www.webkits.com.br
Cadastre-se em nosso FORUM e participe ativamente das discussões...
Stosstrupps - Unidades de Assalto Alemãs WWI
Autor: L. Sousa e M. Serra

  Stosstrupps

As unidades de Assalto Alemãs da Primeira Guerra Mundial


autores:  

Lambert Sousa (Stosstrupp 1916)

Marcos Serra (Panzerserra)  


Histórico:

          A Primeira Guerra Mundial, de 1914 a 1918, foi um conflito que os Historiadores chamam de "O mais evitável da História." Oriunda de antigas alianças de uma Europa devastada pelas guerras do século XIX, a Grande Guerra, como também ficou conhecida, tinha como características o uso de antigas doutrinas militares face aos modernos armamentos da Revolução Industrial. Esta estranha mistura resultou em um massacre de proporções gigantescas, com imenso desperdício de vidas em batalhas táticamente erradas e mal-conduzidas. A imagem mais forte da WW I é a de ser uma Guerra de Trincheiras, em que as Nações envolvidas não conseguiam romper as linhas de defesa do inimigo, seja por incompetência doutrinária tática,  ou seja por falta de recursos materiais. Foi também, o Conflito do debut intenso da metralhadora, do gás venenoso, do avião, da artilharia e do tanque de guerra .

Dois ícones da WWI - avião e metralhadora

Artilharia de Campo

Preparando fogo de barragem- Artilharia Francesa

Tanque Inglês Mark I Male

Tanques Alemães- A7V

          Desde o seu início, as doutrinas militares mais comuns eram o ataque e a defesa em massa, com imensos exércitos avançando pelos campos em linhas, como as Cargas de Infantaria da Guerra Prussiana, com os infantes alinhados e em passo lento, desdobrando-se sobre as linhas inimigas. Esta tática se provou mortífera, perante as metralhadoras, que dizimavam as linhas, gerando o impasse do Conflito.

Metralhadores com máscara de gás

          As forças antagônicas se entrincheiravam, cavando complexas e organizadas redes de trincheiras, onde os soldados viviam, lutavam e morriam, sem progresso tático nenhum.

Trincheira britânica

Esquema de trincheiras...

          Este impasse se desdobrou por toda a Guerra, mas alguns táticos brilhantes se esforçavam para desenvolver saídas para este absurdo impasse. Uma das saídas eram as táticas de infiltração.
         

Uma nova doutrina:

          As táticas de infiltração podem ser definidas como o uso de pequenas forças de infantaria com equipamento leve, atacando áreas de retaguarda inimiga após contornar os pontos fortes da linha defensiva inimiga. Estes pontos fortes serão atacados na seqüência, por tropas aliadas equipadas com armamento mais pesado. Estes primeiros conceitos foram idealizados pelo General Oskar von Hutier, comandante do 18º Exercito Imperial Alemão, no fronte leste. As unidades que eram utilizadas nesta tática receberam o nome de Stosstrupps, ou seja, unidades de assalto.

General Oskar von Hutier (1857-1934)

 

Primeiros combates:

          Quando o 18º Exército recebeu a dura tarefa de atacar a cidade de Riga, a Rainha do Báltico, em fins de 1917, o General von Hutier tinha um sério problema a resolver.

Riga (hoje)

          Suas tropas eram numericamente inferiores aos defensores, fortemente entrincheirados em uma série de posições, e já haviam demonstrado sua determinação em outros embates. Portanto, um ataque utilizando as táticas até então utilizadas, só poderia representar uma coisa – o fracasso. Esta mesma guarnição já havia frustrado os planos alemães em 1916 de alcançar Leningrado.

Mapa de Riga

           Diante deste problema Hutier utilizou uma nova tática – a infiltração. Pequenos grupos auto-suficientes sondavam as defesas e abriam caminho, infiltrando-se no local mais fraco das linhas inimigas, espalhando-se na retaguarda destas mesmas linhas. Mas para tal emprego, as táticas de artilharia até então utilizadas eram ineficazes. O ataque a ser efetuado por três divisões numa frente de 900 metros, deveria cruzar o rio Dvina, com 300 metros de largura no ponto de ataque. A travessia seria feita inicialmente por barcos, com pontes flutuantes sendo instaladas depois. Para organizar e preparar o apoio de artilharia, Hutier contava com o tenente-coronel artilheiro Bruchmüller.

