O Kit:
Ainda não existem kits 1/35 do Studebaker, seja Katyusha ou Cargo (abril 2006). Os únicos Katyusha 1/35 que existem são o Zis-6 da Alan e o Zil-157, da Italeri. Este último é o mais comum, mas é uma versão pós-WWII deste lançador de foguetes (Veja artigo).
![](http://www.webkits.com.br/news/articlefiles/342-zis6box.jpg)
Kit Alan do Zis-6 BM13/16
![](http://www.webkits.com.br/news/articlefiles/342-CCKW 352-000aKatyuscha.jpg)
Kit Zil-157, da Italeri
O problema é que eu só construo WWII. Portanto, resolvi pesquisar sobre os tipos de caminhões lançadores de M-13. Como anteriormente citado, diversos modelos foram usados, entre ingleses e americanos. E, de todos, apenas o GMC 2 e 1/2 toneladas é fabricado. Foi lançado pela Heller, Tamiya e pela Italeri. Neste projeto, vou utilizar o da Italeri, pois é a única versão com cabine metálica produzida.
![](http://www.webkits.com.br/news/articlefiles/342-CCKW 352-000bKatyuscha.jpg)
Kit CCKW 2 e 1/2 toneladas, da Italeri
Vou utilizar, também, de um Zil-157 da Italeri, kit já montado, mas que vou desmontar para poder executar a versão com o GMC. Comecei a pesquisar sobre os GMC de 2 e 1/2 toneladas. Descobri que existiram dois tipos de chassis: o CCKW 353, de 164 polegadas de distância entre eixos (LWB=Long Wheel Base) e o CCKW 352, de chassis curto, de 145 polegadas de distância entre eixos (SWB=Short Wheel Base). E o kit da Italeri é o LWB 353.
![](http://www.webkits.com.br/news/articlefiles/342-CCKW 352-003aKatyuscha.jpg)
Especificações técnicas do CCKW 353
Mas ao pesquisar sobre Katyushas, descobri que, dos GMC de 2 e 1/2 toneladas, apenas o curto é que foi utilizado pelos russos, nas conversões de Katyusha. Portanto, tinha que encurtar o kit do CCKW de 353 para o SWB 352.
![](http://www.webkits.com.br/news/articlefiles/342-CCKW 352-000Katyuscha.jpg)
Rara foto de um CCKW 352 Katyusha, que originou todo o projeto...
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Especificações técnicas do CCKW 352 SWB
A diferença de tamanho entre os Studebakers e os CCKW 352 é considerável:
![](http://www.webkits.com.br/news/articlefiles/342-CCKW 352-001Katyuscha.jpg)
Desenho esquemático de dois "Katys yankees"
A primeira coisa a fazer foi fazer um desenho em escala, com as principais medidas do BM-13 CCKW 352. Hora de usar o Corel-Draw !!!
As medidas são em polegadas, no tamanho normal; em milímetros, no tamanho real e em azul, em milímetros, mas na escala 1/35:
![](http://www.webkits.com.br/news/articlefiles/342-CCKW 352-002Katyuscha.jpg)
Especificações do CCKW 352 BM-13/16
Com o desenho e diversas fotos em mãos, comecei a desenvolver o projeto construtivo.
Construção:
A primeira coisa a fazer é cortarmos o chassis do kit do CCKW da Italeri. Como disse anteriormente, este kit representa o LWB e terei de reduzí-lo para SWB. Hora de conferir se a escala do chassis está correta; e está !!!
![](http://www.webkits.com.br/news/articlefiles/342-CCKW 352-003Katyuscha.jpg)
Conferindo as medidas do chassis GMC Italeri: OK !
Após esta confirmação, o planejamento da redução do chassis, de 119mm para 105mm. Reparem o uso de uma agulha de seringa introduzida em um dos diversos orifícios do chassis para permitir um correto alinhamento das longarinas, na hora do corte.
