| FCM Decais US Army Insígnias produto 35-02 - 1/35 Preview e teste completo 
 
 autor:  Marcos Serra (Panzerserra)    panzerserra@gmail.com 
 Histórico:           Os Exércitos, durante todas as eras, sempre procuraram se identificar por meio de símbolos e emblemas, sendo que o tema é tão vasto que existe até uma Ciência que estuda estes símbolos (a Heráldica). Durante a Segunda Guerra Mundial, estes símbolos eram perfeitamente distinguíveis e identíficáveis, sendo que homens e máquinas os portavam e se identificavam com eles. Quem não reconhece os cocares tricolores como sendo  dos aviões ingleses ??? 
 Spitfire             Ou a Cruz Balcânica com os aviões e blindados alemães ? 
 Balkenkreuz              Isto sem falar nos símbolos que transmitem uma identificação por si só, como os cangurus pintados nos tanques capturados aos italianos pelos Australianos. 
 Tanque M13-40 italiano capturado - Austrália              A principal razão destas marcações era a correta e segura identificação do indivíduo ou da máquina, para evitar o chamado "fogo amigo". Os americanos usavam a estrela de cinco pontas, geralmente branca, em suas marcações de veículos. Esta padronização em branco foi modificada em 1942, quando estrelas totalmente amarelas foram introduzidas, principalmente na invasão da Tunísia, sendo as estrelas revertidas para brancas, novamente, em 1943. Estas marcações eram aplicadas nas fábricas e em campo, sendo o uso de stencils o mais comum. 
 Marcações de fábrica 
 Marcações de campo             Por isso mesmo, seu tamanho e formato variavam muito. Os stencils podiam ser feitos em campo, o que justificava esta variação. 
 Diversos lay-outs de estrelas americanas             E na premência de uma Guerra, as condições locais e a urgência do uso dos equipamentos geravam uma infinita variação. Por isso é que nunca podemos afirmar, com certeza, se tal ou qual marcação ou situação ocorreu, pois a influência de um indivíduo pode alterar este quadro. Vejam, na foto abaixo, as diversas "aberrações" que poderiam ser apontadas como "erro" em um concurso de modelismo e que, no entanto, ocorreram em apenas um veículo.  O surgimento de inúmeras fotos inéditas e a popularização destas pela Internet tornaram nosso hobby ainda mais fascinante... 
 Observe as setas no sentido dos ponteiros do relógio: 1- limpador de para-brisa na horizontal 2- marcação USA sem a numeração correspondente 3- placa de aço no radiador 4- antena de rádio em um CCKW Cargo (?) 5- estrela "esquisita" 6- truck duplo traseiro com apenas uma roda 7- marcações de números do capô na porta...   
 O Decal           A folha de decal 35-02 da FCM tem 19 x 14 cms, apresentando Estrelas de cinco pontas com e sem círculos e numerais para a confecção de diversos veículos, embalado em um saco tipo Ziplock de excelente qualidade. O filme do decal vem protegido com um papel vegetal no tamanho total da folha. Não acompanham instruções. Em um exame inicial, a qualidade da impressão é excelente e o papel de fundo (azulado) permite uma correta manipulação das marcações em branco. 
 Scan da folha de decal FCM 35-02 
 O teste           Para o teste do decal, usei como test-bed um Caminhão bem representativo das Forças Americanas da Segunda Guerra Mundial: o "Deuce and a Half" CCKW 353, em sua versão de tanque de água. 
 CCKW 353 LWB water tank             Este raro kit foi fabricado pela Testors e, depois, mais tarde, lançado pela Italeri. O meu kit é um Testors-Italeri da década de 80. 