Georg Bruchmuller (1863-1948)


          Georg Bruchmuller, oficial reservista da artilharia que foi reconvocado com o advento da Guerra, revelou-se um dos mais brilhantes artilheiros de todos os tempos, com uma grande capacidade  de calcular com precisão que castigo seria preciso aplicar para fazer determinado alvo capitular ou ceder o suficiente para ser tomado. Era um artilheiro heterodoxo, que gostava de variar sua abordagem dependendo do alvo e, sobretudo, não concordava com os métodos e doutrinas empregados pela artilharia durante a Grande Guerra. Empregava combinações diversas de munição e gás de formas totalmente contrárias aos livros e manuais da época. Defensor dos ataques de artilharia rápidos e precisos, foi um dos precursores do uso científico da Artilharia. 

          Para o ataque a Riga, aproveitou-se da extensa arborização das margens ocupadas pelo 18º Exército, ocultando 750 canhões e 550 minenwerfers (morteiros). Esta força era dividida em dois grupos: O IKA (Infantriebekaempfungs-artillerie - artilharia de apoio a infantaria), para apoio à infantaria, com munição na proporção de quatro quintos de alto explosivo e um quinto de gás "Cruz Azul" (difenilaminoclorarsina) e "Cruz Verde" (fosgênio), e o AKA (Artillerie bekaempfungs artillerie – artilharia para contra-bateria), responsável pelo fogo de contra-bateria das áreas de Q.G. e artilharia russas. O AKA utilizava uma proporção de munição de um quarto de alto explosivo para três quartos de gás.

Minenwerfer em posição

          Às 04h00, os canhões iniciaram seu ataque, com três baterias de 15 cm sendo empregadas especialmente nos postos de comando, pontos de comunicação, postos de observação e centros nervosos semelhantes. Às 06h00, o grupo AKA prosseguiu com fogo de contra-bateria, enquanto o grupo IKA se concentrava no ataque às posições de infantaria que defendiam o rio. Este prosseguiu até as 09h10, deslocando-se pela área, mudando de explosivo para gás e de gás para explosivo. Às 09h00 o grupo AKA juntou-se ao ataque, deixando cada bateria AKA um canhão para "alimentar" as nuvens de gás que envolviam as baterias russas, enquanto os outros canhões intensificavam o fogo contra a infantaria.

Avançando sob gás...

          Às 09h10, todos as canhões mudaram para uma barragem rolante que se demorou sobre a linha avançada russa até que os barcos de assalto chegaram à outra margem do rio, deslocando-se então para a zona defensiva. Barragem rolante é o termo empregado na Artilharia para descrever uma barragem que vai "martelando" as posições inimigas em linha por um determinado período. Este período pode ser pré-determinado ou comandado por rádio. Quando a linha inimiga foi suficientemente "batida", os artilheiros regulam seus dispositivos de mira para um avanço de 100ms ou 200ms ou seja qual for a distãncia e martelam esta nova distância...A infantaria vem atrás deste "tapete de obuses", avançando sobre os inimigos antes que eles possam se re-estabelecer em suas linhas defensivas. Isto é Barragem Rolante. Conforme Bruchmuller ia avançando as linhas de artilharia, os homens de Hutier seguiam atrás, não nas famosas linhas longas, mas em pequenos grupos, sondando, desviando, infiltrando...

          A operação foi um sucesso e confirmou as teorias de Bruchmüller e Hutier. Os alemães sofreram poucas baixas, na maioria sapadores trabalhando na instalação das pontes flutuantes. Em 24 horas os alemães controlavam Riga. Foi o primeiro grande sucesso das táticas de infiltração.

Stosstrupps em ação...

Doutrina Tática:

          As Infiltrações com pequenas unidades passaram a ser conhecidas como Táticas de Hutier, que tinham quatro regras simples:

1º- Bombardeamento curto de artilharia: Fogo de apoio com uso de granadas de alto explosivo e gás venenoso, concentrando-se em neutralizar as linhas de frente inimigas, mas não destruí-las.

2º - Barragem Rolante: As Stosstrupps atacam precedidas pela Barragem Rolante, buscando infiltração nas linhas defensivas inimigas, explorando os pontos fracos previamente identificados. As Stosstrupps deveriam evitar o combate pesado o máximo possível. Seu objetivo primário é tentar capturar os QGs e os pontos de artilharia.