![](http://www.webkits.com.br/news/articlefiles/342-CCKW 352-004Katyuscha.jpg)
Planejando a redução do chassis
Mas não podemos simplesmente ir cortando o chassis, aleatóriamente. Após estudar detidamente os desenhos técnicos do SWB em relação ao LWB, resolvi iniciar o corte da porção anterior do chassis logo após as pequenas marcas que as longarinas do chassis apresentam. É um ponto de referência nítido e se apresenta em uma porção retílinea das longarinas, o que não vai deformar a posição final do alinhamento do chassis. Observem as fotos abaixo:
![](http://www.webkits.com.br/news/articlefiles/342-CCKW 352-006Katyuscha.jpg)
Marcas de referência...Cortar aqui !!!
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Outra vista dos referenciais de corte...
Usei uma serra fina manual para este procedimento. Não use um instrumento rotatório (Dremel) para este corte, pois a precisão deve ser absoluta. Use um esquadro para permitir uma perfeita perpendicularidade. Eu uso um cubo de acrílico de arestas em 90° para isto.
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Corte em ángulo de 90°.
Corte as duas longarinas, logo atrás das marcas. Reparem que, com o corte, as marcas desaparecem... Com as duas longarinas cortadas na sua porção anterior, resta a remoção do segmento de 14mm para o encurtamento necessário. Meça esta distância a partir dos cortes, em sentido posterior, e usando a mesma técnica de esquadramento, corte as longarinas. Após o corte, cole as duas porções e confira as medidas. Não esqueça de guardar os dois segmentos de longarina que voce cortou. Vão ser muito úteis na hora de cortar os eixos de transmissão tipo cardan e o escapamento.
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Chassis cortado, colado e medido...
Os segmentos de chassis podem (e devem...) ser reforçados com tiras de plasticard em sua porção interna, onde não aparecem e simulam os reforços feitos "in field"... Eu sei deste detalhe, pois já tive um Jeep CJ-5 todo "reforçado" em seu chassis.
![](http://www.webkits.com.br/news/articlefiles/342-CCKW 352-011Katyuscha.jpg)
Reforços estruturais...
Após a colagem das longarinas, continue a montagem normal de seu kit, seguindo as instruções. Após a montagem cuidadosa dos eixos dianteiros e traseiros, é hora de montar os eixos cardan. No caso dos eixos do segmento dianteiro e traseiros, voce deve cortar os cardans na mesma quantidade: 14mm.
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Cortando o eixo cardan
Os segmentos de chassis já cortados são um bom gabarito. Planeje seu corte nas porções em que os cardans afinam, para a emenda desaparecer, ao colar...Eis o resultado final, da montagem das transmissões:
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Porção inferior do chassis e seus eixos
O trabalho continua conforme o manual. Montagem e pintura do interior da cabine. Detalhe importante: o fechamento do orifício do púlpito da metralhadora, no teto da cabine. Folha de plasticard e putty. Observe na foto abaixo que os estepes do CCKW 352 são em número de dois, ao invés de apenas um, como no CCKW 353. O porta-estepe do Zil é perfeito, pois ele é idêntico ao do SWB e as rodas e pneus são idênticos. Usei o canibalizado do Zil-157, após uma cirurgia de desmonte muito bem executada. Observe, também, no primeiro molde do grande desafio: os fenders duplos traseiros:
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Fechando o púlpito do metralhador e gabarito do para-lamas
Este é que foi o maior trabalho...Usei o desenho em escala e recortei o papel, com muito cuidado.
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Recortando o desenho em escala...
Cortei 04 folhas de plasticard de 1mm de espessura, em um tamanho que a borda do fender traseiro coubesse. Colei as folhas de plasticard em sua porção inferior, que seria mais tarde destacada, no preparo das peças. Sobre este sanduiche de plástico, colei o gabarito de papel, com cola PVA. Este detalhe de colar as folhas de plasticard na sua porção "destacável" é importante, pois se você colar as folhas entre si nas áreas úteis, elas ficarão marcadas e imprestáveis. Nesta mesma área descartável, furei o plástico e inseri um parafuso rosqueável, para permitir uma perfeita junção entre as peças, para que todas saiam iguais, sem diferenças.