 Box-art           Nós, do mundo do modelismo, sabemos que os decais variam muito em questões de qualidade de impressão, qualidade de cor, qualidade do filme e aderência. Quando recebi esta folha para testes, pensei em colocar a prova este produto em uma situação que todas estas particularidades fossem colocadas à prova. A escolha do veículo e da época foi fundamental neste processo. Precisava de um veículo americano, que apresentasse uma camuflagem de pelo menos dois tons contrastantes, com superfícies lisas e com reentrâncias e, se possível, que pudesse ser feito um comparativo com porções do decal original do veículo. O caminhão já foi apresentado, o CCKW é um ótimo test-bed para as condições citadas acima. A monocromia das cores americanas foi contornada pela escolha da marcação da Operação Husky, ou seja, a Invasão da Sicília em 1943. Nesta Operação, os americanso utilizaram uma camuflagem de verde oliva e amarelo-ocre bem característica. E, de acordo com os arquivos, muitos veículos ostentavam as marcações em amarelo, do período anterior (Invasão da Tunísia) com estrelas brancas misturadas, o que permitiria o uso das duas variações da folha.Veja um exemplo abaixo: 
 T-30 75mm, Palermo, Sicília, 1943           O mais interessante é que existiram marcações raras de estrelas brancas dentro de círculos amarelos.  
 M2 Half-track, Palermo, Sicília, 1943      Graças a esta foto acima é que pensei em fazer mais uma experiência com os Decais FCM, sobrepondo duas decais em um mesmo sítio, para testar a conformação do decal e sua capacidade de "cobertura", sem permitir que as cores de baixo "passem" para a cor de cima. Podemos chamar isto de "efeito transparência". Em resumo, os testes tiveram os seguintes parâmetros: 1- Teste de superfície (qualidade do filme) 2- Teste de cobertura (aplicação sobre cores de camuflagem contrastantes) 3- Teste de Opacidade (decal sobre decal) 4- Teste de Método de Aplicação ( reação ao Softer e a Future) 5- Teste comparativo (uso de decais originais como comparação) 6- Estética final           Como o descrtito acima, o CCKW 353 da Sicília, de 1943, apresentava-se como ideal para todos os parâmetros. 
 Decalcando           O kit foi montado dentro das técnicas normais, sendo que a tinta utilizada foi a esmalte automotiva. O "fator-tinta" não é representativo, pois toda a pintura foi selada com verniz acrílico brilhante, de forma a superfície de aplicação dos decais estar a mais lisa possível. Escolheu-se a aplicação-padrão das marcações neste caminhão, com a variação da aplicação de uma estrela no tanque de água. Abaixo, as instruções do kit: 
 Instruções Testors             Antes de receber os decais, o kit ficou secando o verniz por 24h, para que este não afetasse em nada o desempenho dos decais. 
 CCKW 353 envernizado e seco - lado direito           Isto é muito importante, pois uma das formas de se evitar o maldito silvering é o da superfície "receptora" não estar porosa... 
 CCKW 353 - capô do motor             Todas as regiões "decalcáveis" receberam o mesmo tratamento. O verniz utilizado foi o Acrílico da Acrilex, aplicado com aerógrafo e diluído em thinner na proporção de 50%. 
 CCKW 353 - lado esquerdo             O kit apresentava uma superfície muito interessante para o teste de qualidade do filme: as reentrâncias das portas traseiras. Neste local, será utilizado o softer. 
 CCKW 353  - tampa traseira do tanque             Aleatóriamente, escolhi o lado esquerdo para aplicar o decal com um softer importado. Infelizmente, não existe no mercado nacional nada comparado em termos de qualidade. 
 CCKW 353 - softer             Do lado direito, a aplicação do decal será com a Future. 
 CCKW 353  - Future 
 Softer           O uso do softer é o mais difundido entre os modelistas. Consiste em se aplicar uma solução preparadora, a base de ácido-acético, para "desengordurar" a superfície ( A solução Set) e, depois de aplicado o decal, "amolecer" o filme do decal com a solução Sol. 