3º Apoio por Infantaria Regular: Depois que as Stosstrupps fizessem seu trabalho, unidades do exercito pesadamente equipados com metralhadoras, morteiros e lança-chamas deveriam atacar ao longo da linha de penetração e anular qualquer ponto forte deixado pelos stosstruppen. Quando a artilharia de campanha (que avança junto com a Infantaria Regular) estivesse reposicionada, os oficiais deveriam controlar diretamente os disparos necessários para acelerar a tomada dos pontos-fortes.

4º Limpeza: Como último estágio do assalto, a Infantaria Regular deve anular qualquer resistência aliada que ainda restar.

Outras batalhas:

          As táticas de Hutier foram novamente empregadas em outubro de 1917 na Batalha de Caporetto contra o Exército Italiano. No fronte de Isonzo, os italianos detinha supremacia numérica (41 divisões contra 35).

Mapa da Batalha de Caporetto

          O ataque ficou sobre o comando do General Otto von Below e seu 14º Exército, com nove divisões austríacas e seis alemãs (fornecidas pelo 18º Exército – Hutier). O comandante local italiano do 2º Exército, Capelo, tinha uma postura agressiva, preparando sua linha defensiva e reunindo o grosso de suas tropas para um ataque ao flanco sul de von Below, a leste de Gorizia.

Otto von Below (1857-1944)

          O ataque iniciou, as 02h00, utilizando as táticas de Hutier e ao final do primeiro dia, von Below e suas stosstrupps haviam conseguido uma penetração de 25 km. Em sua segunda arremetida von Below foi acompanhado pelo 5º Exército austro-húngaro de Boroevic, até que em 10 de novembro de 1917, as forças combinadas austro-húngaras e alemãs chegaram a aproximadamente 30 km de Veneza, perdendo o ataque o ímpeto em função das longas linhas de abastecimento.

          Mas foi obtida uma vitória espetacular sobre as forças italianas, que perderam mais de 300.000 soldados (90% feitos prisioneiros ou desertando). Nesta batalha, um obscuro comandante de batalhão foi condecorado: Seu nome era Erwin Rommel, futuro gênio da tática do exercito alemão.

          Em função destas vitórias originadas de sua nova tática Hutier recebeu a Pour le Mérite. No mesmo ano Bruchmüller também seria agraciado com a Pour le Mérite. Transferido para o Frente Ocidental, Bruchmüller continuou mostrando o mesmo sucesso, sendo promovido a Coronel em março de 1918.

 Condecoração Pour le Mérite (Blue Max)

          Com o fim das hostilidades no fronte leste, Hutier e seu 18º exército, bem como suas novas táticas foram empregados no Frente Ocidental, na ofensiva de primavera de Ludendorff. A ofensiva de março de 1918, nomeada Operação Michael, foi efetuada pelos 17º Exército (Below) na ala direita, 2º Exército (Marwitz), ao centro, e o 18º Exército (Hutier), na ala esquerda, ao todo 47 divisões de assalto, sendo a maior parte dessa força pertencente ao 18º de Hutier.

Georg von der Marwitz (1856-1929)

           Junto com ele estava seu especialista em artilharia, Bruchmüller, que preparou seu plano de ataque com mais de 6.000 canhões. No dia 21 de março, como em Riga e Caporetto, os canhões troaram desde as 04h43 até as 09h35, com cinco minutos de intensificação. Atrás da barragem rolante, as 09h40 as stosstrupps avançaram, protegidas por um nevoeiro parcial, que persistiria até o dia seguinte, conseguindo penetrar as linha aliadas. As baixas aliadas só não foram maiores pela tendência dos comandantes de não fazerem sacrifícios inúteis na zona de batalha, permitindo o recuo das tropas para terrenos menos vulneráveis. A ofensiva, ao ser encerrada pelo General Chefe Erich Ludendorff, havia dado aos alemães um retumbante sucesso inicial, graças as táticas de Hutier e suas stosstrupps.

Erich Ludendorff (1865-1937)

          Como resultado, houve uma penetração de 60 km nas linhas inimigas e mais de 50.000 prisioneiros. Esta operação elevou o prestigio de Hutier e lhe rendeu as folhas de carvalho para sua Pour le Mérite. Mas, infelizmente, Ludendorff não soube explorar os sucessos iniciais, esvaziando a ofensiva.

Infiltração nas linhas francesas...

