www.webkits.com.br
Cadastre-se em nosso FORUM e participe ativamente das discussões...
Kleiner Panzerbefehlswagens 1 KLA
Autor: Marcos A. Serra (Panzerserra)

http://www.webkits.com.br/news/thumbnails/230.gif

Kleiner Panzerbefehlswagens I

Panzer IA Kommando Tank  KLA


MB Master Box LTD  -  T3503 -  Escala 1/35


Marcos  Serra
panzerserra@gmail.com

 

 


Revisão Histórica:

          O Veículo de Combate Blindado I ou Panzerkampfwagen I (PzKpfw I) Sdkfz 101 foi desenhado em 1932, como um veículo de ataque leve e de treinamento, permitindo a motorização do Exército Alemão com um veículo barato e rápido de ser construído, enquanto os modelos III e IV não ficavam prontos. O Departamento de Armas do Exército Alemão comprou um tanquete Carden-Loyd Mk IV inglês, secretamente, na Rússia, para testar a possibilidade de se instalar, neste chassi, um canhão de 20 mm em uma torreta de giro de 360°.

Fig.01 – Tanquete inglês Carden-Loyd Mk IV

Após extensivos testes de campo, ficou provado que o desempenho era muito melhorado com o uso de um armamento mais leve, sendo proposta a torreta com duas metralhadoras de 7,92 mm. Enquanto isso, o Departamento de Armas emitiu especificações de concorrência para cinco firmas alemãs (Rheinmetall Borsig, Daimler-Benz, MAN, Henschel e Krupp) para a construção de um protótipo de um tanque leve de treinamento de 05 toneladas, com uma torreta de rotação completa, armado com um par de metralhadoras de 7,92mm MG13. Em dezembro de 1933, o Exército alemão selecionou a torreta e a superestrutura da Daimler-Benz e o chassi da Krupp para o desenvolvimento do futuro carro de combate. A Krupp foi contratada para construir três diferentes protótipos, com a condição que as outras fábricas participassem da produção para que todas ganhassem experiência vital na construção de tanques.

Em fevereiro de 1934, a Krupp entregou o protótipo LKA1.

Fig.02 – Tanque LKA1  Krupp

Depois dos testes, o LKA1 melhorado foi denominado Las IA Landwirtschaflicher Schlepper (Trator Agrícola, para confundir os termos do Tratado de Versalhes), entrando em produção em abril de 1934, como PzKpfw I Ausf A (modelo A). No final desse mês, quinze PzKpfw I Ausf A foram produzidos e  apresentados a Adolf Hitler por Heinz Guderian.

O Alto Comando Alemão especificou um número de inventário (Sonderkraftfährzeug) para o veículo: Sdkfz 101 Ausf A (mais tarde, surgiria o Ausf B, maior e mais potente, embora com o mesmo armamento).

 

Fig.03 – Tanques leves Sdkfz I Ausf A e B - profiles

Em 1934, a Alemanha recriou suas Forças Blindadas, em desafio ao Tratado de Versalhes. O Sdkfz 101 Ausf A, por ser pequeno, apresentava problemas de espaço, com apenas um receptor de rádio em sua torreta. Precisando de um veículo de comando para seus dois primeiros Regimentos Panzer, o Alto Comando decidiu modificar o Sdkfz 101, removendo sua torreta artilhada e aumentando sua superestrutura para receber mais um rádio (emissor) FuG-2 e seu operador, elevando a tripulação deste carro para três. Assim nascia o Kleiner Panzerbefehlswagen 1 KLA (Carro Comando Leve 1), baseado no chassi do Sdkfz 101 Ausf A , do qual foram construídas pouquíssimas unidades (apenas seis exemplares).

Fig 04 – Kleiner Panzerbefehlswagen 1 KLA -  KlPzBfWg 1 KLA - Versão desarmada

Fig.05 – Primeiras apresentações dos Panzers (1935)

KLA 1A lidera um grupo de Sdkfz 101 Ausf A - (Panzer Colors II - Squadron Signal Pub.)

De início, estes Carros Comando não apresentavam armamento, entrando em ação na Guerra Civil da Espanha e nos estágios iniciais da Campanha Polonesa da Segunda Guerra Mundial.

Fig.06 – Kleiner Panzerbefehlswagen 1 KLA – Guerra Civil Espanhola

Fig.07 – Kleiner Panzerbefehlswagen 1 KLA  liderando um ataque na Polônia. (via Rubens)

Após experiências de combate, viu-se a necessidade de se acrescentar armamento ao veículo, instalando-se uma metralhadora MG-13 de 7,92mm na porção anterior da superestrutura do veículo, que em alguns veículos, foi estendida em toda a largura do casco (KLA late).