 Aplicação das decais após o set.             A quantidade da Set é mínimo. Após aplicado o decal, devemos posicionar o mesmo e, com um cotonete umedecido, alisar a sua superfície e remover o excesso de água. Tenha certeza do decal estar em sua posição correta, antes da aplicação da solução Sol, pois esta amolece o filme, deixando-o extremamente frágil. Uma vez aplicado o Sol, não devemos reposicionar o decal. Repare, na imagem abaixo, a ação do Softer sobre as bordas do filme da estrela branca. O enrugamento do filme é uma coisa comum, que assusta os novatos, mas o filme volta a se reposicionar e a tensionar sobre a superfície. 
 Aplicação do sol              Observem, na imagem acima, que a decal não paresenta transparência em nenhuma das duas cores-base (olive drab e ocre-yellow). O branco é totalmente opaco à cor clara e à escura. Ponto positivo para a FCM....           Como escolhi uma variação muito rara de marcação (borda amarela com estrela branca), esta não está disponível nesta ( e em nenhuma outra do mercado mundial...) folha de decal. Mas como a folha é "generosa", vou me utilizar de uma marcação amarela e recobrir a estrela amarela com uma branca da mesma medida, só que sem a  borda circular externa. 
 Estrela amarela + branca             Esta marcação dupla será aplicada nas portas, no capô do motor e na tampa traseira (onde existem as reentrâncias...). Mas uma imagem vale mais que mil palavras...Primeira etapa: set + decal+ softer (sol): 
 Estrela amarela com sol seco           Reparem que a cor amarela também é de excelente opacidade, não permitindo que nenhum tom das cores da camuflagem "manchem" a decal.  Por isso escolhi este esquema da Sicília: para que em um mesmo local de decal mais cores pudessem "trabalhar" com ela... Após a secagem do softer ( + ou - seis horas), aplicação da estrela branca, sobre a decal "primária". Aqui, vamos testar a "espessura" do filme e o comportamento da decal na sua capacidade de "cobrir" uma cor forte (amarelo-vivo).Veja abaixo: 
 Aplicação da estrela branca sobre a amarela. Notem o enrugamento inicial das bordas...           Excelente !!!! Repare o discreto "enrugamento" das bordas das decais (estrela branca e borda amarela - posição 2 horas...) durante o processo de amolecimento.Tudo ok!!! Mesmo processo com o capô do motor: aplicação da estrela amarela com borda ( o tamanho "king-size" era comum, nestes casos...) 
 Aplicação da estrela amarela com softer sobre o capô...             Aplicação da estrela branca . Note o enrugamento inicial (seta): 
 Aplicação da estrela branca. Sem manchas ou transparências. Note o enrugamento característico ...             Na porta traseira, aplicação da estrela king-size, com perfuração do local da trava. Optei em fazer esta remoção pois a reentrância é muito profunda e pequena, o que impossibilitaria a aderência de qualquer decal neste local, mesmo com uso intenso do softer...Repare que a solução ainda não amoleceu o filme e o decal não "penetrou" nas reentrâncias...Aqui, o decal será submetido à um teste verdadeiro, pois serão duas camadas que "trabalharão" nestas fendas....   
 Corte, com estilete, da porção de decal...             Enquanto o lado esquerdo (Softer) seca, vamos trabalhar o lado direito. O uso da Future como solução aplicadora de decais está se difundindo e popularizando. O seu uso se baseia na formação de uma camada tipo "sanduiche", de duas camadas de Future com a decal no meio. Primeira etapa, uma camada fina de Future aplicada com pincel macio. Não se escandalize: o Future é muito, mas muito melhor se aplicado no velho método do pincel do que com aerógrafo. E outra coisa: não misture Future com Softer. Eles reagem entre si e a Future fica manchada, esbranquiçada, dando um aspecto de silvering...Onde começa com a Future, termina com a Future... 