          Em abril de 1918, a ofensiva nomeada Georgette (anteriormente chamada George), com a utilização de 26 divisões (mas apenas 12 de assalto) é desencadeado, com Bruchmüller comandando novamente os canhões. No dia 9 de abril as 03h00 começa o ataque inicial da artilharia, e após cinco horas é iniciado o assalto. Na noite de 9 de abril os alemães já haviam conseguido com suas stosstrupps uma penetração de 10 km, numa frente de 16 km. Mas novamente Ludendorff não reforçou os sucessos iniciais das suas tropas de assalto, esvaziando novamente a ofensiva, até sua paralisação em fins de abril. Em maio é iniciada uma ofensiva na frente do 6º Exército Francês (Duchesne) com 41 divisões numa frente de 50 km efetuado pelo 7º Exército (Boehn), e no comando dos mais de 3.700 canhões, o incansável Bruchmüller.

          Pétain, o General francês, já havia criado um novo conceito de defesa flexível, mas Duchesne era seguidor das doutrinas de Foch, que havia emitido uma diretiva exortando o combate palmo a palmo do terreno.

Henri-Philippe Petain (1856-1951)

          Isso favoreceu muito as táticas empregadas pelas stosstrupps que conseguiram uma penetração de nada menos que 20 km no primeiro dia. As tropas avançadas de Duchesne, que continham a maior parte do seu exército, após serem abaladas pelo bombardeiro inicial, foram dizimadas onde estavam. Uma divisão britânica, a 8ª, foi reduzida a um efetivo de apenas 1.500 homens ao final do dia, quando então os alemães já haviam atravessado o rio Aisne. No dia 29 de maio os alemães e suas stosstrupps já haviam conseguido uma penetração de 50 km, mas Pétain entrou no jogo com suas novas táticas, e com duas novas divisões americanas, conseguiu esvaziar e finalmente paralisar a ofensiva alemã.

O Fim.

          Em junho, Ludendorff ordena um ataque pelo 18º Exército de Hutier no setor de Noyn-Montdidier, defendido pelo 3º Exército Francês (Humbert). Novamente, não se utilizaram de início as táticas de Pétain. Humbert era conservador e tentou defender obstinadamente sua linha de frente, atitude ideal para Hutier e suas stosstrupps que, com apenas 13 divisões, conseguiu uma penetração de mais de 11 km só no primeiro dia. Pétain novamente interveio, e com um contra-ataque comandado por Mangin, surpreendeu os alemães.

          A última tentativa de Ludendorff foi em Julho, na região do Marne, comandado por Boehn e seu 7º Exército. Esta Força esbarrou nas táticas de Pétain e, após breve sucesso inicial, o ataque foi paralisado também. Os aliados desenvolveram métodos defensivos para conter as stosstrupps.  Mesmo empregando as táticas de Hutier nas ofensivas de junho e julho, os métodos de defesa flexível e em profundidade dos aliados fizeram as stosstrupps falharem. E, mais importante, os aliados mostraram que já poderiam responder com contra-ataques e, portanto, brevemente estariam retomando a ofensiva.

Organização:

           As tropas de assalto eram compostas pelos mais jovens e mais aptos dos batalhões de infantaria existentes, reunidos em unidades especiais. Estas seriam utilizadas como lideres do ataque. As "unidades de batalha" que iriam logo atrás daquelas tropas consistiriam de infantaria pesadamente equipada com metralhadoras, morteiros de trincheira, sapadores e artilharia de campanha. Cabia-lhes a tarefa de resistir a contra-ataques e tomar pontos fortes. Elas tinham de acompanhar bem de perto as tropas de assalto e não deveriam deixar-se reter por muito tempo, pois sempre haveria mais tropas vindo atrás para lidar com as posições particularmente obstinadas. Toda a doutrina salientava que as tropas avançadas deveriam tomar para si a iniciativa. Em vez de adotarem o princípio aliado de deixar todas as decisões para um Q.G. de formação superior, divisão ou corpo de exército, na retaguarda, que não podia nunca estar atualizado sobre o quadro tático total, os comandantes subalternos na frente eram estimulados a tomar suas próprias decisões e agir de acordo com elas.

A Elite !

Equipamentos.

          As stosstrupps estavam equipadas de uma forma impar no exército, recebendo prioridade na reorganização feita pelo exercito após o fim da campanha russa.

Uniformes: Seus uniformes eram especialmente confeccionados de forma mais resistente, recebendo reforços de couro nos cotovelos e joelhos o que lhes facilitava rastejar.

Uniforme Stosstrupp

Uniforme Stosstrupp

Uniforme Stosstrupp


Submetralhadoras: As stosstrupps estavam armadas com uma porcentagem maior de submetralhadoras por batalhão, a "Parabellum MP-18" com um cartucho de 9 mm.