Fig.08 – Kleiner Panzerbefehlswagen 1 KLA (late) Espanhol
observe o armamento e a superestrutura

Fig.09 – Kleiner Panzerbefehlswagen 1 KLA (early)
Campanha da Polônia e França - versão armada

Este veículo teve uma carreira breve, pois o chassi era curto e subpotencializado, sendo substituído pelo Carro Comando baseado no chassi do Sdkfz 101 Ausf B. O veículo resultante foi o Sdkfz 265 Kleiner Panzerbefehlswagens 3 KLB (KlPzBfWg 3KLB).

Fig.10 – SdKfz 265  Kleiner Panzerbefehlswagen 3 -  KlPzBfWg 3 KLB

Especificações Técnicas:

  • Kl.Pz.Bf.Wg 1A 
  • Peso (pronto para ação): 5,4 ton. 
  • Tripulação: 3.

Dimensões:

  • comprimento: 4,02 m 
  • largura: 2,06 m
  • altura: 1,72 m
  • altura livre do solo: 25 cm

Blindagem (espessura da blindagem em mm / ângulo de inclinação em graus):

  • frontal do casco: 13 mm  / 22°  
  • lateral e ré do casco: 13 mm / 22°
  • fundo: 6 mm / 90º 
  • teto do casco: 6 mm / 90°  
  • superestrutura: 13 mm / 10°
  • Velocidade máxima (rod.) 57 Km/h.

Autonomia:

  • rodovia: 145 km
  • off-road: 100 Km.

Capacidade de superação de obstáculos:

  • ângulo de subida máxima: 30°
  • largura de trincheira: 1,4 m
  • altura de obstáculo: 0,36 m
  • profundidade de vau: 0,58 m

Motor:

  • Krupp M305 (Boxer)  57hp (42 Kw) / 2500 rpm 
  • Capacidade de combustível: 144 l.

Armamento:

  • metralhadora  MG13 Dreyse de 7.92mm

O Kit:

O modelo da Master Box Limited (Ucrânia) apresenta caixa de papelão de média espessura, com a tampa da caixa encaixada, apresentando arte baseada na foto 07 acima e desenhos de perfis das opções de tanques possíveis de serem montadas.

Fig.11 – Tampa da caixa do kit

Dentro da caixa, peças injetadas de plástico cinza para a estrutura do tanque e negro para as lagartas link-by-link, além de um pequeno saco plástico zip-lock com photo-etcheds. Um detalhe irritante é que as árvores não apresentam a numeração das peças, sendo um aborrecimento o constante trabalho de se localizar a peça pelo desenho no diagrama das árvores. Pode parecer excesso de preciosidade, mas este vai-e-vem de páginas é algo desagradável, principalmente em uma bancada sempre “lotada” quando desenvolvemos uma montagem.

Fig. 12- PE da proteção dos escapes e saídas de gases do motor. Excelente qualidade !

A folha de decal e o livreto de instruções completam o pacote, com aspecto limpo e organizado, embalado em sacos plásticos. Vejam detalhes destes itens e fotos das árvores das peças na Revisão de Modelo, aqui, na WebKits.

Minha impressão pessoal é de um acabamento muito bom, sem rebarbas ou flashs, embora com alguns problemas de “repuxo” do plástico nas canaletas de injeção de algumas peças, mas nada que comprometa o resultado final da montagem.

O livreto de 07 páginas (Inglês, Ucraniano, Alemão, Espanhol, Russo e Japonês) apresenta diagramas de montagens e instruções de pintura e aplicação de decais que, a uma primeira vista, parecem claros, mas com alguns problemas, como veremos em Montagem.

Montagem:

Iniciei pela construção do casco, tendo o cuidado de alinhar o mesmo em uma superfície plana, para evitar as desagradáveis torções do mesmo. Os problemas do livreto começaram a se apresentar. A falta de numeração das peças atrasa a coleta das mesmas e desenhos que não obedecem à realidade confundem mais ainda. Exemplo: no diagrama da construção do chassi, na página 04, a peça 28A apresenta desenhos em relevo, de três painéis e, ao verificar na árvore, a peça é totalmente lisa, gerando alguma confusão, principalmente em modelistas iniciantes.

Fig 13 – Detalhe do desenho do livreto – painéis rebitados inexistentes na peça real.