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Preparando os para-lamas...
Agora, o uso de uma Dremel é precioso, pois com rodas abrasivas, vamos esculpir as bordas dos fenders...
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Sanduiche de folhas plásticas e parafuso travado...
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Peça desgastada...Preparando para cortar o travamento do parafuso...
Após obter os 04 segmentos dos para-lamas, é hora de "laminar" estas peças. Corte tiras longas de 17mm de largura, de plasticard fino (0,5mm) e cole as bordas, montando os pára-lamas. O ideal é usar um tubo de alumínio para iniciar uma curvatura nestas folhas finas de plástico, como na foto abaixo:
![](http://www.webkits.com.br/news/articlefiles/342-CCKW 352-020Katyuscha.jpg)
Começando a laminar os para-lamas...
Uma visão geral de como os fenders ficam, depois de colados...Voilááá !!
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Para-lamas prontos.
...e um dry-run, com alguns componentes, só para testar o dimensionamento do projeto:
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Colocando peças nos seus lugares...
O trabalho prossegue...Observe, na foto acima, que sobre o chassis existe uma peça de plástico que vai suportar o lançador BM-13. Esta peça foi obtida pelo corte da plataforma de combate do Zil-157, que está sendo devidamente canibalizada. Use a serra para os cortes, para não cometer erros...
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Canibalizando o suporte do BM-13...observe que a peça precisa ser afinada por lixamento...
O alinhamento dos cortes é imprescindível...Obseve a seta azul, acima. Voce deve lixar (sand) a porção inferior desta peça até igualar ao "dente" que voce vê logo à direita da seta azul. O objetico é deixar esta peça com a espessura de uma "placa" de 1,5mm de espessura...Veja abaixo, a porção "ventral" desta placa, já lixada e na espessura desejada...
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Porção ventral da peça de apoio afinada e equalizada...
Observe, na foto acima, que a seta vermelha mostra onde devemos cortar o sub-chassis para podermos ajustar esta peça ao gabarito em escala do CCKW 352. Corte imediatamente antes do detalhe da porção terminal do sub-chassis, nos dois lados do modelo:
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Cortando o sub-chassis...
Agora, é hora de montarmos os fenders traseiros. Vamos medir o centro dos mesmos e fazermos uma marcação no para-lamas. Vamos acrescentar uma tirinha de 4mm de plasticard para podermos colocar os pára-lamas em posição correta, sobre as rodas traseiras.
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Obtendo o meio dos para-lamas e dos seus suportes
Nesta foto abaixo, você ve o posicionamento da placa de apoio do lançador, colocada em relação ao centro da suspensão traseira. A marcação a lapis é onde sai o centro da suspensão traseira dupla. Por isso o para-lamas esta centralizado por ela. Ele cobre perfeitamente e de forma simétrica as duas rodas traseiras. O eixo do lançador esta a 23mm atrás desta linha-média da suspensão traseira. Repare que a armação blindada da cabine do Zil-157 serve perfeitamente para o CCKW...
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Demarcação do centro das suspensões traseiras.
Após a colagem dos para-lamas, reforçe com uma tirinha de 5mm de espessura na porção inferior-interna dos para-lamas. Apoie a tira de reforço na depressão que existe entre o chassis e o sub-chassis, logo acima do apoio da suspensão traseira.
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Reforço interno dos para-lamas...