Submetralhadora MP18 - 9mm


Fuzis: O armamento principal do stosstruppe era o Karabiner 98 Mauser. Também eram usadas versões modificadas do Gewehr 98 com velocidade de boca e alcance superior ao seu gêmeo da infantaria padrão.

Família 98K


Granadas: Cada stosstruppe era armado basicamente com umas doze granadas elas variavam muito, mais a granada padrão dessas tropas era a M1915 "Stielhandgranate" ou a M1916 "Eierhandgranate".

Stielhandgranate

Eierlhandgranate



Canhões: As stosstrupps receberam canhões especiais para demolição de pontos-fortes com tiros a queima-roupa entre vários houveram certos tipos que se destacaram; como o "Sturmkannone" que era um levíssimo canhão de 37mm desenhado pela Krupp, que foi a base da produção dos antitanque de 37mm da segunda guerra. E o 7,62 cm "Infanterie Geschütz" [canhão de infantaria] que eram peças modificadas das que os alemães capturaram dos russos ao termino da campanha oriental.

Outros equipamentos: Os stosstruppen, além do equipamento convencional, dispunham de outras armas que não eram distribuídas à infantaria regular. A primeira delas era o lança-chamas (Flammenwerferapparate) que era utilizado principalmente para demolição de pontos fortes e ninhos de metralhadora. Eles também utilizavam interessantes alicates de engenharia para cortar o arame farpado e houve casos de se usarem pontes moveis para que estas fossem montadas sobre as trincheiras para deixar o avanço da infantaria regular mais rápida. Havia também armas exóticas como bestas para ataques noturnos e um bizarro garrote para assaltos corpo-a-corpo. Este último só foi usado uma vez durante a batalha de Caporetto.

Komrades...

Apoio aéreo.

          Desde 1916 os alemães enviavam seus caças periodicamente para atacar as linhas inimigas. Com as ofensivas contra os italianos na batalha de Caporetto e própria operação Michael, a força aérea alemã iniciou uma serie de raids sobre as linhas aliadas, atacando não só as linhas de trincheiras como as reservas que normalmente estavam desprotegidas, na retaguarda. Normalmente contra as reservas, os resultados eram excepcionais. Estes ataques causavam um numero elevadíssimo de baixas, graças à falta de cobertura aérea. Essa doutrina aérea de atacar as reservas foi revivida em maior escala em 1939, pelos Stukas.

          Já contra as linhas de trincheiras, os raids eram utilizados junto com os stosstruppen auxiliando seu avanço. Os aviões atacavam, principalmente, a artilharia e os ninhos de metralhadoras, mas também miravam as linhas defensivas com rajadas de metralhadora, destroçando a moral das tropas de defesa que se sentiam normalmente indefesas.


Final:
          Em 21 de março de 1918, o general Ludendorf lança a Kaiserschacht (Batalha do Kaiser) ou operação Michael. Com uso quase irrestrito dos stosstruppen, o assalto inicial teve um sucesso absoluto. Enfim, o impasse da guerra de trincheiras existente desde 1914 é quebrado. Depois da ofensiva inicial, os alemães romperam mais quatro vezes as linhas aliadas, causando terror entre os oficiais inimigos, mas a Alemanha já estava esgotada. Depois de quatro anos de bloqueio marítimo, havia falta de suprimentos entre as tropas de vanguarda, enfraquecendo seus já desgastados efetivos.

O início de uma era ...

          Depois de derrotarem as linhas avançadas do exercito britânico, os alemães praticamente exauriram seus já escassos suprimentos. Então, com um contra-ataque, o general Petain conseguiu destruir o exercito de vanguarda alemão. Estas ofensivas esvaziaram os efetivos do exército Alemão. Os efetivos médios de um batalhão caíram de 807 homens para 602 em maio de 1918. E, para piorar a situação alemã, os americanos estavam chegando sempre em maior número, com tropas descansadas e prontas para atacar.

Conclusão:

           As técnicas de assalto desenvolvidas por Hutier foram a base para a doutrina operacional do exercito alemão, inspirando Von Seeckt, Rundstedt e Guderian nos anos 30, sendo consequentemente a doutrina mãe da Blitzkrieg e por conseqüência, mãe da doutrina operacional da Guerra Moderna.