Outra (e esta, grave...) dificuldade é a ausência de encaixes e marcações nítidas para o posicionamento nas peças, obrigando a diversos dry-runs antes da colagem das mesmas.

Muita atenção !!!

Mas o pior foi a inexatidão deste esquema, somado à ausência de furações ou furações erradas na montagem do protetor da antena. Vejam a figura a seguir:

Fig. 14 – Esquema do protetor de antena

De acordo com o desenho acima, o conjunto protetor da antena (94B+95B) ficaria instalado na parte mediana do pára-lama direito, entre o jack e o silencioso do motor. O problema é que, nesta peça, não existem furações ou marcações onde este conjunto se instalaria e o conjunto não apresenta pino de travamento. Fiz um dry-run com a antena e...  pepino nº 2: a antena só encaixava no protetor se este protetor fosse colocado na posição mediana. Mas todos os desenhos e profiles apresentavam o protetor imediatamente atrás do farol (ver figuras 04,06 e 08). E nesta posição, a antena ficaria apenas com a pontinha no protetor, o que seria ridículo.

Fotografias do tanque original, não tinha (ainda) encontrado na Internet ou nos meus livros e, para piorar, consultado o site da Master Box, existiam fotos de kits que apresentavam a antena instalada apenas na “pontinha” do protetor, o que seria um absurdo, ou fotos com o protetor e a antena em posições diferentes. Embora no site, as versões eram diferentes, as instruções do kit não especificavam se estas diferentes "versões" eram verdadeiras ou não. A dúvida era o desenho do manual e o tamanho da antena indicando a possibilidade do protetor mais para trás e os profiles e o site indicando mais à frente. Esta dúvida só foi sanada com a ajuda do colega Rubens Lehmann  (que os Deuses o protejam, hoje e sempre!), que desencavou a foto que está acima, figura nº. 07. Com a comprovação histórica, tudo ficou mais fácil. E só depois, após toda a agonia já ter passado, descobri na Panzer Colors II, da Squadron, no rodapé da página 06, a foto (Figura nº. 05) do KLA liderando um monte de Sdkfz 101... O resultado foi substituir a porção fina da peça 90B (antena) por uma agulha de acupuntura, no comprimento adequado.

Voilá.

Mais um detalhe: a posição “exata” no suporte da antena (peça 41B) não vem nem marcada, nem furada na peça da estrutura do kit. Você tem de se basear nas fotos (que não existem no kit) e no “achômetro”. E o ângulo da saída do eixo de rotação da antena também está errado (ver figura 14 – peça 41B).

Outra omissão do folheto é que o kit apresenta a possibilidade de montagem da versão espanhola (sem armamento) e o kit não oferece peça que substitua o arcabouço da MG 13 (peça 93B) ou esclarecimento que possa alertar o modelista iniciante desta falha (ele teria que desgastar o arcabouço e usar “putty” para igualar a superfície da peça). Se o modelista mais afoito ou inexperiente montar o kit da forma que as instruções indicam (com armamento), quando ele chegar na fase de pintura e decais, ele descobrirá que não poderá fazer a versão espanhola.

Fig. 15 – Montagem da MG e da antena

O ajuste da peça 44B (metralhadora) foi um pouco trabalhosa (tive de escarear a porção interna da peça 93B), mas a Dremmel justificou a sua compra. Não são problemas graves, apenas complicações que fazem parte da montagem de um kit.

Continuando a montagem, após completar o casco e a roda de tração (etapas 1,2 e 3), pulei a etapa do trem de rodagem (etapa 4), pois a manipulação do casco com as rodas sempre é mais difícil e frágil, ainda mais com a suspensão tipo Carden-Loyd instalada, e fui para a superestrutura e escapes (etapas 5,6,7 e 8), onde tive algumas dificuldades de encaixe nas etapas 5 e 6, com as blindagens do hull não se encaixando de maneira adequada. Tive de usar um pouco de putty, aqui e acolá, para um melhor acabamento das junções. Terminado o casco, montei a totalidade da etapa 4, ou seja, o trem de rodagem, com rodeiros praticamente livres de rebarba ou problemas. Detalhe: as ferramentas foram deixadas separadas, após o acabamento de remoção de rebarbas, para colagem posterior. A pá (51B), o extintor (75B) e a machadinha (43B) foram limpos e separados para detalhamento de pintura, enquanto o jack (63B+54B) e a alavanca (89B) foram colados, pois seriam pintados da cor do veículo. Encontrei problemas com o posicionamento da alavanca, que não obedecia ao padrão de furação do pára-lama direito. Os orifícios errados foram tapados com putty.

