o mesmo continue realizando seu trabalho e, se possível, nos brinde com mais obras desta natureza.

Para contatos sobre o livro:

luciano.foto@yahoo.com.br
Fones (55)8401-4000 (55) 8402-4000
Santa Maria RS

Grande abraço

Marcelo Domingues Leite – Domingues_POA

PS:Todas as imagens que ilustram este artigo foram retiradas do livro com o consentimento do autor e possuem direitos autorais.


Artigos relacionados:Nenhum artigo relacionado.

Envie este artigo por email... Versão para impressão... Busque artigos por texto... Veja outros artigos disponíveis... Voltar para página inicial...
Seja você também um autor da Webkits.
Clique aqui e receba uma senha para editar seus proprios artigos.