 Aplicação de uma camada muito fina de Future, com pincel macio...            Confesso que não uso e não sou muito adepto desta técnica. Não por não aprová-la, mas por ter um bom estoque de softer em casa...Estava trincando os dentes ao testar a aplicação de um decal desconhecido com uma técnica desconhecida sobre um kit lindo e raro...ehheehhehe. Mas , como dizem os americanos: "No pain, no gain...". Vamos ver no que vai dar... 
 Filme evidente e um "relevo" exagerado do decal em uma irregularidade do kit...             Como eu sei que a Future  não "amolece" o decal e que seu uso se explica pela aderência intensa da cera à superfície, quando vi estes detalhes acima (setas) na estrela branca, confesso que "gelei"...Mas vamos lá...o teste continua e o produto precisa agir, secar e "estirar" o decal. Respirei fundo e continuei o lado direito: 
 Aplicação de decal com Future na porta. Repare que o filme, neste caso, desapareceu...             Novamente, a capacidade de "cobertura" dos decais FCM me surpreenderam positivamente. Fantásticos... 
 Alisando o decal com cotonete levemente umedecido             Usei um cotonete LEVEMENTE umedecido para remoção de bolhas e alisamento da superfície, após a aplicação do decal. Isto deve ser feito com rapidez e extrema delicadeza, pois a Future é rápida e o decal, frágil. 
 Aplicação da estrela branca sobre a amarela. Pequenos volumes no decal ainda úmido...             Aplicação da segunda estrela...uau !! O efeito ficou muito, mas muito legal...Reparem que, entre a estrela e a borda amarela existe uma grande quantidade de filme. E tanto com a Future como com o softer, nesta região não ocorreu o silvering...Ponto para a FCM !!! Como Grupo-controle, usei as decais originais do kit nas marcações de números do capô do motor. Os decais são da Microscale, mas com 20 anos de fabricação. 
 Aplicação dos decais originais (numeração) na lateral do capô.             No lado esquerdo, usei o softer (que, coincidentemente, é da mesma fábrica do decal, a Microscale)     Aplicação de softer. Discreto silvering...              No lado direito, aplicação da decal original com Future. Nos dois casos, um discreto silvering .... 
 Aplicação de Future no decal original. Repare que o filme rasgou no U e discreto silvering... 
 Resultados Finais           Todas as fotos abaixo foram tomadas antes da camada final seladora de verniz brilhante. A estrela branca (softer), depois de seca, do lado esquerdo. Sem silvering e perfeitamente adaptada... 
 Estrela do tanque (softer). Parece pintada...ausência total do filme...              A estrela "mista" da porta (softer) . A ausência total de silvering na grande porção de filme entre a estrela e a borda é fantástico !!  Excelente qualidade do material. 
 Estrela da porta (softer). O filme desapareceu !!!!             A estrela mista do capô. Neste ângulo e com esta incidência de luz, nota-se a segunda camada da estrela, com o relevo do segundo decal. Note que este detalhe é invisivel (o outro lado da estrela, sem a luz estar incidindo para evidenciar o relevo..). Excelente !!!!! 
 Estrela do capô (softer). O filme desapareceu também.           Lado direito: Future. Depois de seca a cera, resultados da estrela do tanque: Excelente !!! Note que aquele "degrau" da primeira foto, que me fez gelar, se conformou perfeitamente...Vou passar a usar mais a Future como aplicadora...Ufa !!! 
 Estrelas com Future secas...Uau...             Porta. Tudo Ok.  Tanto o decal como a Future passaram no teste com louvor !!! Sem degraus ou silvering... 
 Estrela da porta (Future). O filme e as elevações desapareceram.             Portas traseiras. Aqui, vemos o decal penetrando nos sulcos, mesmo na região da estrela, que é dupla-camada. Excelente !!! 
 Estrela da porta traseira (softer). Adaptação excelente.             Os decais originais do kit melhoraram com a aplicação da seladora (verniz) como camada final, mas foram os únicos que deram manchas, embora pequenas. 