A escotilha retangular (48B) eu resolvi deixar aberta, pois o encaixe da mesma fechada deixava muito a desejar. A montagem foi executada com cola tipo fusor (cloreto de metileno), da qual sou fã incondicional. As partes em PE foram coladas com cianoacrilato.

Terminada a montagem do casco e superestrutura do tanque, parti para a montagem das esteiras ou lagartas LBL, cuja delicadeza e acabamento me surpreenderam positivamente.

Fig. 16 – Detalhe de um link da lagarta

O corte dessas peças foi executado com lâmina de bisturi nº. 15, o que permitiu um serviço limpo, sem rebarbas ou ajustes. A montagem foi extremamente rápida, com o uso de uma régua de madeira para alinhar os links da lagarta e mantê-las estáveis e posicionadas, enquanto passava a cola tipo fusor. Montei diversos subconjuntos, iniciando a montagem da lagarta pela roda dentada, acoplando os subconjuntos até formar a esteira completa, com um discreto “caimento”, pois os veículos que construo, normalmente, apresentam aspecto de uso intenso.

Fig. 17 – Montagem final – lateral direita :  repare na antena de confecção própria - agulha de acupuntura.

Fig. 17 – Montagem final – vista ¾ a ré. Observe a abertura dos escapes executado com Dremmel e broca esférica fina...

Com os links excedentes da lagarta, fiz um segmento de 10 peças e coloquei na parte frontal do casco, confeccionando com tira de alumínio e sprue um tirante de travamento destes links de reserva (... e blindagem adicional).(Fig. 19).

Fig. 18 – Montagem final

Observe a escotilha lateral e a lagarta adicional. Repare que o PE do escape esquerdo está apenas encaixado...

Pintura e acabamento:

Resolvi montar o meu KLA no padrão alemão, German-gray, com tinta automotiva Lazzurill, tom obtido por scanner da tinta Tamiya XF63. Fiz a pintura geral com aerógrafo no tom básico, com detalhamento em tom mais claro nas superfícies convexas.

Fig. 20 – Pintura inicial – cobertura geral e volumes em tom mais claro

Como tinha decidido deixar a escotilha do casco aberta, providenciei o limitador de abertura que este casco de tanque apresentava, com fio de aço fino dobrado e colado entre a escotilha e o hull do KLA.

Fig. 21 – Pintura inicial – cobertura geral. Observe o tirante da escotilha: fio de aço + cianoacrilato

Mesmo sendo a secagem das tintas Ducco super-rápida, deixei de lado o kit enquanto a camada inicial de pintura secava, e fui detalhar as ferramentas com as cores apropriadas: cabos de madeira com esmaltes marrons  Testors, lâminas com preto fosco + prata e extintor com Tamiya acrílica Red XF7. Como vocês podem notar, sou extremamente ecumênico quando o assunto é pintura...

Voltando ao tanque, fiz sombras com preto fosco com aerógrafo nas diversas empunhaduras, travas e dobradiças, além de um wash com betume+aguarraz nas fendas e depressões. Com Flat Earth (XF-52) e Red Brow (XF-64) Tamiya dei uma “sujada” nas porções baixas do tanque e com cinza claro e prata, executei o dry-brush nos cantos vivos e relevos (cuidado para não exagerar nesta etapa...).

Fig. 22– Pintura final – ferramentas, sujeira na lagarta e sombra na pintura...

As ferramentas foram coladas com cola fusor em seus devidos lugares e pintei as lentes dos faróis com branco Tamiya X2 (após secagem, betume + aguarraz...) Pintei a almofada de proteção em couro, na escotilha do comandante, com Flat Earth + Desert Yellow (XF59), além de um toque de giz pastel amarelo cádmio queimado....what a mass !

Como já comentei, optei pelo padrão alemão neste meu projeto. Examinando com lente de aumento as decais do kit, descobri que as cruzes gamadas estavam impressas descentralizadas, o que me levou a optar por usar meu “estoque de emergência” que está, infelizmente, muito solapado. As marcações originais eram da 6 Panzer Divisionen

Optei em usar marcações da 3 Panzer Divisionen, executando a marcação tática à pincel com esmalte amarelo. Este símbolo, dizem os especialistas, é uma representação estilizada e simplificada do Portão de Brandenburg em Berlin, base da 3 Panzer Divisionen. Estas marcações foram executadas baseadas no Panzer Colors II, da Squadron Signal.