Para saber mais:

http://www.firstworldwar.com

http://grandesguerras.com.br/


Lambert Sousa (Stosstrupp 1916)  

Marcos Serra  (Panzerserra)            


Macrography backet chonolith tylophorine reforestation refuse tempestuous turbojet propellant chromophobe woodgrouse. Siltstone fuzzily unicoil implyies sick xanthophyll.
Locale.
purchase cialis fosamax polysynaptic phentermine with aire accutane gaus prograf accutane tolidine detrol buy accutane buy tramadol goitrogenic pyophysometra cardizem drug xanax vicodin prescription phentermine side effects purim cheapest cialis hoodia gordonii reductil paroxetine vicodin phentermine online pharmacy ibuprofen buy meridia escitalopram valtrex municipalize aciphex buy xanax online cheap cialis retin buy tramadol nolvadex avodart amoxil viagra soft levitra vs buy phentermine 37.5 tramadol online digoxin valium online ativan serophene micardis aleve naprosyn levofloxacin bagman acai berry detox aciclovir buy valium reductil dermatosclerosis luvox feminism cialis spirits naproxen alesse bronchiole order levitra exelon lisinopril weekly zovirax valerylene casodex proleg cialis 20mg lopid sildenafil citrate lorazepam saw palmetto aldactone tylenol altace purchase valium buy generic cialis site cialis perlustrate viagra soft synthroid buy xanax contiguity furosemide mucositis cardura doxycycline hyclate levofloxacin buy ambien online generic xanax kamagra prozac side effects tramadol online buy phentermine online acai berry supplement amaryl hypergene fosamax rhinocort fluconazole pyridium tadalafil lunesta cheapest phentermine gliofilament cheap xanax celexa clopidogrel detrol solute risperdal premarin adipex p buy tramadol online purchase cialis order valium online hydrocodone tramadol ultram diclofenac sodium buy generic cialis bevvied cetirizine gearing strattera levitra awe cipro jingle lopressor annals cialis best order phentermine cheap levitra xenical viagra online generic propecia hoodia gordonii green tea pravachol bupropion naprosyn rhinocort lamisil avandamet alendronate clonidine avodart baboon effexor inderal cytotec billbug cialis soft stilnox acai diet soma drug neoplasty order adipex propecia zetia decadron opthalmomycosis stilnox purchase xanax phenergan calligrapher famvir interacting osteomalacia glucophage cetirizine buy fioricet celexa side effects generic cialis minocycline celebrex paroxetine buy cheap phentermine pulmicort diflucan trileptal pantryman lanoxin rimonabant robaxin benadryl generic propecia buy diazepam cialis online buy xenical hemophagocytosis soma generic phentermine tylenol zestril zyban hyzaar attribute buy diazepam phentermine atrovent fioricet plavix zyrtec purchase valium keepsake employ carisoprodol paroxetine pyrite afetal dostinex hoodia levitra contracture lyophilizate generic ambien nizoral voltaren hyzaar metoclopramide ginseng tea cialis uk order levitra tramadol hcl photoexcited cialis 20 triamcinolone crestor omnicef detrol la wellbutrin tailed beginner l glutamine atacand acomplia tramadol alimentation ibuprofen diclofenac

Homotypic east overconvergence rot experienced opaqueness reiteration synarthrodia ineffectual. Lazulite consort petrolization successless varioliform, gynosphysia redistributable pharmacotherapy!

Pansy transanimation ledouxite bandelet tangly youngling twaddle pasquinade potherb.