O trabalho de reforço nos para-lamas prossegue. Fiz mais reforços, nas porções dianteira e traseira dos para-lamas, com sprue estirado, firmando as abas dos fenders ao chassis:
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Reforços externos. Tiras de sprue
Este simples detalhe aumenta em muito a estabilidade da peça. Enquanto os fenders traseiros secam, vou aprontar o suporte das rodas extras (estepes). Como já foi citado, o chassis CCKW 352 apresentava um suporte de estepe duplo. Usei o do Zil-157, que canibalizei, descolando cuidadosamente a peça do kit com estilete. Ao observar a peça, reparei que um dos tirantes do porta-estepe tinha desaparecido. Fiz um novo tirante com um sprue estirado e a porca que o prende, fiz com um disco de plasticard que sextavei com estilete. Veja abaixo:
![](http://www.webkits.com.br/news/articlefiles/342-CCKW 352-031Katyuscha.jpg)
Detalhando o suporte de estepes.
Outro diferencial destes chassis curtos é o tanque de combustível. Ele é parte integral do porta-estepe. Existe uma versão em resina no mercado, mas é uma peça rara quie descobri ao pesquisar na Internet. E como estes materiais são praticamente inacessíveis a nós, pobres mortais, é hora de fazermos a peça em scratch: tiras de plasticard retangulares, do comprimento do porta-estepe e com 4mm e 5mm de largura, formando um retângulo. Usei os bocais de combustível dos tanques do Zil para este fim...
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Confecção do tanque de combustível (Peça em resina, no detalhe)
Observe na foto acima o escudo de cabine já instalado...Uma outra vista do tanque de combustível:
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Tanque de combustivel e seu bocal (Zil-151)
E, agora, a instalação dos demais componentes. Todas aspeças foram utilizadas de meu Zil-157 que era um bom kit, mas fora de minha "janela histórica". O desmonte foi executado com estilete e muito cuidado, sendo que as peças quebradas foram substituídas por fios de cobre e plasticard.
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Começo do fim...
Repare no bagageiro logo atras do porta-estepes: é do Zil, também. Os soviéticos muito pouco mudaram seus equipamentos durante os anos após a WWII. E o Zil-157 é uma cópia do CCKW 353.
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Detalhes construtivos
Nos reforços dos fenders (sprue), fiz tirantes de latinha de Coke (Coketched)...É toda a diferença...Reparem que, na foto, os rails dos foguetes estão invertidos, defeito que eu só descobri depois de fotografado o kit.
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![](http://www.webkits.com.br/news/articlefiles/342-CCKW%20352-039Katyuscha.jpg)
Skoletched...
A próxima etapa é fazer, em scratch, um banquinho para um terceiro membro da tripulação, logo atrás do porta-estepe. Observe, na seta, outro Coketched:
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Confecção do banco do artilheiro
Estes pequenos detalhes valorizam muito o resultado final. Os apoios de disparo, os para-choques (bumpers) traseiros, o gancho de reboque, tudo foi reaproveitado do Zil-157. A reciclagem foi completa...Reparem, de novo, entre os foguetes, a porção lisa do rail que deveria ser volumosa...
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Peças canibalizadas do Zil...
Para terminar o detalhamento, cortei o escapamento, usando como gabarito a porção de 14mm do eixo cardan anteriormente adequado e resovi melhorar as articulações da armação do para-brisa (windshield), pois são muito tôscas e grosseiras.
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Cortando o escapamento e a armação do para-brisa
As dobradiças da armação do para-brisa também foram feitas com Coketched:
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Coketched no para-brisa
O kit já está pronto para a pintura. Como estes veículos eram recebidos pelo lend-lease, optei em faze-lo Olive-drab, ao inves de Russian-green. A pintura foi executada com esmaltes automotivos e a caracterização de acordo com as técnicas de envelhecimento. Os decais são de minha caixa de sucatas e eram de um modelo do Zis-44 ambulância, que também modifiquei...Coisas de louco !!!
Aproveitei e pintei os foguetes de cores diferentes, como se fossem produzidos por fábricas distintas...
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Um toque pessoal: Um Slogan patriótico, feito com pincel fino e tinta acrílica. Sempre em Frente !!!!
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E o modelo ficou pronto !
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