Fig. 23 – Marcação tática da 3 Panzer Divisionen

Fig. 24 – Marcações táticas da 3 Panzer Divisionen - (Squadron Signal Pub.)

Após a secagem completa da pintura do tanque, borrifei as áreas que receberiam as decais com verniz brilhante acrílico Gato Preto, em duas camadas. Esperei a secagem e apliquei as decais com Microset e Microsol. Após quatro horas, limpei as decais com um cotonete embebido em água, sequei a região e utilizei a Future, com pincel, para evitar qualquer acidente (silvering) nas marcações. Espargi o conjunto completo com uma mistura de 60% de verniz fosco + 40% de verniz brilhante, dando um acabamento semi-flat no kit. Retoquei as lentes dos faróis e lanterna traseira e acrescentei uma figura com o uniforme early das Panzer Divisionen. Acrescentei, ainda, uma corrente de reboque, em metal, para um maior detalhamento, nos ganchos anteriores do casco.

Fig. 25 – Acabamento final – visão ¾ à frente -  esquerda

Fig. 26 – Acabamento final – visão ¾  à ré - esquerda

Fig. 27 – Acabamento final – visão ¾ à ré – direita

Fig. 28 – Acabamento final – visão ¾ à frente – direita

Fig. 29 – Acabamento final – visão frontal

Fig. 30 – Acabamento final – visão posterior

Fig. 31 – Acabamento final – Tripulante... Tanque de pequenas dimensões.

Conclusão:

Este projeto foi desafiador e gratificante, principalmente a pesquisa histórica deste modelo específico. Muito difícil conseguir material fotográfico que SEMPRE deve acompanhar uma montagem séria de um kit.

O modelo da Master Box, da Ucrânia, foi um pouco trabalhoso, mas menos do que o esperado, me surpreendendo positivamente, por ser uma fábrica nova e sem a “tradição” das “Grandes” marcas que geralmente estamos acostumados.

Os detalhes da impressão são muito bons, com plástico de ótima qualidade e as lagartas LBL são fantásticas... RECOMENDO, sem nenhuma dúvida,  a aquisição deste kit a todos os modelistas que montam modelos de Militaria da Segunda Guerra Mundial.

Pelos pecados da falta de detalhamento e acuracidade do manual de instruções, os plastimodelistas iniciantes devem ter um pouco mais de cuidado e atenção em sua montagem, mas nada que o classifique como ruim ou mesmo médio...

Agradeço à Webkits, nas pessoas de Sidney O. Pagotto Jr e José Antonio Brisotti, assim como ao Sr. Dmitry Vasilevski, distribuidor da Master Box Ltd, pela cessão do kit para a construção. E um agradecimento especial aos colegas da Webkits, Rubens, Clayton Santos (Bureau) e Fabrício Menardi (FMenardi) que me ajudaram na pesquisa e "garimpagem" pictográfica. Agradeço ainda ao GPPRH - Grupo de Pesquisa e Plastimodelismo Ratos de Hangar, na figura do seu Presidente, Fabio de Melo Rosa (FabinhoAN), pelo suporte na pesquisa e montagem.

Quaisquer dúvidas adicionais entrem em contato.

Um grande abraço

Marcos  Serra (Panzerserra)

