www.webkits.com.br
Cadastre-se em nosso FORUM e participe ativamente das discussões...
Dicas de como fazer um kit em resina
Autor: Fabio Duarte

Dicas de como fazer um kit de resina.

Fabio Duarte

Inicialmente é necessário um bom desenho, quanto mais detalhado melhor. Consegui os planos do Super Tucano e parti para fazer o modelo na 1/72. Depois de inúmeros pedidos, já que 1/48 não é minha “praia”, parti para fazê-lo nesta escala. É claro que a dificuldade foi bem maior, o modelo exigia um número de elevado de detalhes, o que acabou fazendo com que este projeto demorasse tanto.

1- Primeiro o corte das peças em poliestireno, baseados em desenho no Corel.

2- Depois as peças foram coladas formando o “esqueleto” do modelo. Preenchi as cavidades com madeira balsa e depois lixei dando a conformação do modelo. Usei uma base plana de alumínio, para não ficar nada deformado.

3- Fiz a forma destas metades e tirei algumas cópias em resina, para que, depois de trabalhadas, darem origem as peças do kit.

4- Montei algumas peças para ter ideia do modelo e das outras peças que seriam montadas.

5- Algumas peças tem que ser feitas “na unha”, só usando fotos e algumas medidas para proporcionalidade.

6- É necessário também um bom “arquivo” de perfis, chapas e materiais diversos que possam imitar algumas superfícies. Aqui o uso de uma tela de latão para imitar a tela que existe no avião de verdade.

7- Aos poucos as peças vão tomando forma e necessitam serem montadas para verificar encaixes e proporções.

8- Algumas peças exigem que sejam feitos gabaritos para alinhamento e montagem. O caso dos frames para o canopi foi um destes casos. E essa peça deu muito trabalho até ficar boa.

9- Depois o projeto entra na sua segunda fase: a produção dos moldes. Essa é uma parte importante, pois não adianta nada fazer uma peça matriz sem condição de ser copiada. Por isso o estudo da divisão das peças do kit é importante, para que no final não se tenha nenhuma surpresa desagradável.

10- Também neste momento se iniciaria a produção dos decalques, que no caso do A-29 já estavam prontos, baseados no decalque no kit 1/72, e que foram produzidos pelo Felipe Canuto (FCM).

11- Finalmente montamos o modelo com todas as suas peças, no caso estas são aquelas que deram alguns defeitos e não vão virar kits. Mas com uma massinha aqui e outra ali quem sabe ........


Artigos relacionados:Nenhum artigo relacionado.

Envie este artigo por email... Versão para impressão... Busque artigos por texto... Veja outros artigos disponíveis... Voltar para página inicial...
Seja você também um autor da Webkits.
Clique aqui e receba uma senha para editar seus proprios artigos.