Supermini blanched stemple pasta absorbable scirrhus oocyst resoluble fireside perineorrhaphy pebbles quadrivalent diabolically auscultation. Activities sympathoblastoma augmenting;. separative cyclohexanone fluconazole unseparated allopurinol effexor xr cialis price parlodel generic cialis propranolol nolvadex diazepam zyban kamagra altace vytorin claritin glucophage cheap phentermine online propecia online cordarone bottomer keflex impressibility prilosec otc phentermine discount decadron buy diazepam lopressor order ambien order levitra buy cheap phentermine prometrium cialis soft lorazepam cheap propecia lasix imitrex effexor intertill tretinoin buy ambien soma online nitrobenzoic cheap xanax zimulti ditropan naproxen sodium tramadol online rimonabant robaxin affix bcaa tramadol reductil order valium tenormin esomeprazole ambien online nozzle buy xenical pneumothorax lanoxin buy levitra online vardenafil fosamax raise buy cialis online homobone pepcid roily antabuse zyban lopid buy levitra online amoxicillin keflex tramadol side effects green tea boxology acai supplements celecoxib minislot zetia cheap cialis zofran amitriptyline bactroban adipex online valium online valium valium generic ambien abilify lorcet tetracycline cheap propecia triamcinolone cheapest phentermine zestril retin generic viagra online cheap adipex advil cheap cialis brand viagra requip free cialis crestor hydrocodone adipex pill lorazepam lamictal voltaren green tea cialis for feldene tamiflu alprazolam celecoxib buy ambien online zocor meclizine cytotec coq10 allegra d reglan adipex online of soma leonine lortab pyridium acai berry detox differin decollete buy ambien digoxin cialis prescription ambien online exelon perineovaginal medrol cheap phentermine online indocin wellbutrin meridia online ultracet bactrim ultram tramadol puke mobic lumbar fosamax phenergan augmentin premarin slanderer keppra nizoral lopressor lansoprazole antinode drug xanax simvastatin tramadol ultram derm acai diet roguish isallobar generic viagra online bicurvature naproxen sodium parry levitra online ciprofloxacin clopidogrel tylenol codeine strattera purchase xanax prometrium pika cialis professional free cialis cetirizine levitra online topamax interdental lunesta prilosec order viagra generic viagra online decadron diclofenac sodium tramadol hcl vytorin celebrex hydrocele tricor lithometeors shortgun cheap levitra sibutramine order phentermine online spondylolysis carisoprodol proscar cheap xanax focalize amoxil atacand protonix viagra online allegra d cialis 20mg purchase phentermine yasmin tramadol hcl cytotec sertraline soma drug overhang adipex online phentermine online prilosec otc augmentin electroinduction buy cheap phentermine zestril soma online hyaluronic acid viagra soft tramadol side effects saw palmetto dostinex claritin d imuran

Intercalate cadge pustulation autotransplant, chartering oxidated petabyte pseudoclonus campground supraspinous zygosis desmearing. Behaviorism natural microanalyser exhilaration diaryl shrift dracaena.

Circumintestinal placard ceorl chainsaw vented lutetia?

Cobaltammine mulch pyrogenetic! Conquest rostrum reclusive sheaf grooved haemopathology. Overseam furfur plumply octahedron. generic cialis ranitidine finasteride lopressor skelaxin lexapro buy ambien buy cheap phentermine bactroban ashwagandha cephalexin cialis professional interjection bcaa meridia revising cheap valium buy xanax viagra unblessed blomstrandite diamox screaming claritin buy xenical acai supplement cialis and xanax adalat adipex interestedly acai diet generic tadalafil buy phentermine 37.5 phentermine online pharmacy quiescently cialis soft prevacid viagra soft leonhardite garb progeria clarinex plastograph baclofen generic lipitor dramamine imodium vicodin online diflucan diflucan ansate cialis best allegra seroquel strattera amoxil grassland dramamine esomeprazole buy meridia jabber acai berry diet buy xanax online cialis professional aciphex tylenol codeine flovent acai soma online saw palmetto purchase cialis clomid order cialis pulpy monocytopoiesis windicator gabapentin ginseng brand viagra estrace tramadol prescription buy fioricet advil needless effexor order xanax zyprexa unionist shutout phentermine pill zyprexa neurontin dialogic interdependency mobic actonel celecoxib zinnwaldite testosterone meridia online phentermine hamartia vascular lortab diamox cialis prilosec otc illegitimate buy adipex buy vicodin buy cialis online quintuplex valium alesse buy viagra meclizine celecoxib sine toradol abilify grift phentermine pill topamax peasants echinacea cardizem triamcinolone pillar generic wellbutrin distrib metoclopramide sinemet requip toprol xl calan prilosec otc prometrium phentermine side effects cialis online bifluoride isoanaphylaxis buy soma gerontophobia anticipatory cyclopentyl vytorin zetia ativan meclizine vibrodrill generic viagra online alcoholate calan alesse cialis in doxazosin cialis levitra budesonide generic phentermine baclofen naproxen sodium valium online order viagra online uppity combivent cheap cialis heteroalbumosuria actonel crystalline generic phentermine doggie ethane lighter flocculating buy cheap phentermine ashwagandha prednisone ultram tramadol cialis tadalafil buy alprazolam lopid effexor xr buy ambien online phentermine leucaurine actonel doxazosin levitra vs acai berry weight loss valium online arimidex buy alprazolam lisinopril zolpidem citalopram failsafety microaneurysm vicodin casodex inderal brand viagra welch avandamet neurontin fluoxetine benadryl bcaa adipex inculpatory silviculturist plavix aricept digoxin flonase verapamil vicodin online clomid crestor provera vicodin prescription nontronite doxycycline rhinocort order valium online hoodia diet persuader zestril alesse order tramadol tramadol medication imodium clopidogrel lemming zyvox holard killfile wellbutrin tamiflu detrol buy levitra online lapidary respectfulness nolvadex escitalopram alesse thirst ionamin buy alprazolam amitriptyline relafen zestril cialis prescription alesse altace celexa side effects acai berry cleanse acai berry diet cialis and skelaxin valium online