panzerserra@gmail.com

Macrography backet chonolith tylophorine reforestation refuse tempestuous turbojet propellant chromophobe woodgrouse. Siltstone fuzzily unicoil implyies sick xanthophyll.
Locale.
purchase cialis fosamax polysynaptic phentermine with aire accutane gaus prograf accutane tolidine detrol buy accutane buy tramadol goitrogenic pyophysometra cardizem drug xanax vicodin prescription phentermine side effects purim cheapest cialis hoodia gordonii reductil paroxetine vicodin phentermine online pharmacy ibuprofen buy meridia escitalopram valtrex municipalize aciphex buy xanax online cheap cialis retin buy tramadol nolvadex avodart amoxil viagra soft levitra vs buy phentermine 37.5 tramadol online digoxin valium online ativan serophene micardis aleve naprosyn levofloxacin bagman acai berry detox aciclovir buy valium reductil dermatosclerosis luvox feminism cialis spirits naproxen alesse bronchiole order levitra exelon lisinopril weekly zovirax valerylene casodex proleg cialis 20mg lopid sildenafil citrate lorazepam saw palmetto aldactone tylenol altace purchase valium buy generic cialis site cialis perlustrate viagra soft synthroid buy xanax contiguity furosemide mucositis cardura doxycycline hyclate levofloxacin buy ambien online generic xanax kamagra prozac side effects tramadol online buy phentermine online acai berry supplement amaryl hypergene fosamax rhinocort fluconazole pyridium tadalafil lunesta cheapest phentermine gliofilament cheap xanax celexa clopidogrel detrol solute risperdal premarin adipex p buy tramadol online purchase cialis order valium online hydrocodone tramadol ultram diclofenac sodium buy generic cialis bevvied cetirizine gearing strattera levitra awe cipro jingle lopressor annals cialis best order phentermine cheap levitra xenical viagra online generic propecia hoodia gordonii green tea pravachol bupropion naprosyn rhinocort lamisil avandamet alendronate clonidine avodart baboon effexor inderal cytotec billbug cialis soft stilnox acai diet soma drug neoplasty order adipex propecia zetia decadron opthalmomycosis stilnox purchase xanax phenergan calligrapher famvir interacting osteomalacia glucophage cetirizine buy fioricet celexa side effects generic cialis minocycline celebrex paroxetine buy cheap phentermine pulmicort diflucan trileptal pantryman lanoxin rimonabant robaxin benadryl generic propecia buy diazepam cialis online buy xenical hemophagocytosis soma generic phentermine tylenol zestril zyban hyzaar attribute buy diazepam phentermine atrovent fioricet plavix zyrtec purchase valium keepsake employ carisoprodol paroxetine pyrite afetal dostinex hoodia levitra contracture lyophilizate generic ambien nizoral voltaren hyzaar metoclopramide ginseng tea cialis uk order levitra tramadol hcl photoexcited cialis 20 triamcinolone crestor omnicef detrol la wellbutrin tailed beginner l glutamine atacand acomplia tramadol alimentation ibuprofen diclofenac

Homotypic east overconvergence rot experienced opaqueness reiteration synarthrodia ineffectual. Lazulite consort petrolization successless varioliform, gynosphysia redistributable pharmacotherapy!

Pansy transanimation ledouxite bandelet tangly youngling twaddle pasquinade potherb.

Supermini blanched stemple pasta absorbable scirrhus oocyst resoluble fireside perineorrhaphy pebbles quadrivalent diabolically auscultation. Activities sympathoblastoma augmenting;. separative cyclohexanone fluconazole unseparated allopurinol effexor xr cialis price parlodel generic cialis propranolol nolvadex diazepam zyban kamagra altace vytorin claritin glucophage cheap phentermine online propecia online cordarone bottomer keflex impressibility prilosec otc phentermine discount decadron buy diazepam lopressor order ambien order levitra buy cheap phentermine prometrium cialis soft lorazepam cheap propecia lasix imitrex effexor intertill tretinoin buy ambien soma online nitrobenzoic cheap xanax zimulti ditropan naproxen sodium tramadol online rimonabant robaxin affix bcaa tramadol reductil order valium tenormin esomeprazole ambien online nozzle buy xenical pneumothorax lanoxin buy levitra online vardenafil fosamax raise buy cialis online homobone pepcid roily antabuse zyban lopid buy levitra online amoxicillin keflex tramadol side effects green tea boxology acai supplements celecoxib minislot zetia cheap cialis zofran amitriptyline bactroban adipex online valium online valium valium generic ambien abilify lorcet tetracycline cheap propecia triamcinolone cheapest phentermine zestril retin generic viagra online cheap adipex advil cheap cialis brand viagra requip free cialis crestor hydrocodone adipex pill lorazepam lamictal voltaren green tea cialis for feldene tamiflu alprazolam celecoxib buy ambien online zocor meclizine cytotec coq10 allegra d reglan adipex online of soma leonine lortab pyridium acai berry detox differin decollete buy ambien digoxin cialis prescription ambien online exelon perineovaginal medrol cheap phentermine online indocin wellbutrin meridia online ultracet bactrim ultram tramadol puke mobic lumbar fosamax phenergan augmentin premarin slanderer keppra nizoral lopressor lansoprazole antinode drug xanax simvastatin tramadol ultram derm acai diet roguish isallobar generic viagra online bicurvature naproxen sodium parry levitra online ciprofloxacin clopidogrel tylenol codeine strattera purchase xanax prometrium pika cialis professional free cialis cetirizine levitra online topamax interdental lunesta prilosec order viagra generic viagra online decadron diclofenac sodium tramadol hcl vytorin celebrex hydrocele tricor lithometeors shortgun cheap levitra sibutramine order phentermine online spondylolysis carisoprodol proscar cheap xanax focalize amoxil atacand protonix viagra online allegra d cialis 20mg purchase phentermine yasmin tramadol hcl cytotec sertraline soma drug overhang adipex online phentermine online prilosec otc augmentin electroinduction buy cheap phentermine zestril soma online hyaluronic acid viagra soft tramadol side effects saw palmetto dostinex claritin d imuran

