www.webkits.com.br
Cadastre-se em nosso FORUM e participe ativamente das discussões...
Sonda de Reabastecimento em "JET Fundido".
Autor: Tergui

Olá pessoal!

Gostaria de compartilhar uma técnica que utilizei para fazer a sonda de ReVo para o meu F-5, na 1/32. É algo bem simples e durante o processo não me preocupei muito em manter as medidas "exatas", nos mínimos detalhes... mas achei que o resultado final ficou muito bom!

Vc vai precisar de:

- Durex;

- Conta gotas e algum tipo de dosador para o Jet em Pó;

- Silicone e catalisador;

- Jet líquido e Jet em pó;

- Palitos de sorvete;

- Capa dura de caderno;

- Grafite para lapiseira 2,0mm;

- Bandeja de isopor (frios do supermercado).

 

 

 

1º Passo:

 

De acordo com as referências encontradas no fórum, o diametro do tubo da sonda ficaria com ~2mm, na escala 1/32, portanto usei o grafite, mas o grafite não tem o comprimento suficiente, então tive que emendar usando durex!

 

 

Usando um durex normal, enrole a fita pelo comprimento do grafite. Essa "camada" de durex deixará o tubo mais grosso, mas não tem problema porque depois precisamos lixar.

 

 

Não deixe o grafite muito comprido (para não gastar muito silicone ao fazer o molde), mas também não deixe muito rente a medida, pois pode precisar de uns ajustes... deixar 15mm ou 20mm a mais já tá bom.

 

 

2º Passo:

 

Agora que vc já sabe o tamanho que o grafite tem, use a bandeja de isopor para fazer uma caixinha para derramar o silicone. Preencha a caixinha com o silicone e depois coloque o grafite enrolado com durex. Deixe o grafite totalmente submerso, mas bem próximo da superfície, para facilitar o desmolde da peça. Desculpem, mas não tenho fotos desta parte do processo... esqueci de tirar! rsrsrs.

 

Com a ajuda de uma lâmina bem afiada (gilete, estilete, ou bisturi) corte o silicone bem em cima da grafite. Agora vc tem um molde para fazer o tubo com um material que poderá ser colado no kit sem problemas.

 

 

3º Passo:

 

Abra o molde com os dedos e pingue algumas gotas do Jet liquido para humedecer o molde e facilitar o preenchimento com o Jet em pó. Pode pingar bastante mesmo, o excesso irá evaporar.

 

 

Com a ajuda de um dosador (eu usei um frasco de catalisador vazio) aplique o Jet pó dentro no molde, por todo o comprimento. Vá alternando entre o jet liquido e o Jet em pó: pinga um pouquinho; coloca pó; pinga mais um pouco, mais pó.... etc! Vai virar tipo uma "pasta".

 

 

Seja generoso na dose da "pasta" para garantir que o molde fique 100% preenchido, depois é só esperar secar bem, algo em torno de 1h (depende do quanto Jet liquido foi usado e da temperatura do ambiente).

 

Agora vc terá algo mais ou menos assim:

 

 

 

4º Passo:

 

Depois de seco vc deve retirar a haste e lixar as rebarbas ou bolhas que possam ter ficado...

 

 

Lixe até obter uma haste lisa. Não tem problema se entortar, depois corrigimos no gabarito.

 

 

 

5ª Passo:

 

Para ajudar na modelagem das hastes, curvas, ângulos, etc... resolvi fazer uma gabarito usando palitos de sorvete. As medidas foram feitas a partir de desenhos de referências encontradas aqui no fórum mesmo:

 

 

Usei um secador de cabelos para aquecer e curvar a haste sem quebrá-la. Mesmo depois de seco, a haste de "Jet fundido" pode ser colada com o Jet liquido. Isso é maravilhoso. Basta lixar um pouco a ponta para deixa a parte mais plana, passar (com pincel) o Jet liquido nas duas peças e colar... muito fácil e depois de seco fica muito resistente.

 

 

Voce pode preencher o "triangulo" que ficou vazado usando durepox.

 

 

A ponta da sonda eu fiz usando um pedaço de sprue, fixado na ponta de uma furadeira elétrica com controle de velocidade gradual e fui "torneando" até conseguir algo parecido com isso:

 

 

Agora vc tem um sonda praticamente pronta. Vc pode usar ela como está, ou pode fazer um novo molde de silicone e moldar uma peça inteiriça, ou seja, sem emendas! Eu recomendo fazer isso para não correr o risco de quebrar na junção.

 

 

 

6º Passo:

 

Antes de colar a sonda no kit não se esqueça de arredondar a extremidade frontal e afinar a extremidade traseira da sonda, conforme desenho de referência.

 

Para colar a sonda no kit eu usei o próprio Jet liquido. Antes de colar, risquei uma linha na lateral do kit para marcar a posição e alinhamento da sonda. Com a ajuda de uma lima redonda fui abrindo tipo uma "covinha" para que a haste encaixe e ficasse reta.

 

 

Use fita adesiva, elástico, prendedor de roupas, etc... o que vc tiver em mãos para manter a sonda bem fixa e alinhada no kit enquanto a "cola" (Jet liquido) seca.

 

 

7º passo:

 

A pintura final pode ser feita normalmente, ou seja, da maneira que vc está acostumado. Neste kit usei primer e tintas acrílicas da acrilex. O primer aderiu muito bem ao material da sonda. No caso de tintas que usam um diluente mais forte (thinner, aguarás, etc) sugiro que façam um teste para verificar se não vai "derreter" o "Jet Fundido".

 

Vejam o resultado final:

 

 

 

Conclusão:

 

Resolvi fazer esta técnica pois a sonda de metal que encontramos para vender é muito feia! Essa técnica é bem artesanal e trabalhosa. Tive que fazer uns 3 moldes até conseguir um sem falhas e nem bolhas. Depois de conseguir um molde bom, foram mais umas 5 tentativas para conseguir UMA sonda boa.

 

Não conheço e nem tentei fazer com outro tipo de material ou técnica, portanto pode ser que alguém saiba algo melhor, mas gostei dessa técnica porque o "Jet fundido", depois de seco, fica bem maleável, quando aquecemos, sem ficar quebradiço. Usando o secador de cabelo podemos desentortar e deixar retinho (com a ajuda do gabarito).

 

Outra vantagem de usar o Jet em pó é que podemos usar o Jet liquido para colar no kit. E pra quem nunca usou esta "cola", eu recomendo! É muito bom e cola pra valer mesmo.

 

É isso aí pessoal! espero que tenham gostado do tutorial! qualquer dúvida ou sugestão, estou a disposição.

 

Abraço! Tergui.


Artigos relacionados:Nenhum artigo relacionado.

Envie este artigo por email... Versão para impressão... Busque artigos por texto... Veja outros artigos disponíveis... Voltar para página inicial...
Seja você também um autor da Webkits.
Clique aqui e receba uma senha para editar seus proprios artigos.