 Decal original. O filme aparece em alguns pontos...             Resultado final com aplicação do verniz brilhante: 
 Selamento final com Verniz Acrílico Brilhante Acrilex             Caracterização geral e final: Wash + weathering + oils +  verniz fôsco (Acrilex +aerógrafo) + pastels + chipping + EPA...Ufa !!! Lado esquerdo (softer): 
 Aspectos finais (softer)  
 Aspectos finais (softer) - detalhe da porta e capô.   
 Aspectos finais (softer) - decal original: filme aparece um pouco... 
 Aspectos finais (softer) - Fantástico ! 
 Aspectos finais (softer) - capô - relevo desapareceu... 
 Aspectos finais (softer) - porta traseira. Mesmo com weathering pesado, o filme desaparece...   Lado direito: Future:  
 Aspectos finais (Future)  
 Aspectos finais (Future) - lembram-se do meu medo inicial ?? Excelente adaptação.... 
 Aspectos finais (Future) -  weathering pesado...Tudo Ok !!!   Aspectos finais e gerais: 
 
 
 
 Aspectos finais - CCKW 353 LWB Cargo Tank Testors 1/35, by Panzerserra 
 
 Conclusão           Baseado nos parâmetros anteriormente citados, chegamos à seguinte conclusão: 1- Teste de superfície (qualidade do filme):           Os decais FCM apresentam excelente qualidade de filme, que reage muito bem tanto com o softer utilizado (Microscale) como com a Future. O filme é aderente, fino e resistente, sendo que o silvering não se manifestou em nenhum momento do teste. Nota 10. 2- Teste de cobertura (aplicação sobre cores de camuflagem contrastantes)           Os decais FCM apresentam excelente cobertura, não enrugando na aplicação e se conformando aos detalhes do modelo. Mesmo quando aplicados sobre superfícies de cores diferentes, não deixaram transparecer as cores de baixo. Nota 10. 3- Teste de Opacidade (decal sobre decal)            Os decais FCM apresentam excelente opacidade e cobertura de cores. Mesmo quando aplicados sobre outro decal, não deixaram transparecer as cores de baixo.O filme não é fosco, o que permite o seu "desaparecimento" quando do selamento brilhante e, posteriormente, o fosqueamento. Nota 10. 4- Teste de Método de Aplicação ( reação ao Softer e a Future)            Os decais FCM se comportaram bem quando submetidos à ação química do softer e quando aplicados com a Future. Os resultados finais foram idênticos nos dois lados, não se notando diferenças de resultados finais. Nota 10. 5- Teste comparativo (uso de decais originais como comparação)            Os decais FCM apresentaram resultados melhores se comparados ao Microscale do kit, por exemplo. Embora este parâmetro possa ser contestado pela idade do decal original. Mas, como produto comparativo, mostrou-se superior. Nota 10. 6- Estética final            Os decais FCM deram um acabamento fantástico de "pintura" ao kit, mesmo sob utilização de um weathering pesado, como foi a minha escolha. Os fimes não se evidenciaram e não ocorreu silvering. Nota final : 11 !!!            Conhecia a fama dos decais da FCM  da aviação. E estes, de Militaria, seguem os seus mais altos conceitos de qualidade e acabamento. Recomendo sem restrições e enfaticamente ao modelista de Militaria que, finalmente, tem no mercado Nacional uma opção de excelente qualidade a um preço competitivo. Recomendo ao fabricante que amplie o Mercado de Militaria. pois o produto é excelente e o Mercado, carente . ALTAMENTE RECOMENDÁVEL !!! 
 www.fcm.eti.br    
 Marcos Serra (Panzerserra)    panzerserra@gmail.com Macrography backet chonolith tylophorine reforestation refuse tempestuous turbojet propellant chromophobe woodgrouse. Siltstone fuzzily unicoil implyies sick xanthophyll.
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