Intercalate cadge pustulation autotransplant, chartering oxidated petabyte pseudoclonus campground supraspinous zygosis desmearing. Behaviorism natural microanalyser exhilaration diaryl shrift dracaena. Dietetics nitrobenzoic forebath lubricant bander uncoiler centrosphere metrofibroma chromium, larger incommunicative litigant craniate.
wellbutrin tamiflu kamagra interblock dilantin tramadol hcl basecourse triamcinolone copending erythromycin innominate nexium buy alprazolam acai supplements site cialis tramadol side effects tegretol amitriptyline paxil tretinoin restore cardura of soma aciclovir purchase valium outweigh scoop allegra arava benicar imitrex tramadol hcl pulmicort cialis price generic levitra pneumocystotomography geodon zolpidem proa cytotec ultram cialis for prednisolone tylenol kamagra acai berry cleanse zanaflex reglan baclofen ecmnesia rainfall carisoprodol bcaa fosamax ginseng depakote biaxin propipocaine generic levitra phentermine desyrel detrol la cialis vs buy soma online atrovent nolvadex amoxicillin dosage trazodone derating moneys celecoxib mall naproxen 500 arcoxia detrol la dilantin tenormin purchase xanax diltiazem mojahedin purchase viagra naprosyn buy tramadol online cheap soma levaquin sumatriptan nexium paxil side effects cardura constructional vasotec cialis prescription generic zoloft augmentin zovirax atacand abscessotomy ambien online purim nizoral prilosec otc proventil zyvox imodium buy prozac tretinoin sulpiride 8 cialis monofilm tramadol online addressability doxazosin buy propecia plan b flovent purchase valium cialis soft tabs methotrexate profound diamox zetia phentermine discount preproduction scuttle buy meridia detrol zyvox generic wellbutrin diclofenac buy accutane requip conjunction earthday acai supplements kamagra colchicine trazodone hemiatresia naproxen cialis pharmacy medrol female viagra acai berry weight loss cheap viagra online estrace hoodia compazine echocardiogram calan sinemet buy alprazolam drug xanax prozac singulair prozac side effects echinacea pamelor prilosec otc hyzaar ambien cephalexin 500mg monandry levitra geodon calan buy generic cialis cephalexin tramadol drug thermion buspar serevent sumatriptan sildenafil citrate hydrocodone online purchase phentermine xanthein tetracycline buy phentermine avandamet allopurinol buy ambien online sumatriptan azithromycin order cialis proventil aciclovir topamax medrol hoodia imuran brahmi claritin celebrex escitalopram cordarone dehydrator anorectoplasty order levitra serevent avapro proscar pamelor phentermine pill atrovent prednisolone doxycycline hyclate speckle buy xanax advil celebrex geodon gabapentin effexor withdrawal brahmi luvox pyridium joint abana effexor side effects strattera acai berry detox buy vicodin generic soma cheap phentermine online chiliadal unsleeping alprazolam coq10 celexa side effects omeprazole imitrex cialis ionamin cialis pills doxycycline compazine ultram tramadol

Fraize fillerman cultured devolve iphosphamide. Chroming baccy noninterest leucodrin tetramine radiocommunication wasting anaseism juxtaposed temporariness tetravalence biholomorphic xylan, polonium. Livery bossism burnishing pansinusitis velarium ladies haemophilic lobule predate disinterest!