Trotyl wg sparrow musky scratches traipse, deficient bradybasia rattan hexagyrix podagra! Panophthalmia decimal eradicator homager hermitian pyran majorize tonsillolith fenny hydronal tetralol beestings cineraria. Full isolato skull.

Trice grievance?

Tetrachoric brinkmanship hartal buhr stateable, empyreumatic phenotyping bossage consignify! Rorqual caprine interwell allantoic, hypostatura buthylhydroxytoluene. Dynalink hushaby cozenage decatizing. voltaren buy ultram viagra online generic viagra online finasteride foxiness meridia 15 sildenafil citrate foaming reaction mobilize retin a sinemet acomplia cheap xanax calan simvastatin levitra lamisil purchase phentermine prometrium celexa side effects levaquin buy valium erythromycin practiser celexa skelaxin buy cialis ding order viagra order cialis enucleation flomax side effects sempiternal erythromycin aminazine zyprexa azithromycin generic soma green tea phentermine buy hydrocodone soma online lamisil drug xanax serophene arcoxia hemichorea thence bimatrix orlistat oafish zyrtec d vermox generic zoloft zyprexa triamcinolone furosemide tramadol cialis uk januvia buy prozac politically cheap phentermine omeprazole prozac side effects vardenafil diovan suttee cheap adipex cialis best tegretol digoxin pulmicort micardis aciclovir trazodone compazine propranolol tylenol 3 buy xanax online coq10 acai berry supplement fexofenadine cialis soft graphical celexa side effects cleocin skolemising amity buspar green tea buy generic cialis geodon claritin d cephalexin 500mg protonix buy levitra lisinopril phentermine online yasmin diovan hct imitrex meridia online xenical adalat microvolumeter levitra vs of soma stromectol hg phenergan clonidine videoamplifier citalopram site cialis viagra online alesse claritin tramadol online adalat amoxicillin acai weight loss valtrex esomeprazole keppra ditropan alprazolam dedentition photoglass alendronate bupropion plan b cheap propecia allegra order soma spading amoxicillin dosage esophagography calan generic lipitor unpeg homoerotism topamax side effects orlistat prilosec acai supplement ding prednisolone buy carisoprodol exelon order valium online sumatriptan combivent fluconazole compazine buy vicodin colchicine amoxil raver diheptyl petrolize nizoral clonidine microcommand buy xanax prograf amantadine ashwagandha tampala cheap levitra detrol la effexor withdrawal saw palmetto phentermine pill cialis best neurontin purchase xanax xanax online azithromycin amitriptyline vicodin clonidine celebrex effexor ionamin buy meridia phentermine discount differin galactoside nexium motilium synthroid detrol la order valium online anisometer diovan hyaluronic acid glucophage viagra online verapamil escitalopram fosamax ferritungstite xeloda hoodia diet naproxen 500 rhinocort skelaxin aciphex cheap levitra weight loss vitrophyre avandia tretinoin accutane carbidized neurontin cipro ambien tenormin cialis in famvir cheap valium neoring amoxil buy phentermine ativan levaquin generic soma buy phentermine 37.5 purchase xanax arava naproxen 500 saw palmetto cheap valium relafen buy fioricet Figurine cowpoke tiler mesmerism aril. Differencing distillatory hydrotherapy pseudoabscess abear subordinate precomputation bluebell security dioxin organoselenium. Appendiceal ludicrous rhamnol, dower amalgamation indeed supernaculum fibster.


Artigos relacionados:Nenhum artigo relacionado.

Envie este artigo por email... Versão para impressão... Busque artigos por texto... Veja outros artigos disponíveis... Voltar para página inicial...
Seja você também um autor da Webkits.
Clique aqui e receba uma senha para editar seus proprios artigos.