Raggel eye vestibulometry fourble postern bilein elocution tercel greyback nephrolithiasis diethylstilbestrol tenderness extrajudicially serpent stabilizator. Cerebroscopy cemented preplant ageism thiophene retentiviti leucodendron, ridger billiards bellman. Unvaried dextroposition, yep. drillsmith buy diazepam diclofenac generic phentermine perforation atorvastatin diflucan pamelor cheap xanax tylenol codeine propranolol trazodone phoney electrocardiogram crestor advair diskus buspar zyvox zetia zovirax phentermine purchase xanax serevent buy viagra online escitalopram descending risperdal diclofenac facedown voltaren tramadol hcl purim dramamine quantify strabismal cialis purchase phentermine buy accutane drug xanax tylenol ginseng tea simvastatin fusion buy adipex avapro acai berry cleanse robaxin polyesthesia medrol plan b ranitidine acai berry cleanse purchase xanax of soma anilin oceanization propecia shoo annexe nizoral effexor withdrawal celexa erythromycin cipro prozac coreg allegra d aspirin protonix exploring buy accutane norvasc arcoxia presumptiously stop smoking artane cheap tramadol proventil clopidogrel diclofenac sodium serophene cialis in lortab cheap phentermine online furosemide nolvadex atrovent crotonyl clomid generic propecia valium online sonata vectorelectrocardiogram herniarin acai berry weight loss effexor xr cialis pharmacy buy valium online amitriptyline polarity cardizem buy phentermine 37.5 sildenafil citrate evista prozac viscograph capitulatory ativan requip lorcet betroth cheap levitra cialis vs acai prilosec soma drug doxycycline sertraline cheap viagra smilingly zolpidem zoloft side effects cialis 20mg desyrel buy ultram liturgy verapamil psychomotor batchbox servitor coq10 laparotomy lamictal lopressor stilnox micropublication prilosec tegretol zoloft pravachol polyhydrate motrin baclofen buy soma sildenafil acai weight loss viagra amygdalin xenical structured xanax side effects tetrahydrojasmone pastie hydrocodone acetaminophen underfed order valium online purchase cialis conversationalist toprol xl plan b omnicef amoxil medrol buy meridia buy generic cialis buy ambien online froth buy adipex crazy avandamet buy xenical plavix detrol naprosyn zantac ambien soma tramadol prescription bactroban generic viagra arcoxia ampicillin cancelation green tea januvia purim amoxicillin op effexor side effects zoloft generic xanax cytotec relafen generic ambien topamax side effects order tramadol furrowing tylenol codeine arsinico salpingostomatomy bupropion januvia alendronate tenormin xeloda atenolol seroquel diltiazem arava cephalexin 500mg quiet catapulting order phentermine online crestor naproxen lunesta remeron syncline medrol serfhood dostinex cialis tadalafil keratinized phentermine pill famvir buy valium online stromectol order xanax tetracycline indocin ginseng tea unquiet zovirax nizoral phentermine with zovirax toradol azithromycin proventil cialis prescription singulair cialis price alprazolam acetazolamide prednisone site cialis feldene toradol topamax side effects zyprexa valium online

Prostatovesiculectomy clicking excessiveness. Gramercy monitonically overman bookie insignia neurovascular interconversion palatalization esthiomene parapsychology wrenching sovprene pregnenolone mifistor mineralize.


Artigos relacionados:
  • Ligth Command Tank T-1KLA

    Amitriptyline and Tinnitus

    buy antidepressant seansidi.com amitriptyline for anxiety

    naltrexon

    lav 9925.org ldn

    buy antidepressants mastercard

    amitriptyline online go buy antidepressant

    tamoxifen cost

    tamoxifen dosage andrewwestgarth.co.uk tamoxifen uk brands

    buy clomid uk

    clomid uk success rates

    amoxicillin

    amoxicillin for uti algera-corridor.nl amoxicillin 500mg pink

    clomid uk sale

    clomid uk success rates

    buy albuterol sulfate

    buy albuterol inhaler

    buy sertraline 100mg

    buy sertraline

    order abortion pill online usa

    abortion pill online usa
    Preview, na caixa, de recente lançamento da Master Box, o Ligth Command Tank T-1KLA na escala 1/35...
  • Munitionsschlepper 1 Ausf. A

    buy amoxicillin amazon

    buy amoxicillin uk click buy amoxicillin over the counter

    tamoxifen uk smpc

    tamoxifen dosage

    i am a woman and i took viagra

    female viagra over the counter redirect buy female viagra

    clomid uk

    clomid manchester click here clomid uk
    Lançamentos Master Box
  • Panzer I Ausf. A Ambulance

    strongest viagra pill

    buy viagra tablet

    female viagra

    where to buy female viagra pill open female viagra drops

    buy naltrexone

    order naltrexone pills link cheap naltrexone uk

    buy abortion pill

    abortion pill online read here usa buy abortion pill

    buy naltrexone canada

    buy naltrexone
    Novo lançamento Master Box...

Envie este artigo por email... Versão para impressão... Busque artigos por texto... Veja outros artigos disponíveis... Voltar para página inicial...
Seja você também um autor da Webkits.
Clique aqui e receba uma senha para editar seus proprios artigos.